Dar um tempo pode ser bom para o namoro

Comportamento

Por mais que haja amor em um relacionamento, nem sempre as coisas vão bem e as dúvidas surgem nos momentos de crise. Há quem afirme que as crises aparecem em momentos já pré-definidos, como o período que antecede um ou dois anos de namoro. Porém, as tensões e desentendimentos frequentes podem surgir em qualquer fase do relacionamento.

dar um tempo no relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Quanto mais tempo o casal estiver juntos, mais difícil será enfrentar crises e a ideia de uma possível separação. Porém, dar um tempo é algo necessário quando o casal começa a passar mais momentos infelizes do que felizes um com o outro. Quem está em uma crise mas não quer terminar, tende a acreditar que dar um tempo significa o fim, porém, a verdade não necessariamente é essa.

Dar um tempo é uma situação que serve para acabar com todas as dúvidas e incertezas do casal. Este momento pode mudar a relação ou acabar com ela para sempre, por isso, é preciso que os dois aproveitem o período separados para refletir sobre a vida à dois e sobre as próprias atitudes. Se o laço for mais forte do que os desentendimentos, o período separado provavelmente trará bons resultados ao casal e não significará um rompimento definitivo.

Quando é preciso dar um tempo no relacionamento

1. Quando já não há mais certeza do sentimento
2. A convivência torna-se difícil e as brigas são frequentes
3. Outra pessoa está despertando o interesse
4. O amor parece ter se transformando em amizade
5. Não há mais emoção em estar juntos

Entender a frase vamos dar um tempo como um “está tudo acabado entre nós” pode ser um grande erro. É natural que haja preocupações quando o relacionamento não vai bem e o parceiro afirma que precisa de um tempo. Porém, considerar esse tempo como o fim do relacionamento é um grave erro que acaba resultando em um fim real e definitivo.

Quando a convivência entre o casal não vai bem, é importante parar um pouco para analisar o que está dando errado. Se o parceiro pedir um tempo, é possível que ele esteja confuso com os próprios sentimentos ou até tenha conhecido outra pessoa que despertou o interesse. Por isso, é necessário pensar se a causa está nas próprias atitudes ou se é algo externo que pode estar causando os desentendimentos. (Dar um tempo no namoro funciona ou é perda de tempo?)

O mais importante é encarar o tempo como uma nova fase, um período para pensar em si mesma e colocar o sentimento e a cabeça no lugar. Pense nas razões dele, no seu comportamento e se você realmente quer investir nessa relação ou se está na hora de seguir outro caminho.

O lado bom do afastamento

Há muitas histórias de “tempo” em relacionamento que acabam em casamento. Esse tempo com final feliz é aquele que acontece depois de muitos anos de namoro, em que o casal percebe que não possui muitas experiências com outras pessoas e surge a dúvida se realmente encontrou a pessoa certa. Porém, após alguns meses longe, a ficha caí e os dois percebem que cometeram um grande erro.

fim do relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Esse tempo que fortalece o relacionamento ocorre também quando o casal está acostumado demais com a companhia um do outro e passa a não ter mais certeza sobre os próprios sentimentos, pois a emoção já não existe mais na relação. Entretanto, o tempo faz com que os dois percebam que a emoção acabou mas o amor não e, desta forma, a relação é fortalecida e pode durar para sempre.

Principais vantagens de dar um tempo:

1. Você pode pensar melhor sobre o relacionamento
2. O afastamento permite compreender os próprios sentimentos
3. Você provavelmente perceberá se sente amor ou dependência
4. O afastamento é uma porta para conhecer o mundo fora da relação
5. Se voltar, a relação com certeza será fortalecida

A necessidade de mudança

Pensar positivo e saber diferenciar o dar um tempo do fim do relacionamento é algo fundamental para o bem-estar e para recuperar a relação e a autoestima. Se o casal precisa dar um tempo, isso significa que há uma necessidade de mudança e essa transformação com certeza será positiva para os dois. (Confira 12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter)

Nenhum tempo em relacionamento termina de forma ruim, pois se o momento a sós indiciar que é necessário acabar com a relação, a mudança com certeza se mostrará positiva com o tempo. No caso do fortalecimento, a importância do afastamento ficará ainda mais evidente, pois o casal precisou refletir e ficar um tempo longe para ter certeza do que quer.

Por isso, reflita sobre a sua situação para que o afastamento seja positivo para os dois. Ás vezes é preciso passar por uma situação difícil para enxergar as coisas que estiveram ocultas durante o tempo de namoro. Saiba aproveitar o momento e fazer com que o período se transforme em um grande aprendizado e guie você para um final feliz, seja ao lado dele ou disponível para encontrar a pessoa certa.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Confira como saber se um homem não te ama mais

Publicidade

18 comentários

  • Kali disse:

    Estou passando por isso. Namoro a 09 meses, e estávamos brigando demais, ele terminou, disse que precisava de um tempo sozinho. Estou muito deprimida, triste, preciso de ajuda. Amo muito ele e quero que ele volte pra mim

    Responder
  • Roberto Silva disse:

    Olá venho passando por essa fase te tempo também namoro ha 5 anos e minha namorada pediu um tempo sinto muita a falta dela, queria saber o que não devo pra respeitar esse tempo dela! Estou quase entrando em depressão !! Tento ser forte

    Responder

Deixe seu comentário