Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo. O que pode ser?

Saúde / Menstruação

Ao perceber que sua menstruação está atrasada, se você possui vida sexual ativa, provavelmente o primeiro pensamento que terá é o de uma gravidez, principalmente se você não utiliza nenhum método contraceptivo.

O próximo passo é ir até a farmácia e comprar um daqueles testes que podem ser feitos em casa. Porém, o exame deu negativo e você já não sabe mais o motivo pelo qual sua menstruação atrasou.

mulher com menstruação atrasada

Foto: (c) Can Stock Photo

Saiba quais podem ser os motivos:

Confirmação

Ao realizar um teste de farmácia, nem sempre o resultado obtido é o resultado real. Assim, você deve providenciar um teste laboratorial, muito mais confiável e que poderá confirmar ou não a gestação. (Saiba reconhecer os primeiros sintomas da gravidez)

O mais aconselhável é o teste de sangue, que ao informar que o nível de HCG é abaixo de 5 IU/I, confirmará que você não está grávida. Se o teste for feito com urina, se realizado muito cedo, poderá dar um falso negativo. Assim, você terá que esperar mais alguns dias e realizar o exame novamente. Confirmando que você não está grávida, o atraso da menstruação tem outro motivo.

leia também

Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?
Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Causas

Há muitos motivos pelos quais a menstruação sofre um atraso, entre eles:

• Estresse;
• Exagero na prática de exercícios físicos;
• Má alimentação;
• Alterações hormonais.

Ao longo de um ciclo menstrual normal, a cada 28 dias mais ou menos um dos ovários libera um óvulo. Se depois de 14 dias não houver a fertilização desse óvulo, a parede interna do útero passa por uma “descamização” e começa a menstruação.

No entanto, se os ovários não liberarem esses óvulos como deveriam, há chances de que o útero não receba os sinais necessários para iniciar a menstruação, o que fará com que ela atrase.

Ao analisar o histórico da mulher, o médico poderá receitar medicamentos para que os ovários e o útero tenham uma comunicação melhor e a menstruação volte a ser regular.

Em casos onde há mais de três menstruações atrasadas e mesmo assim os testes de gravidez sejam negativos, a mulher deve consultar um médico para que seja examinada a causa dessa regularidade.

Possibilidades 

Há algumas possibilidades para justificar esse atraso menstrual elevado:

• Problemas na tireoide: Caso a tireoide, que controla o metabolismo do corpo, não esteja funcionando bem, isso poderá interferir na menstruação e na ovulação da mulher. Se você apresentar cansaço extremo, perda de cabelo, ganho de peso e uma sensação constante de frio, mesmo que a temperatura seja agradável, você provavelmente possui problemas de tireoide.

Nesse caso, é possível fazer um exame de sangue para verificar o funcionamento da tireoide e evitar maiores problemas, através do uso de remédios.

• Excesso de prolactina: Se o seu cérebro produzir um nível muito elevado do hormônio prolactina, a menstruação poderá falhar, atrasar. Isso porque esse hormônio é produzido pelo corpo feminino enquanto a mulher está amamentando, motivo pelo qual, durante essa fase, sua menstruação geralmente é interrompida.

Caso você não esteja grávida ou amamentando, mas há um corrimento esbranquiçado saindo de seus mamilos, provavelmente há um excesso de prolactina em seu organismo.

Para confirmar a ocorrência, consulte um médico e realize exames de sangue que poderão confirmar o problema e então ele será tratado com medicamentos indicados.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Mulher menstruada pode transar normalmente?
# Sintomas da menstruação
# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# [Menstruação Atrasada] – Chás para descer a menstruação

Publicidade

148 comentários

  • Rafaela disse:

    Ola!
    minha menstruação está atrasada ha 3 meses, sinto muita cólicas e enjôos, mais fiz dois exames de sangue (Beta HCG) e deram negativo ,oque pode ser? 🙁
    Obrigado deis de ja!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Rafaela, é bom procurar um ginecologista para investigar, pode ser alguma alteração hormonal. Beijos!

      Responder
  • Dilma disse:

    Fiz o teste e deu uma linha, é negativo?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, no teste de farmácia 1 linha é negativo. Beijos!

      Responder
  • Amanda disse:

    Tive relação desprotegida ,e minha última mestruacao foi no dia 4de julho,e era para vir no dia 1de agosto, mais não veio,e está atrasado 18dias,fiz 3texte de farmácia com 5dia de atraso,e 2de sangue um com 9dia de atraso e outro com 17dias de atraso, deram negativo, sinto uma cólica fraca,é uma dor leve no pé da barriga,e prisão do ventre, já sentir tontura,e doi o pé da barriga quando faço caminhada ou pego peso em casa,e meus seios estão sensível me ajuda

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Amanda, procure um ginecologista para investigar. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário