Como enfrentar o fim do namoro durante a gravidez

Comportamento

Enfrentar um fim de um relacionamento é terrível: a fossa parece ser infindável e constantemente você pensa no seu ex-amor. Para algumas mulheres bastam alguns meses para deixar o passado de lado e seguir em frente, mas para outras aquele amor frustado não acabou e a gravidez que em outro momento seria algo maravilhoso agora é um lembrete do fim do seu relacionamento.

mulher gravida

Foto: (c) Can Stock Photo

Se durante a sua gravidez o seu parceiro acabou tudo com você, estamos aqui para levantar a sua moral e mostrar como você pode aproveitar este momento mágico sem sofrer.

Ah, os hormônios!

É fato que as mulheres são seres sensíveis e muitas vezes inseguros. Às vezes nos sentimos perdidas no mundo e ficamos naquela neura em saber se o cara gosta realmente da gente. Isso é normal para todas nós, mas quando o nosso corpo está carregando um bebê estes sentimos ganham uma proporção intensamente maior.

Nos três primeiros meses da gravidez o estrogênio, por exemplo, aumenta 30 vezes! Você sabe o que isso representa? Uma alteração de humor frequente e forte. A mulher precisa de proteção, pois biologicamente, ela está frágil e necessita de alguém para cuidar dela. (Sintomas de gravidez no começo da gestação)

Você pode conversar com várias grávidas e notar isso: muitas afirmam que precisavam do seu parceiro ao seu lado para se sentirem melhor. Mas e quando o parceiro sai de cena?

Ele foi embora. E agora?

Qualquer pessoa que ficar sabendo da sua situação vai lhe dizer que ele foi um canalha, que não deveria ter feito isso, mas como foi a concepção? Ambos estavam lá, não é mesmo? Vocês sabiam do risco, mas seguiram em frente.

como superar o fim do namoro

Foto: (c) Can Stock Photo

O término de um namoro não foi uma consequência do ato, provavelmente o relacionamento já ia mal das pernas e ele deve ter pensado muito antes de finalizar o namoro. (Como esquecer um amor que não deu certo )

Os homens são muito cobrados na nossa sociedade, principalmente quando terminam com uma mulher que acabaram de engravidar, então saiba que ele se não colocou como motivo para o fim o fato de você estar grávida, provavelmente ele sabe que o futuro de vocês não seria colorido e está decisão foi tomada pensando na vida de vocês três.

Não se culpe ou muito menos procure achar causas que tenham levado ao fim do namoro. O destino prega estas peças em nós e quantas vezes você descobriu com antecipação, o que era melhor para você?

A gente sempre precisa olhar para o lado positivo e pensar: é melhor que o namoro termine agora do que se arraste e ele fique comigo só por causa do bebê.

Dando a volta por cima

A sua vida mudou e há aquele misto de sentimentos: felicidade por ver o seu ventre crescer e tristeza pelo fim do namoro. Procure focar somente na sua felicidade, se o cara foi embora, não se prenda a ele, deixe que ele vá e cuide de si mesma.

mulher triste com fim do relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Eu sei que as lembranças vão machucar e ver a todo instante o filho de vocês se desenvolver traz muitos pensamentos (que nem sempre são bons) à sua mente, mas de agora em diante você tem um pequeno que precisa de uma mãe forte que saiba que a dor é grande, mas a sua força de vontade vai ser maior ainda.

Os bebês são afetados pelos sentimentos da mãe, por isso, foque o seu pensamento no futuro do seu filho. Várias pesquisas já constataram que quando a mãe está triste, o feto percebe esta mudança de humor.

É impossível manter-se apática na situação em que você se encontra, mas seja forte e deixa as tristezas para depois, comece a fazer coisas para você mesma como uma aula de hidroginástica, dança ou caminhadas leves. Faça aquilo que você mais gosta para se distrair.

Também não fique se sentindo a coitadinha. Sim, você está passando por um momento difícil, mas saia desse ciclo vicioso que é a autopunição.

Converse com o seu parceiro e também exija dele a responsabilidade com a criança. Você não fez o pequeno sozinha e ele também precisa entender que por mais que a relação de vocês não deu certo, é necessário que ambos comecem a dialogar pelo bem do seu filho.

Quando vocês conversarem não queira saber o motivo do fim ou se ele quer voltar com você, isso pode afastá-lo e neste momento, a prioridade é o bebê.

Procure ser feliz e peça o apoio da sua família e amigos, no final tudo ficará bem.

Você já enfrentou uma situação ou conhece alguém que passou por algo semelhante? Deixe a sua mensagem!

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Aprenda 10 passos para conquistar um marido
# Separação: como lidar com a dor do término
# [Como superar um amor perdido] – Como esquecer alguém que se ama
# [Crise no Namoro] – Confira algumas dicas para evitar o término do relacionamento

Publicidade

28 comentários

  • Welington disse:

    Eu também estou passando por isso, uma mistura de felicidade por ter o meu primeiro filho(a) ao mesmo tempo a minha noiva não me quer mais, disse para fingir que estamos bem até acompanhar o nascimento da bebê e os primeiros dias, mas que não me ama mais, olha que estou ajudando e muito pago o convenio, vou pagar o parto, e ajudo com o enxoval. Tenho 36 anos sempre quis ter uma família quando pensei que eu iria enfim ter uma família, recebo esta bomba, estou tão pra baixo, rendimento no trabalho caindo. Como é o segundo dela, ela me disse que já amou alguém também e que a pessoa abandonou, que vou superar.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Nossa Welington, triste isso. Continue fazendo a sua parte, esteja sempre presente e faça questão disso, acompanhe toda a gravidez e faça tudo que não foi feito na primeira gestação dela. Mostre pra ela com as suas atitudes que você é diferente, é responsável e quer cuidar do seu filho. Sem cobranças e sem pressioná-la, dando a possibilidade dela refletir e ver que você não é igual ao outro. Tenha paciência.

      Responder
      • Welington disse:

        Sim, isto estou fazendo acompanhando em tudo, estou tentando só ter paciência, pois não é fácil. Olha que além de trabalhar em contabilidade, sou fotógrafo, olha que fotógrafo várias gestante, e para mim é uma satisfação enorme, só que ainda nem isso consegui fazer, fotografar ela.

        Responder
  • Rose disse:

    Eu estou grávida de 9 semanas, tive um curto envolvimento com um rapaz para mim era namoro de 4 meses mas ele já era noivo e mentiu para mim até que eu descobri e terminei foram duas semanas para eu descobrir que estava grávida, voltamos, ele disse que havia terminado o noivado e mais uma vez era tudo mentira ele colocou um ponto final e eu fiquei com o orgulho ferido pela tamanha humilhação não acredito te eu o ame apenas quero devolver cada lágrima que ele me fez derramar. E cuidar do meu bebe.

    Responder
  • Fernandasouza disse:

    Oi tenho 17 anos e tô passando pela mesmas coisa fui abandonada pelo meu ex namorado assim que soube da gravidez o pior de tudo não é nem isso o pior é ter qui ver a mãe dele me ofendendo pra defender o filho me xingou de egua falou qui euh que tenho culpa ele tem 25 anos já é pai deveria saber que ter um filho é uma grande responsabilidade

    Responder
  • Fernandasouza disse:

    Tô gravida de 1 mês e pouco outubro faço 2 mês é triste né saber que a pessoa que voc sonhava que era seu príncipe encantado faz isso minha mãe ficou indignada minha vizinha também porque ele mostrou ser uma pessoa qui ele nunca foi foi triste pela minha mãe ouvir oque a mãe dele falou sua mãe tem que ajudar mesmo obrigação dela não é bem assim as coisa agora fico pensando oqur vai ser de mim quando meu filho ou (a) crescer e pergunta mãe onde tá meu pai? Quem é meu pai? Triste vai ser pra mim ne pior que não tenho contato porque me bloqueou em tudo 🙁

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Fernanda, que triste! Siga a sua vida querida e cuide com muito amor e carinho do seu bebê.

      Responder

Deixe seu comentário