Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo. O que pode ser?

Saúde / Menstruação

Ao perceber que sua menstruação está atrasada, se você possui vida sexual ativa, provavelmente o primeiro pensamento que terá é o de uma gravidez, principalmente se você não utiliza nenhum método contraceptivo.

O próximo passo é ir até a farmácia e comprar um daqueles testes que podem ser feitos em casa. Porém, o exame deu negativo e você já não sabe mais o motivo pelo qual sua menstruação atrasou.

mulher com menstruação atrasada

Foto: (c) Can Stock Photo

Saiba quais podem ser os motivos:

Confirmação

Ao realizar um teste de farmácia, nem sempre o resultado obtido é o resultado real. Assim, você deve providenciar um teste laboratorial, muito mais confiável e que poderá confirmar ou não a gestação. (Saiba reconhecer os primeiros sintomas da gravidez)

O mais aconselhável é o teste de sangue, que ao informar que o nível de HCG é abaixo de 5 IU/I, confirmará que você não está grávida. Se o teste for feito com urina, se realizado muito cedo, poderá dar um falso negativo. Assim, você terá que esperar mais alguns dias e realizar o exame novamente. Confirmando que você não está grávida, o atraso da menstruação tem outro motivo.

leia também

Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?
Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Causas

Há muitos motivos pelos quais a menstruação sofre um atraso, entre eles:

• Estresse;
• Exagero na prática de exercícios físicos;
• Má alimentação;
• Alterações hormonais.

Ao longo de um ciclo menstrual normal, a cada 28 dias mais ou menos um dos ovários libera um óvulo. Se depois de 14 dias não houver a fertilização desse óvulo, a parede interna do útero passa por uma “descamização” e começa a menstruação.

No entanto, se os ovários não liberarem esses óvulos como deveriam, há chances de que o útero não receba os sinais necessários para iniciar a menstruação, o que fará com que ela atrase.

Ao analisar o histórico da mulher, o médico poderá receitar medicamentos para que os ovários e o útero tenham uma comunicação melhor e a menstruação volte a ser regular.

Em casos onde há mais de três menstruações atrasadas e mesmo assim os testes de gravidez sejam negativos, a mulher deve consultar um médico para que seja examinada a causa dessa regularidade.

Possibilidades 

Há algumas possibilidades para justificar esse atraso menstrual elevado:

• Problemas na tireoide: Caso a tireoide, que controla o metabolismo do corpo, não esteja funcionando bem, isso poderá interferir na menstruação e na ovulação da mulher. Se você apresentar cansaço extremo, perda de cabelo, ganho de peso e uma sensação constante de frio, mesmo que a temperatura seja agradável, você provavelmente possui problemas de tireoide.

Nesse caso, é possível fazer um exame de sangue para verificar o funcionamento da tireoide e evitar maiores problemas, através do uso de remédios.

• Excesso de prolactina: Se o seu cérebro produzir um nível muito elevado do hormônio prolactina, a menstruação poderá falhar, atrasar. Isso porque esse hormônio é produzido pelo corpo feminino enquanto a mulher está amamentando, motivo pelo qual, durante essa fase, sua menstruação geralmente é interrompida.

Caso você não esteja grávida ou amamentando, mas há um corrimento esbranquiçado saindo de seus mamilos, provavelmente há um excesso de prolactina em seu organismo.

Para confirmar a ocorrência, consulte um médico e realize exames de sangue que poderão confirmar o problema e então ele será tratado com medicamentos indicados.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Mulher menstruada pode transar normalmente?
# Sintomas da menstruação
# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# [Menstruação Atrasada] – Chás para descer a menstruação

Publicidade

240 comentários

  • Cristiane disse:

    Oi. Tive relações sem proteção na madrugada do dia 23 para o dia 24 de dezembro, e de acordo com o calendário menstrual, minha ovulação seria dia 28. Dia 11 desceu minha menstruação, só que em pouca quantidade, ficou por 3 dias, pensei que poderia ser nidação. Fiz 2 testes Confirme de farmacia e os 2 deram negativos. Será que posso confiar.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Cristiane, creio que sim pois, 3 dias é considerado normal. O que diferencia a menstruação da nidação é que a primeira tem fluxo. Então, se a sua veio com fluxo, mesmo que pequeno por 3 dias, é pouco provável mas, se mesmo assim ainda tem dúvidas, faça um exame Beta que é super confiável. Beijos!!

      Responder
  • Daiany disse:

    Olá meninas! Estou com vinte dias de atraso, fiz um teste de farmácia e deu negativo, mas, meus seios estão cheios e pesados e sinto enjoou sem vômito.. Parei de tomar o anticoncepcional a 7 mês me ajudem…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Daiany, faça logo um exame de gravidez (Beta) que é confiável. E procure um ginecologista também. Beijinhos!

      Responder
  • Luiza Cordeiro disse:

    estou com onze dias de atraso e com muitas cólicas no pé da barriga ,posso fazer o teste …sera gravidez

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Pode sim, faça o exame de gravidez (beta). Beijos!

      Responder
  • Amanda disse:

    Oi, minha menstruação está atrasada já faz 30 dias, fiz um teste de Beta Hcg de sangue com 13 dias de atraso deu negativo. Estou esperando ela descer e nada, será que é algum problema hormonal? As vezes eu acho q tenho sintomas de gravidez mas, oq eu mais sinto é dor nas costa e cansaço e muita fome. Queria uma opinião, Beijos Obrigada! ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Amanda! Está na hora de procurar um ginecologista para investigar melhor, ok?! Beijos!

      Responder
  • Karine disse:

    Oi estou com 45 dias de atraso fiz dois teste em casa deu negativo será que posso tá grávida!?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Karine, já está na hora de procurar um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Amanda disse:

    Oi estou com 1 mês de atraso fiz o exame de laboratório e deu negativo?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Amanda, então o próximo passo é procurar um ginecologista para investigar esse atraso. Beijos!!

      Responder
  • Tânia Oliveira disse:

    Olá minha menstruação já tem quase 3 meses de atraso mas não estou grávida . outra vez aconteceu a mesma coisa fui a ginecologista e foi passado pra mim fazer uma ecotrans vaginal fiz resultado: cisto folicular no ovário direito a medica disse que não havia motivos pra eu me preocupar . pois não necessitava cirurgia . era comum aparecer esse cisto e que poderia ser o motivo do meu atraso .. Receitou DepoProvera 3 meses tomei essa injeção 2 de Junho e terminaria 2 de setembro e não tomei mais apenas esperando a menstruação descer mas até agora nada .. O que seria realmente esse atraso?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Tânia, será que não seria Ovário Policístico? Converse com a sua ginecologista. Beijos!!

      Responder
  • Andreza disse:

    Oi! Dou de mamar e minha menstruação ta atrasada 3 meses e não me previno. Já fiz teste de farmácia mas da negativo. Será q to grávida? Me ajudem.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Andreza, a amamentação interfere diretamente na menstruação pois, a um estímulo de hormônios que inibem a mesma. Mas, isso não impede uma possível gravidez, o ideal é o uso de algum contraceptivo. Converse com o seu médico a respeito. Beijos!

      Responder
  • simone disse:

    To de nove dias de atraso namorei sem se prevenir mas dois teste deu negativo o q fazer estou preocupada…..

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Simone, espere 15 dias de atraso e faça o exame de gravidez (Beta). Beijos!

      Responder
  • Paloma Sahtos disse:

    Eu estou com 4 meses de atraso. Fiz O exame HCG deu negativo, estou preocupada.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Paloma, não é normal tanto tempo de atraso. Já está na hora de procurar um ginecologista para investigar. Se cuida! Beijos.

      Responder

Deixe seu comentário