Posso engravidar durante a menstruação?

Saúde / Menstruação

Há mulheres que nem querem saber de sexo durante a menstruação, já outras se sentem totalmente à vontade para ter um momento mais íntimo com o parceiro. Entre as que não se sentem incomodadas, apenas um ponto deixa uma dúvida no ar: será se é possível engravidar durante a menstruação?

gravidez na menstruação

Foto: (c) Can Stock Photo

Para você não ficar com nenhuma neura na cabeça, explicaremos se há risco ou não de engravidar durante a menstruação! (Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo. O que pode ser?)

Mito ou verdade: transar durante a menstruação engravida?

Depende! Sim, eu sei que essa resposta é horrível, mas a probabilidade de você engravidar vai depender de alguns fatores, no entanto, a chance de gerar um filho durante o período é muito menor do que em qualquer outra fase.

A explicação: a menstruação significa uma coisa: seu endométrio, parede interna do útero, descamou, pois não houve uma gravidez. O útero está com um ambiente totalmente desfavorável para a fecundação de um feto, pois ele está em processo de “regeneração”, sem nenhuma condição para o abrigo de um espermatozóide.

Além disso, todo aquele sangue que sai também não ajuda em nada o espermatozóide: mesmo sendo resistente, ele não consegue sobreviver com o conteúdo tóxico da menstruação e com o fluxo de sangue que dificulta a sua movimentação.

Há exceções…

Mas, aqui entra uma ressalva, se você tem um ciclo de 22 dias, por exemplo, a sua ovulação pode vir rapidamente, ou seja, assim que a menstruação acabar você já estará ovulando!

-> Ciclo menstrual: veja alguns distúrbios menstruais

Se os espermatozóides do seu parceiro são muito resistentes e sobrevivem por mais de três dias, eles continuarão vivos durante a menstruação e encontrarão solo fértil quando a mesma acabar e logo poderá ocorrer a gravidez.

Para ilustrar: era o seu último dia de menstruação, vocês tiveram relação sem camisinha e ele gozou dentro de você. No dia seguinte o espermatozóide dele (muito sapeca e resistente) continuou vivo e a ovulação começou. Bingo, o safadinho do espermatozóide achou o que queria e foi fecundado!

Quando é possível engravidar menstruando

Todo mundo já escutou alguma história de alguém que engravidou quando ainda estava menstruada. Este caso não é tão difícil assim de ter acontecido. Algumas mulheres têm o ciclo menstrual irregular e aí, a ovulação fica toda bagunçada!

teste de gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

• Se você tem a menstruação muito irregular, consulte o seu ginecologista, às vezes só o fato de você tomar pílula já ameniza a situação e torna o seu ciclo regular.

• Outro fator que muitas garotas esquecem-se de considerar é a ocorrência de uma doença antes do ciclo. Se você vomitou ou teve diarréia após tomar a pílula, a eficácia dela diminui.

• Alguns remédios também podem anular o efeito anticoncepcional, antes de tomar um, leia a bula e veja se há interação medicamentosa.

E durante a pausa da cartela?

1. Quem toma a pílula e realiza as pausas também fica com receio de engravidar naquele período após o fim da cartela e anterior ao começo da menstruação.

2. Se você teve relação sexual e seu parceiro ejaculou durante a penetração, o risco de engravidar também é mínimo, pois o efeito da pílula anticoncepcional é cortar, justamente, a liberação do óvulo, ou seja, quem toma a pílula não tem período fértil.

3. No entanto, se você esqueceu-se de tomar a pílula em um dia, ou tomou em horários muito irregulares, a eficácia do comprimido diminui consideravelmente e o melhor a ser feito, neste caso, é usar camisinha.

Tome cuidado!

Agora você deve estar mais calma sabendo que a chance de engravidar na época é raríssima, mas vá com calma! Durante a menstruação a probabilidade de adquirir uma doença sexualmente transmissível é altíssima!

-> DST’s: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis

Não pense que o seu sangue é contaminado ou algo do tipo, o que ocorre é que a vagina fica mais sensível e as chances de ter uma infecção genital aumentam muito.

A menstruação alterna todo o funcionamento do nosso órgão genital, e o PH da vagina muda passando do ácido para o alcalino, o que significa que agora ela já não conta com uma proteção extra para as doenças sexualmente transmissíveis.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Mulher menstruada pode transar normalmente?
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# [Alterações da menstruação] – Problemas comuns durante a menstruação

Publicidade

125 comentários

  • Alessandra disse:

    Quero tirar uma dúvida, tranzei no 4 dia no período menstrual, existe possibilidade de eu estar grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Toda relação desprotegida tem o risco de gravidez. No período menstrual tbm tem, porém o risco é bem mínimo, mas, é um risco né! Da próxima vez use camisinha para não correr riscos!!! 🙂 Beijos!!

      Responder
  • Ies ms disse:

    Oláa, ameei… Me tirou uma duvida enorme!! No meu caso foi exatamente no último dia da minha menstruação… Na próxima já não arrisco mais Ne.. Obrigado !!!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! O risco é bem pequeno mas, é um risco…rs.

      Responder
  • Alessandra disse:

    Boa noite, transei menstruada, no 2º dia, meu namorado gozou 3 vezes dentro, só que estava com o.b
    Ai comecei a tomar a pílula no dia 7,8 e depois parei!!!
    Desceu novamente dia 13,14,15 uma borra marrom e parou.
    Séra que tem risco deu estar gravida? Estou sentindo umas coisas estranhas, meu peito começou doer, e sinto barriga estranha, testa, colo peito, cheio espinhinhas.
    Aguardo resposta e desde de já obrigada.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Alessandra, o risco de gravidez no período menstrual é baixíssima. Beijos!

      Responder
  • Adrielly Tavares disse:

    Olá, tive relações desprotegidas no fim da menstruação (4° dia do ciclo) porém no dia anterior iniciei a cartela de anticoncepcional e no dia do ocorrido tomei a pílula do dia seguinte. Mesmo assim há riscos de gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! O risco de gravidez no período menstrual é baixíssimo. Creio que não. Só não se preocupe se a sua menstruação atrasar no próximo mês. Beijos!

      Responder
  • Barbara disse:

    Transei menstruada (estava no 3 dia de menstruaão) e agora estou com 4 semanas de gestação. Meu ciclo sempre foi irregular, talvez isso justifique rs..

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Barbara. É super raro de acontecer pois, no período menstrual o organismo está eliminando o endométrio e o óvulo que não foram “usados”, o ambiente para uma gestação é totalmente desfavorável. Provavelmente tenha tido uma ovulação super tardia, já que seu ciclo é irregular né.
      Parabéns pelo baby!!!! Beijinhos.

      Responder
  • Mirelle Rodrigue disse:

    Amei! Me tirou todas as dúvidas que tinha.
    Obrigada, ótimo trabalho!! 😍😍

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Mirelle, obrigado pelo carinho!!! 🙂

      Responder

Deixe seu comentário