Meu namoro caiu na rotina. E agora?

Relacionamento

Cair na rotina é um problema muito comum em relacionamentos duradouros e, as coisas que poderiam ser resolvidas facilmente com algumas ideias e mudanças de atitudes, resultam no fim da relação em muitos casos. Quando o namoro cai na rotina não significa que não existe mais sentimento um pelo outro, isso quer dizer apenas que o casal se acostumou muito com a companhia um do outro e a relação alcançou uma estabilidade tão alta que perdeu a emoção.

Na maioria dos casos, quando a companhia do parceiro vira rotina, a existência daquela pessoa no cotidiano torna-se tão óbvia que a graça de estar juntos tende a desaparecer pouco a pouco. Por isso, é importante também que haja alguns conflitos momentâneos e preocupações com a relação, para que os dois sintam que a presença do companheiro é essencial e o namoro não pode perder a importância. (Segredos para não deixar seu relacionamento cair na rotina)

namoro caiu na rotina

Foto: (c) Can Stock Photo

O maior sintoma de uma relação desgastada que virou rotina é a forma natural como os encontros ocorrem, sempre nos mesmos dias e nos mesmos horários. Nesses casos, é possível perceber que o casal costuma fazer as mesmas coisas e poucas ideias surgem para apimentar a relação.

O ser humano é uma criatura que precisa de desafios para se sentir motivado com qualquer coisa, seja na vida profissional ou amorosa. Se na relação o desafio acabar totalmente, pode acontecer de o sentimento ir embora também e, desta maneira, o rompimento torna-se inevitável.

Para impedir que o sentimento acabe, é necessário que a mulher sinta-se conquistada a cada dia. Em uma relação duradoura e feliz, o homem também precisa pensar que sempre há um desafio e que a companheira que tem é uma pessoa que vale a pena investir e estar ao lado. Veja quatro dicas para tirar o relacionamento da rotina e recuperar a emoção dos encontros:

Invista em programas diferentes

Ir sempre aos mesmos lugares já conhecidos, comer toda a semana o mesmo tipo de comida ou encontrar nos mesmos dias. Esse tipo de rotina bem definida pode ser muito perigoso para quem quer evitar que a relação se desgaste.

Embora seja importante ter certa estabilidade no relacionamento para que o casal não viva com medo de perder o que foi conquistado, estabilidade demais também prejudica. Essa situação de confiança total quanto aos sentimentos do companheiro pode acarretar em uma surpresa desagradável, por isso, o ideal é fazer coisas novas para que a companhia seja valorizada.

Se perceber que os momentos juntos já se tornaram óbvios demais e que vocês dificilmente fazem algo diferente, pense em algumas ideias para mudar essa situação:

• Planeje uma viagem com o amado.
• Troque o sabor das comidas e tente conhecer locais variados.

Conseguir novas experiências na companhia do companheiro é uma ótima forma de restaurar a emoção dos programas em casal. (Confira alguns programas alternativos para você se divertir com seu amor)

Recupere a paixão com as lembranças

O inicio de um namoro é sempre muito mais intenso do que depois de alguns anos, isso porque, no começo, a paixão está acesa e os pombinhos só enxergam qualidades um no outro. Com o tempo, a intensidade vai enfraquecendo, até que o relacionamento se torna rotineiro e sem graça.

Por isso, tentar trazer de volta o sentimento de antes é uma solução que pode trazer bons resultados, mas a tarefa não será fácil. Para conseguir recuperar o que o casal conquistou juntos, fazer com que algumas lembranças venham à tona é fundamental.

passeio romântico

Foto: (c) Can Stock Photo

Convide o parceiro para um passeio pelo local onde foi o primeiro encontro, o primeiro beijo ou o lugar em que a relação se consolidou. Faça com que ele relembre os sentimentos que tinha quando começou a namorar e, dessa forma, a importância que um tem na vida do outro ficará mais nítida.

Mostre o que tem de melhor

Quando alguém se apaixona, começa a gostar da pessoa por diversos motivos e, dentre essas razões, a beleza e as qualidades ganham destaque. Seja o sorriso, a determinação, a simpatia ou qualquer outro valor que o companheiro possua, fazer com que essas qualidades fiquem claras novamente pode ajudar bastante a recuperar a relação.

Se ele gostava do jeito como você cozinhava ou da animação que você demonstrava na hora de fazer um passeio juntos, recupere as energias e mostre ao amado que você continua sendo a mesma mulher pelo qual ele se apaixonou. Enxergar novamente as qualidades do parceiro que conquistaram o coração também é um ótimo jeito de reafirmar os sentimentos e a vontade de estar juntos.

Não perca a confiança na relação

Se junto com a obviedade do relacionamento vier uma falta de confiança no futuro do casal, o rompimento com certeza aparecerá em breve. Porém, se ainda houver um sentimento e uma vontade de recuperar o fôlego que os dois tinham antes, é fundamental que a confiança no namoro se mantenha. (Falta de confiança no namoro. O que fazer?)

Se o amor já existiu uma vez ele com certeza não foi embora, mas pode estar escondido e esquecido em algum lugar. É preciso superar a crise da rotina com energia para transformar a mesmice em uma relação emocionante e intensa. Acredite que é possível recuperar a motivação em si mesmo e no amado e tome as iniciativas necessárias para reencontrar a razão de estar com ele e os motivos que acarretaram na decisão de começar a namorar.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Publicidade

10 comentários

  • Camila disse:

    Meu namoro está muito sem graça, meu namorado fala que não tá tendo graça beijar e etc. A gente se sente estranho mais, eu amo ele e ele me ama, acho que meu namoro caiu na rotina oque eu faço ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Camila, obrigado pelo comentário!

      É importantíssimo o diálogo entre vocês neste caso. Vocês devem refletir sobre o relacionamento, se ainda existe amor de verdade entre vocês, se querem continuar com o relacionamento e o que podem fazer para sair dessa rotina. Tentem coisas diferentes, lugares e passeios diferentes.

      Boa Sorte!
      Beijos.

      Responder
  • GESSEKA disse:

    Meu namoro e muito estranho a gente se ama mais sempre surge uma indecisão da parede dele .diz M amar maiis m pede um tempo .oq devo fazer .lutar por esse amor .ou por u. Fim nessa história?

    Responder
  • Thaly disse:

    Oi eu namoro a 1 ano e 6 meses e nossa relacionamento caiu na rotina, ele diz que já percebeu que não sou mais feliz e que as brigas são frequentes , porém o amo muito e gostaria de saber uma forma de mudar essa situação é trazer de volta um relacionamento tranquilo e feliz que tínhamos !

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Thaly, isso depende de vocês. Conversem sobre o relacionamento, os motivos das brigas, o porque da rotina. E a partir daí o quão dispostos vocês estão para mudar. Boa Sorte.

      Responder
  • Tereza disse:

    Sinto que meu esposo está distante de mim tipo me evitando sabe… Vou beijar ele, ele vira ou então começa a conversar e faz de tudo pra que eu não acaricie ele, nem beijos! Nem temos intimidade faz meses e temos apenas 1 ano de casados não sei mais o que fazer conversar não está resolvendo

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi tereza, que situação complicada. Converse com ele a respeito e exija dele uma posição sobre isso. Boa Sorte!

      Responder
  • Stéfani disse:

    Oi, eu namoro a 2 anos, e nos amamos muito, mas eu acho que está ficando sem graça, na parte dele ta tudo ótimo, mas na minha eu sinto que ta sem graça, eu praticamente moro com ele. Eu queria sair pra nos divertirmos, mas ele não gosta muito de sair e sempre quando sai é pra me deixar feliz. Ai eu não sei o que fazer.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Stéfani, o melhor a fazer é conversar com ele. Abra o jogo e diga tudo que está te incomodando.

      Responder
  • Brenda disse:

    Namoro a 1 ano e 6 meses e meu relacionamento caiu na rotina, nem beijar direito estamos mais, e estou enjoando desse namoro porque eu gosto de sair, e pra não cairmos na rotina quero fazer algo diferente com ele, mas ele não gosta de sair, prefere ficar em casa, é meio velho. O que eu faço ?

    Responder

Deixe seu comentário