Dar um tempo pode ser bom para o namoro

Comportamento

Por mais que haja amor em um relacionamento, nem sempre as coisas vão bem e as dúvidas surgem nos momentos de crise. Há quem afirme que as crises aparecem em momentos já pré-definidos, como o período que antecede um ou dois anos de namoro. Porém, as tensões e desentendimentos frequentes podem surgir em qualquer fase do relacionamento.

dar um tempo no relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Quanto mais tempo o casal estiver juntos, mais difícil será enfrentar crises e a ideia de uma possível separação. Porém, dar um tempo é algo necessário quando o casal começa a passar mais momentos infelizes do que felizes um com o outro. Quem está em uma crise mas não quer terminar, tende a acreditar que dar um tempo significa o fim, porém, a verdade não necessariamente é essa.

Dar um tempo é uma situação que serve para acabar com todas as dúvidas e incertezas do casal. Este momento pode mudar a relação ou acabar com ela para sempre, por isso, é preciso que os dois aproveitem o período separados para refletir sobre a vida à dois e sobre as próprias atitudes. Se o laço for mais forte do que os desentendimentos, o período separado provavelmente trará bons resultados ao casal e não significará um rompimento definitivo.

Quando é preciso dar um tempo no relacionamento

1. Quando já não há mais certeza do sentimento
2. A convivência torna-se difícil e as brigas são frequentes
3. Outra pessoa está despertando o interesse
4. O amor parece ter se transformando em amizade
5. Não há mais emoção em estar juntos

Entender a frase vamos dar um tempo como um “está tudo acabado entre nós” pode ser um grande erro. É natural que haja preocupações quando o relacionamento não vai bem e o parceiro afirma que precisa de um tempo. Porém, considerar esse tempo como o fim do relacionamento é um grave erro que acaba resultando em um fim real e definitivo.

Quando a convivência entre o casal não vai bem, é importante parar um pouco para analisar o que está dando errado. Se o parceiro pedir um tempo, é possível que ele esteja confuso com os próprios sentimentos ou até tenha conhecido outra pessoa que despertou o interesse. Por isso, é necessário pensar se a causa está nas próprias atitudes ou se é algo externo que pode estar causando os desentendimentos. (Dar um tempo no namoro funciona ou é perda de tempo?)

O mais importante é encarar o tempo como uma nova fase, um período para pensar em si mesma e colocar o sentimento e a cabeça no lugar. Pense nas razões dele, no seu comportamento e se você realmente quer investir nessa relação ou se está na hora de seguir outro caminho.

O lado bom do afastamento

Há muitas histórias de “tempo” em relacionamento que acabam em casamento. Esse tempo com final feliz é aquele que acontece depois de muitos anos de namoro, em que o casal percebe que não possui muitas experiências com outras pessoas e surge a dúvida se realmente encontrou a pessoa certa. Porém, após alguns meses longe, a ficha caí e os dois percebem que cometeram um grande erro.

fim do relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Esse tempo que fortalece o relacionamento ocorre também quando o casal está acostumado demais com a companhia um do outro e passa a não ter mais certeza sobre os próprios sentimentos, pois a emoção já não existe mais na relação. Entretanto, o tempo faz com que os dois percebam que a emoção acabou mas o amor não e, desta forma, a relação é fortalecida e pode durar para sempre.

Principais vantagens de dar um tempo:

1. Você pode pensar melhor sobre o relacionamento
2. O afastamento permite compreender os próprios sentimentos
3. Você provavelmente perceberá se sente amor ou dependência
4. O afastamento é uma porta para conhecer o mundo fora da relação
5. Se voltar, a relação com certeza será fortalecida

A necessidade de mudança

Pensar positivo e saber diferenciar o dar um tempo do fim do relacionamento é algo fundamental para o bem-estar e para recuperar a relação e a autoestima. Se o casal precisa dar um tempo, isso significa que há uma necessidade de mudança e essa transformação com certeza será positiva para os dois. (Confira 12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter)

Nenhum tempo em relacionamento termina de forma ruim, pois se o momento a sós indiciar que é necessário acabar com a relação, a mudança com certeza se mostrará positiva com o tempo. No caso do fortalecimento, a importância do afastamento ficará ainda mais evidente, pois o casal precisou refletir e ficar um tempo longe para ter certeza do que quer.

Por isso, reflita sobre a sua situação para que o afastamento seja positivo para os dois. Ás vezes é preciso passar por uma situação difícil para enxergar as coisas que estiveram ocultas durante o tempo de namoro. Saiba aproveitar o momento e fazer com que o período se transforme em um grande aprendizado e guie você para um final feliz, seja ao lado dele ou disponível para encontrar a pessoa certa.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Confira como saber se um homem não te ama mais

Publicidade

16 comentários

  • giulia Farias disse:

    Eu acho uma ótima ideia dá um tempo no relacionamento. Pois, ajuda a pessoa a pensar muito mais…Eu do jeito que penso, abro vários parenteses e não fecho nenhum. Eu, hj, mais tarde vou falar com ele pq eu não aguento mais de tanto que a gente discute. eu amo ele, mas ta difícil. Adorei as dicas!

    Responder
  • renata disse:

    nós terminamos tem um mÊs estavamos brigando muito , eu tinha duvida dos meus sentimentos , e vou confessar que ainda não estou 100% , temos motivos fortes para não voltar , mais tbm temos motivos suficiente para tentar , fui pedir para voltar e ele não quis disse que é melhor ficarmos um tempo separados pra mim esta sendo dificil mais prefiro acreditar que o que tiver de acontecer será melhor para ambos ,e que este tempo realmente nos fortaleça e nos mostre o melhor caminho.

    Responder
  • Rodrigo disse:

    Eu namoro a 8 anos com uma ótima pessoa, e nessa tempo tive muita luta por emprego, e ao mesmo tempo queria juntar uma grana pra ter a casa própria com ela, porém depois de um tempo de namoro e trabalho eu não dava a atenção que ela merecia, mas amo demais ela, mas eu não notava que não dava atenção pelo cansaço de trabalho, e as vezes era meio ignorante, porém em meados de Agosto/2016 tivemos uma briga feia e sempre tinhamos e voltavamos de boa, e nessa ultima ela estourou, enfim trocamos ideia e me declarei para ela e prometi mudar e ela me deu a chance, porém veio tudo correndo bem, viajamos, ela mandava mensagem que tava indo trabalhar e me ligava mas com uma certa frieza, porém ela teve uns problema no trabalho e na casa dela, e ela veio com ideia de tempo e achava estranho eu de repente mudar assim, ai falei que quero mudar pq amo muito ela e queria ter uma familia com ela e estava disposto a alugar um cantinho pra ficar com ela, ai ela fica desconfiada dessa mudança e talz e preferiu um tempo pra ela mesmo sentir saudades de mim, ai perguntei se o sentimento dela por mim é suficiente para gente casar e ela disse que é, porém estou com muito medo de perder ela pois a amo muitoo, sei q assim como errei, também fiz coisas boas, e estou com medo desse tempo e logico tenho esperança que ela sinta saudades e volte para, e se ela voltar vo me dedicar totalmente a ela trabalhando ou não, por favor me ajudeee to sofrendo demais !!

    Responder
    • Carlos disse:

      RODRIGO,

      Venho passando pela mesma dificuldade que você. Namoro (hoje morando junto) há 9 anos e minha companheira alega precisar de um tempo pra repensar a vida. A gente se dá bem, os momentos são ótimos, mas realmente a rotina deve ter atrapalhado. Diz me amar e estar sofrendo longe de mim, contudo, insiste em respeitar um tempo pra ela só. Acrescenta que não tá conseguindo se doar ao relacionamento e não está havendo um troca recíproca de dedicação de ambos.
      Estou sofrendo muito. Ela é a mulher da minha vida. Eu cuido dela; não sou perfeito.

      Responder
    • Jackeline disse:

      Oi Rodrigo, oito anos realmente é muito tempo…. As vezes as coisas estão indo bem e não percebemos onde exatamente estamos errando, então isso faz com que uma hora os dois cheguem a um limite. Eu namoro a quatro anos e desde que fiquei desempregada eu mudei muito, e foi quando a minha vida “parou” e nesse momento a vida do meu namorado começou a andar como trabalho novo, resurgimnto de novas amizades, curso e academia nova, são coisas simples e qu me deixaram feliz, ele mudou muito desde Dez/2016 e eu tambem pq antes eu tinha tudo isso e hoje não tenho nada. Sempre caminhamos juntos e crescemos juntos tambem e isso me abalou muito. Cada vez mais preocupada com contas a pagar e falta de emprego deixei de reparar o quanto ele se esforça e se dedica a mim, então isso acabou afetando ele também. Nos amamos muito e o sonho dele é casar comigo, como sempr me diz, mas atualmnte estamos dando um tempo, e sinto que cegar a esta fase é bom pq realmente querem mudar e estar juntos pporém de uma forma diferente , no nosso caso vai ser bom pra aprendermos lidar com as mudanças de cada um porque não somos as mesma pessoas desde quando comecamos, então não fique com medo, vocês tem uma história de oitoanos não vai ser uma fas dificil que vai acabar com tudo isso, vocês tem uma história juntos, então tenha fé pq se realmente se amam vão dar um jeito.

      Responder
  • Gabrela disse:

    Eu namorava há um pouco mais de três anos. A gente sempre se gostou muito e nossa relação sempre foi muito boa no geral, sempre nos respeitamos, nunca tivemos grandes problemas de incompatibilidade de gostos, opiniões, problemas com amigos e família um do outro. Enfim, tínhamos uma relação ótima, éramos muito conectados um com o outro. Não éramos aquele casal grudento, mas éramos muito apegados um com o outro.
    Sempre fui uma pessoa de poucos amigos, então quando me envolvi com ele e percebi que tinha alguém nesse mundo que se importava de verdade comigo, com meus problemas e com minhas vitórias, me apeguei muito a ele. Tínhamos pequenos desentendimentos, nunca tivemos uma briga feia, com gritaria e xingamentos, porém, os pequenos detalhes que não foram acertados e conversados geravam certo incomodo, e quando vinham à tona causavam mágoas e ressentimentos que ele não conseguia superar facilmente.
    Quando eu me dei conta, achei que estávamos sendo mais amigos do que namorados, não pelos sentimentos e bem-querer, mas pela rotina do dia-a-dia, no qual nós dois éramos culpados. Quando eu disse isso a ele, ele pensou por vários dias, e em um deles disse que concordava com o que eu havia dito e que achava melhor darmos um tempo para que todos esses sentimentos (mesmo que a amizade) não se perdessem totalmente.
    Acho que um tempo é bom para essa reflexão, mas estou sentindo muito a falta dele e percebo que o meu sentimento por ele é muito forte, e acredito que o dele por mim também seja, e sinto que a nossa história ainda não acabou e que nesse momento estamos pagando o custo do reparo, que é muito mais caro que o custo do cuidado (que não tivemos enquanto estávamos juntos), mas que mesmo assim vale a pena pagarmos esse preço, visto que o que sentimos é tão forte e precioso.

    Responder
  • Mara Fernandes disse:

    É preciso coragem, mas as vezes é realmente o melhor a fazer!

    Responder
  • Viviane disse:

    Eu estou com meu namorado a 6 anos, quando tinhamos 5 anos nos separamos por um mes, um tempo, e ele ficou com uma pessoa e teve uma filha, quando ficou sabendo da filha ja tinhamos voltado, continuamos juntos.
    Quando a bebê nasceu tudo mudou, porque a familia dele quer substituir a mae da criança por mim.
    Começamos a brigar muito, não queremos nos separar, mais hoje vamos dar um tempo, pois preciso pensar ate onde aguento as coisas … Acredito que a palavra para o meu caso seja postura, seja o que Deus quiser.
    Estou muito triste, espero que fiquei tudo bem…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Viviane, você está certíssima. Não deixe isso acontecer .

      Responder
  • Fran disse:

    Ola,
    Namoro meu melhor amigo faz dois anos e meio, porem muitas brigas surgiram, por minha parte principalmente, ciumes, inseguranças, medo de perder, etc .. Ele e 10 anos mais velho que eu e ja foi casado, mas nao tem filho, e semana passada pdiu um tempo, disse que coisas que estão acontecendo no nosso namoro é a mesma coisa que aconteceu no casamento e ele nao quer viver assim … eu concordo com alguns erros e estou disposta a mudar mas acho que ele nao esta disposto a tentar ….. disse que nao tem mais tempo pra esse tipo de coisa e tipo de briga, então como me ama quer um tempo pra ter certeza no que fazer, ja que hoje ele nao sabe se quer continuar namorando… eu nao quero perder …eu amo muito… mas nao sei como me comportar

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Fran, é uma situação muito difícil né. Converse com ele sobre esses erros e atitudes que estão atrapalhando o relacionamento, mostre que está disposta a tentar mudar e espere a mesma atitude da parte dele. Se mesmo assim ele quiser um tempo, de esse tempo. Tempo é bom para refletirmos e ver se vale a pena continuar. Beijos!

      Responder
  • Maria disse:

    É muito difícil essa vida de dar um tempo porque a gente senti tanta saudade que doe tanto la no fundo, quando a gente da um tempo na relação é onde percebemos que amamos mais e queremos mudar de verdade para que tudo volte ao normal e só a gente saber esperar e pensar bem na nossa mudança.

    Responder
  • Bárbara disse:

    Oi eu e meu namorado estamos dando um tempo no nosso namoro,, meu namoro ja tinha me pedido um tempo mais eu não tinha aceitado ai depois ele me pediu um tempo de novo uns 2 mesês de depois porque ele quer que eu mude meu jeito porque ele fala que eu sou muito preguiçosa ele quer que eu faça crisma e catequese pra gente poder casar, quer que eu faça caminhada e emagreça pela minha saúde e não porque ele quer que eu fique magra ja tem um tempo que ele vem falando pra mim fazer essas coisas e eu não fiz nada até agora sò voltei a estudar que ele queria que eu voltasse,, e por causa dessas coisas ele disse que está perdendo o amor dele em mim que ele não me ama como amava antes ele disse que ainda me ama mais não como antes,, ai ele quer que eu faça caminhada e emagreça como eu ja disse pela minha saúde porque quando ele me conheceu eu ja era gordinha e eu tbm estou um pouco acima do peso, e agora estamos dando um tempo porque ele disse quem sabe com esse tempo vc muda, e ele disse que não quer terminar comigo sò quer dar um tempo então o que eu faço me ajuda?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Bárbara, você não é obrigada a nada. Acho até legal o seu namorado te incentivar a perder peso mas, tudo o que ele quer que você faça você tem que querer também.

      Responder
  • Alê disse:

    Namoro a 7 anos sempre fui um namorado dedicado e fiel, quando nos conhecemos eu tinha 19 e ela 24… Atualmente tenho 26 e ela 31, sempre nos amamos muito, nunca escondi e neguei carinho a ela e ela também. Eu sou uma pessoa que se dedica muito profissionalmente e temos ritmos muito diferentes quanto a isso mas sempre apoiei demais nas decisões dela, como ela sempre me falou inclusive em nossa última conversa, que eu sou perfeito, que sempre dei carinho, que sempre fui o maior incentivador. Hoje ela mudou bastante, ficou mais independente coisa que não era antes, e eu acho isso muito bom. A 2 anos começou a trabalhar em um local onde tem amigas solteiras e bem resolvidas, e mudou um pouco a nossa rotina por isso, confesso que tenho um pouco de ciúme das amigas de trabalho e tal… mas acho importante ela ter isso.

    A um tempo nosso relacionamento estava muito frio, nunca fomos de conversar sobre nós, nunca brigamos sério, nunca terminamos…tinha uma discussão ou outra… Eu tenho alguns hábitos que eu vejo que acabou atrapalhando um pouco como: As vezes vou para programas que ela combina e fico meio puto. Quando me chama para algumas coisas eu recuso. Já deixei de sair com ela para jogar bola, mas geralmente falto para fazer companhia, mas ela nunca reclamou…. E sempre me recusei a casar e tal… por alguns traumas familiares que inclusive ela também tem, separações dos pais e etc…

    Nos últimos meses mudei minha forma de pensar e comecei a me preparar mais para um relacionamento mais sério, casamento, noivado e etc… coisas que eu sabia que ela queria…E comecei a me dedicar mais profissionalmente para que isso aconteça, fomos ver um apartamento e até ai tudo bem… Depois de 1 semana, ela me pediu um tempo e isso doeu muito, disse que eu era perfeito, que nunca vai encontrar alguém como eu, que eu sou o maior incentivador… que a familia dela me ama…. enfim ela pediu um tempo. Fiquei com um pulga atrás da orelha… Estou dando o tempo dela, mas estou muito chateado com tudo isso, amo muito ela!

    Eu mudei muito de quando tinha 19 anos, hoje sou muito bem resolvido profissionalmente, sei que posso dar um futuro legal para nós dois… sempre pensei em nós dois juntos…

    Valeu, desculpe o textão.
    Alê

    Responder
  • Roberto Silva disse:

    Olá venho passando por essa fase te tempo também namoro ha 5 anos e minha namorada pediu um tempo sinto muita a falta dela, queria saber o que não devo pra respeitar esse tempo dela! Estou quase entrando em depressão !! Tento ser forte

    Responder

Deixe seu comentário