Quando começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez?

Gravidez

Os sintomas básicos da gravidez, como enjoo, atraso da menstruação, inchaço e dores nas mamas, podem ser conhecidos pela maioria das mulheres de forma exaustiva, porém, nem sempre sabemos quando esses sintomas começam a aparecer, ainda mais porque cada mulher tem suas características próprias e nem sempre podem ser aplicadas a elas as regras comuns.

teste de gravidez positivo

Foto: (c) Can Stock Photo

Sensibilidade aguçada

Antes que seja possível perceber que a menstruação está atrasada em alguns dias, muitas mulheres garantem que conseguem saber que estão grávidas. Algumas afirmam até mesmo que no dia seguinte à fecundação já sabiam que estavam grávidas, precisando até mesmo o dia em que o feto foi concebido.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Embora essas mulheres possam realmente ter essa sensibilidade, a maioria das mulheres só vai desconfiar de uma gravidez ao notar o atraso na menstruação. Isso porque, embora existam alguns sintomas que possam determinar a gestação, nem todas as mulheres os possuem, como enjoos e tontura.

Há ainda mulheres que possuem menstruação irregular, que varia de alguns dias até semanas, e por isso não podem determinar a gravidez apenas por um atraso em seu ciclo menstrual, percebendo a gravidez mais tardiamente.

Nestes casos, a mulher só vai desconfiar de uma gravidez quando aparecem outros sintomas.

Primeiros sintomas de gravidez

O inchaço e a maior sensibilidade dos seios são umas das primeiras alterações que o corpo da mulher sofre ao engravidar. Eles são causados devido ao aumento nos níveis do estrógeno e da progesterona, mas podem ser apenas sintomas pré-menstruais ou consequência de uma desordem hormonal. No entanto, são fortes indícios de gravidez.

Gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Além disso, enjoos e vômitos são comuns já nas primeiras semanas de gravidez, causados pela progesterona presente no organismo.

Como logo no início da gravidez o corpo se volta todo para o desenvolvimento do feto, em que há a produção do complexo embrião-placenta, sobra pouca energia para a gestante, causando cansaço e muito sono. Por isso, é importante descansar o máximo possível no início.

Por fim, por volta da primeira semana após a ovulação, é possível que ocorra um leve sangramento marrom ou rosado, que pode vir acompanhado de cólicas. A causa se deve à implantação do ovo fecundado na parede do útero, mas não ocorre com todas as mulheres.

-> Confira uma lista completa com os primeiros sintomas da gravidez

Liberação do óvulo

Ao ter o óvulo liberado pelo ovário e a seguir ser fecundado, seu próximo destino é o útero, para onde o óvulo se dirige através das trompas. Depois de mais ou menos 8 dias após a concepção do bebê, este óvulo fecundado se aloja no útero, onde passa a se chamar embrião. Neste momento, tem início a produção de HCG, hormônio que a qualquer suspeita de gravidez será detectado pelos testes de farmácia ou então o exame de sangue, o Beta HCG.

É possível que ao realizar algum teste, os níveis de hormônio ainda estejam baixos, dando resultado negativo. Por isso, em caso de dúvidas, você deve realizar outro exame em 3 ou 4 dias.

-> Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Caso você perceba que sua menstruação atrasou e possui alguns dos sintomas citados, as chances de gravidez são bastante reais.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Lista de exames importantes na gravidez
# Cursos para gestantes on-line e gratuito
# [Tudo sobre Gravidez] – Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# [Gravidez Semana a Semana] – Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Publicidade

227 comentários

  • Erika disse:

    Fiz teste de farmácia e deu negativo mas, até agora nada de menstruação. Última vez dia 05/01, hj já é 21/02 e nada de menstruação.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Erika, faça um exame de gravidez (Beta) e procure um gineco. Beijos!

      Responder
  • Marcia disse:

    Oi, tive relação no período fértil. Tomei a pílulas do dia seguinte, tive relação dois dias depois tbm no período fértil, corro risco de esta gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Márcia, tem o risco sim. Não corra riscos, use camisinha! Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário