Sintomas da menstruação

Saúde / Menstruação

Os sintomas da menstruação não são apenas uma cólica incessante e a TPM – enjôos, dor de cabeça e até tontura também estão associadas com o início do ciclo menstrual.

Se você sempre sofre antes de descer o sangue, dê uma olhada no nosso post e descubra se o seu sintoma tem a ver com a menstruação ou está relacionado com algo a ser tratado.

Veja o seu histórico

É normal que os sintomas da menstruação comecem a mudar com o tempo. Quando você era mais nova a cólica era forte como agora? Houve algum sintoma que apareceu depois de uma época? Comigo foi assim, nunca tive cólicas, mas depois de um tempo passei a ter.

Quando isto ocorreu procurei um ginecologista e é isto que você deve fazer. Caso você não esteja se sentindo bem, procure um especialista para descobrir o que está acontecendo, às vezes você precisa mudar de pílula ou até a sua alimentação está errada.

Os sintomas

A menstruação é caracterizada pela perda de sangue que pode durar de três a oito dias, bom isso você já sabe, mas antes disto ocorrer como você se sente?

sintomas da menstruação

Foto: (c) Can Stock Photo

Antes do início do ciclo algumas mulheres sentem:

• Dor de cabeça: Pode durar até dois dias e sempre cessa quando a menstruação desce.

• Mau humor: Típico da TPM.

• Dor abdominal: a famosa cólica.

• Seios inchados e sensíveis.

• Ansiedade: nos outros dias você é uma pessoa calma, mas no período da menstruação você fica extremamente nervosa.

• Indisposição: seu corpo fica mole, não dá nem vontade de sair de casa.

• Dores nas costas: as suas costas parecem que levam pesos a mais e você sente os músculos puxarem.

• Diarréia: no período pré-menstrual acontece o aumento da produção de um hormônio chamado prostaglandina, que pode causar o trânsito mais rápido do conteúdo do intestino, ou seja, aquilo que você come é rapidamente excretado.

• Vômito: quando ocorre, muitas garotas se confundem achando que podem estar grávidas, mas a ânsia e o vômito também são sintomas da menstruação.

• Vertigem: sensação de tontura e confusão.

• Desmaio.

• Suor frio.

• Dor nas coxas.

A intensidade da dor varia, em algumas mulheres o desconforto é aturável, em outras, a dor é moderada, causando mal estar.

-> Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

E há um grupo de garotas em que a dor é tão intensa que fica impossível continuar a sua rotina normal, sendo necessária a interrupção de suas atividades. Esta dor pode durar de dois a sete dias e merece ser analisada pelo ginecologista.

O motivo da dor

As cólicas são chamadas de dismenorréia, e você que está lendo este texto ou tem ou conhece alguém que tenha, pois a mesma atinge cerca de 50% das mulheres. A dor da dismenorréia é suportável, você toma um remédio e pronto, a dor no baixo ventre cessa.

menstruação dor

Foto: (c) Can Stock Photo

Mas quando você sente dor intensa, desmaia, tem dor de cabeça ou outros sintomas, você está passando pela exmenorréia, que é a produção da prostaglandina em excesso. Neste caso, a prostaglandina é tão intensa no organismo, que ela passa a contração, através da corrente sanguínea, para outros órgãos além do útero.

Tratamento

Saiba que a aflição anterior aos dias da menstruação pode acabar! Portanto, procure o seu ginecologista, pois há tratamento tanto para dismenorréia, a cólica mais ‘leve’, quanto para a exmenorréia – há no mercado medicamentos para bloquear a produção em excesso da prostaglandinas e você não precisará ter que lidar com enjôos e desmaios antes da menstruação.

-> Problemas comuns durante a menstruação

Mas fique atenta; este remédio só deve ser prescrito pelo seu ginecologista, não procure usar o que o farmacêutico passou sem saber exatamente a causa da dor, pois algumas doenças, como a endometriose, podem estar causando tanto sofrimento.

Para saber se você tem alguma doença ou apenas sofre com a exmenorréia, o seu gineco vai levantar o seu histórico e realizar exames físicos ginecológicos (pode ocorrer de ele pedir alguns exames suplementares, de sangue, por exemplo, para tentar descobrir a causa da dor).

-> Conheça os principais exames ginecológicos

Caso você só sofra com uma cólica forte, um método seguro e tranqüilo para diminuir a dor é usar a pílula anticoncepcional que minimiza a TPM e também os sintomas da menstruação.

Outra dica é evitar comer muitas frituras, gorduras, não se empanturrar de café e praticar exercícios físicos que aliviam a TPM e as cólicas.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Chás para descer a menstruação
# O que é menstruação irregular?
# [Dúvidas sobre Menstruação] – Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Atraso Menstrual] – Menstruação atrasada: é normal a menstruação atrasar?

Publicidade

67 comentários

  • Michele santos disse:

    Ola meu nome é michelle tenho 11 anos e sinto todos esses sintomas mas nao contei pra minha mae ainda o que eu fasso e desseeu sangrado e amarronzado e grosso como uma massa melequenta o que fasso ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Michele, converse com sua mãe para ela poder te ajudar. Beijos!

      Responder
    • isis disse:

      e normal na sua primeira menstruaçao mais na sua quarta terceira ou ate quinta ves vai sair normal

      Responder
  • Cristina disse:

    Ola! Sempre quando se aproxima minha menstruação tenho taquicardia e as vezes a pressão sobe 14/8. Tenho prolapso mitral tem alguma coisa a ver? tenho muito medo me ajudem!!!!!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Cristina, pode ser pela alteração hormonal. Sugiro conversar com o seu cardiologista a respeito pois, não é normal. Beijo!

      Responder
  • Rodrigues disse:

    Oi, desde qndo passei à menstruar (11 anos) nunca tive cólicas, comecei a tomar pílulas para regular os dias de menstruação com 19 anos e aos 21 perdi minha virgindade, desde então passei à ter cólicas e outros sintomas no período da menstruação, é normal? Hj estou com 24 e tem piorado os sintomas com o passar dos anos.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, a cólica é muito comum de ocorrer no período menstrual. Já que no seu caso só está aparecendo agora, procure um ginecologista para fazer um check up. Beijos!

      Responder
  • Angelica disse:

    Tenho 46 anos e sinto muito dor de cabeça e muito enjoo. Vontade de vumitar antes da menstruação vim é normal?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Angelica, pode ser sintomas de TPM (tensão pré menstrual). Converse com o seu ginecologista a respeito. Beijos!

      Responder
  • Rosilene disse:

    Sinto dores de cabeça na costa uma semana antes da menstruação

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Pode ser sintomas da TPM.

      Responder
  • Adriana disse:

    Eu me chamo Adriana tenho 25 anos.
    Mamãe de um casal, parei de tomar anticoncepcional desde o mês passado por conta da minha pressão ter subido como nunca até porque minha pressão sempre foi normal.
    E a cerca de uns 8 dias tenho me sentido muito estranha tô enjoando sinto muito sono abaixa da minha barriga ta enchado e sinto uma pressão no meu ultero.
    Na minha relação eu fui de camisinha e uma duas vezes sem só que ele não chegou ao finalmente dentro o que seria esses sintomas?
    Obs: a minha menstruação tem que vim dia 26
    Fiz um teste de farmácia e deu negativo🤔

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Adriana, é muito cedo para teste. O ideal é esperar no mínimo 5 dias de atraso menstrual. Esses sintomas podem ser outras coisas, procure um médico. Beijos!

      Responder
  • Estela disse:

    Tomei anticoncepcional por 7 anos e parei por 4 meses e ainda a minha menstruação ainda não veio

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Estela, sugiro procurar um ginecologista para fazer um check up. Beijos!

      Responder
  • Acsa disse:

    Ola meu nome e Acsa tenho 18 anos. sinto muitas dor abdominal no ovário direito e estar acontecendo todos dias a dor ir e volta sem medicamento. e minha menstruação estar para vim dia 06 agora e eu tive relação desprotegido e houve ejaculação dentro apos 2 dias de ovulação do meu periodo fertil será tem chance de ter engravidado?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Acsa, tem o risco sim. Beijos!

      Responder
  • Ana disse:

    No oitavo dia antes da menstruação comecei a sentir enjoo, mas acredito q nao é tpm, pois é a primeira vez que isso me acontece. Além da minha aureola está em um tamanho maior, mas não tá escura, só maior. O q pode ser ? É tpm ou outra coisa?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ana, a princípio pode ser sintomas pré-menstrual. Beijos!

      Responder
  • Ana Letícia Pereira disse:

    Oi boa fico uns 4dias menstruada só que depois eu sinto muita dor de cabeça. ….

    Responder
  • Ana disse:

    Olá, estou aqui denovo,outro fato estranho está acontecendo, sempre q vou menstruar meus seios ficam muito doloridos, só que esse mês não sinto nada neles, só mais pesados e a auréola maior, faltam apenas 2 dias pra menstruação descer e sai um pouco de muco branco e nenhum rainho de sangue mostrando sua chegad

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ana, a principio pode ser sintomas pré-menstrual mesmo.

      Responder

Deixe seu comentário