Quando começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez?

Gravidez

Os sintomas básicos da gravidez, como enjoo, atraso da menstruação, inchaço e dores nas mamas, podem ser conhecidos pela maioria das mulheres de forma exaustiva, porém, nem sempre sabemos quando esses sintomas começam a aparecer, ainda mais porque cada mulher tem suas características próprias e nem sempre podem ser aplicadas a elas as regras comuns.

teste de gravidez positivo

Foto: (c) Can Stock Photo

Sensibilidade aguçada

Antes que seja possível perceber que a menstruação está atrasada em alguns dias, muitas mulheres garantem que conseguem saber que estão grávidas. Algumas afirmam até mesmo que no dia seguinte à fecundação já sabiam que estavam grávidas, precisando até mesmo o dia em que o feto foi concebido.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Embora essas mulheres possam realmente ter essa sensibilidade, a maioria das mulheres só vai desconfiar de uma gravidez ao notar o atraso na menstruação. Isso porque, embora existam alguns sintomas que possam determinar a gestação, nem todas as mulheres os possuem, como enjoos e tontura.

Há ainda mulheres que possuem menstruação irregular, que varia de alguns dias até semanas, e por isso não podem determinar a gravidez apenas por um atraso em seu ciclo menstrual, percebendo a gravidez mais tardiamente.

Nestes casos, a mulher só vai desconfiar de uma gravidez quando aparecem outros sintomas.

Primeiros sintomas de gravidez

O inchaço e a maior sensibilidade dos seios são umas das primeiras alterações que o corpo da mulher sofre ao engravidar. Eles são causados devido ao aumento nos níveis do estrógeno e da progesterona, mas podem ser apenas sintomas pré-menstruais ou consequência de uma desordem hormonal. No entanto, são fortes indícios de gravidez.

Gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Além disso, enjoos e vômitos são comuns já nas primeiras semanas de gravidez, causados pela progesterona presente no organismo.

Como logo no início da gravidez o corpo se volta todo para o desenvolvimento do feto, em que há a produção do complexo embrião-placenta, sobra pouca energia para a gestante, causando cansaço e muito sono. Por isso, é importante descansar o máximo possível no início.

Por fim, por volta da primeira semana após a ovulação, é possível que ocorra um leve sangramento marrom ou rosado, que pode vir acompanhado de cólicas. A causa se deve à implantação do ovo fecundado na parede do útero, mas não ocorre com todas as mulheres.

-> Confira uma lista completa com os primeiros sintomas da gravidez

Liberação do óvulo

Ao ter o óvulo liberado pelo ovário e a seguir ser fecundado, seu próximo destino é o útero, para onde o óvulo se dirige através das trompas. Depois de mais ou menos 8 dias após a concepção do bebê, este óvulo fecundado se aloja no útero, onde passa a se chamar embrião. Neste momento, tem início a produção de HCG, hormônio que a qualquer suspeita de gravidez será detectado pelos testes de farmácia ou então o exame de sangue, o Beta HCG.

É possível que ao realizar algum teste, os níveis de hormônio ainda estejam baixos, dando resultado negativo. Por isso, em caso de dúvidas, você deve realizar outro exame em 3 ou 4 dias.

-> Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Caso você perceba que sua menstruação atrasou e possui alguns dos sintomas citados, as chances de gravidez são bastante reais.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Lista de exames importantes na gravidez
# Cursos para gestantes on-line e gratuito
# [Tudo sobre Gravidez] – Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# [Gravidez Semana a Semana] – Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Publicidade

117 comentários

  • Liliana disse:

    Olá estou tentar engravidar ,como consigo para engravidar rápido ????tenho 21 anos e quero ser mãe

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Liliane, fique tranquila e tenha relações de preferência no seu período fértil.

      Responder
  • Adileia disse:

    Oi,troquei o meu anticoncepcional ciclo 21 pelo selene ,com 12 dias tive relaçoes,estou no 1 dia de pausa do anticoncepcional,e estou com mts enjoos,posso estar grávida

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá. Pode ser pela pílula ou algo que comeu e não te fez bem. Beijos!

      Responder
  • Giovanna disse:

    Fiz relação e tomei pílula e na caixinha vem 2 comprimidos e eu tomei 1, corro risco e ficar grávida ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Giovanna, para a pílula fazer o efeito é necessário tomar os dois comprimidos. Como você tomou só um, pode falhar sim. Beijos!

      Responder
  • Raiane disse:

    Olá, relação sem prevetivo dia 05/08 horas meia noite e tomei pílula dia seguinte segunda07/08. E minha menstruação é desregulada dessse mais ou menos pro dia 15. Dia 09/08 quarta sinto inchaço e pouco endurecida. É normal sentir issso. Fico com a cabeça pensando que possa esta grávida? Estou na dúvida.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Raiane, pode ser aqueles sintomas pré-menstrual. Beijos!

      Responder
  • Edson disse:

    Boa tarde, eu e minha namorada tivemos uma relação sexual e já tem 8 dias q a menstruação dela não veio. Pode ser gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Edson, se não usaram nenhum tipo de contraceptivo, tem risco. Beijos!

      Responder
  • Alícia disse:

    Olá. Estou totalmente pedida eu andei valicilando e tomando pílulas do dia seguinte frequentes tipo em um mês umas três vezes tomei e sempre sempre que eu tomava passava uma semana e vi um sangramento depois resolvi tomar o anticoncepcional tomei apenas 4 comprimidos e parei depois voltei a tomar a cartela e parei de novo e tive a inresponsabilida de fazer amor sem camisinha e agora estou na dúvida se posso estar grávida ou não meus seios estão grandes meio dolorido e minha barriga inchada e sinto muita dor de cabeça isso tudo ocorreu entre dois meses

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Alícia, realmente você tomou uma quantidade muito grande de hormônio. A pílula do dia seguinte se tomada com muita frequência pode não mais fazer efeito. No seu caso é melhor procurar um ginecologista, fazer um teste e uns exames. Beijos!

      Responder
  • Dayane disse:

    Olá ando sentido dores no pé da barriga é minha barriga tá inchada e com prisão de ventre
    E minha menstruação esta atrasada tenho alguma chance de estar grávida???

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Dayane, se houve relação sem nenhum tipo de proteção sempre há riscos.

      Responder
  • Jess disse:

    Oi, eu tive relação há 3 semanas, mas não chegamos aos finalmente, ou seja, não houve de fato a penetração, msm assim tomei a pílula do dia seguinte… Minha menstruação veio na data certa, porém reduzida, não sei se é por causa da pílula, mas agora estou sentindo um pouco de dor no peito, e estou com medo na vdd…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Jess, se não houve penetração não tem a menor chance de gravidez. Não tinha nenhuma necessidade de tomar a pílula do dia seguinte.
      A redução do seu fluxo provavelmente foi pelo uso da pílula. Não faça mais isso, a pílula só deve ser tomada em casos de emergência. Beijos!

      Responder
  • Thay Rodrigues disse:

    Oii, boa tarde..
    Então, no dia 18 de julho tive relação desprotegida com coito interrompido com meu namorado. Tomei a pílula do dia seguinte dose única no dia 20 (47h depois) e no dia 21 tive um sangramento abundante que perdurou até dia 26, dia 29 fiz teste de farmácia e deu negativo. Hoje, dia 13 de agosto, estou me sentindo um pouco enjoada e meio tonta, meu seio as vezes dá uma pontada.
    Corro risco de estar grávida ou isso pode ser sintomas de menstruação? Sabendo que já se passaram quase 1 mês que tive relação, se eu fizer o teste de farmácia hoje terá a taxa de Beta HCG suficiente para dar o resultado correto, e evitando assim o falso negativo?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Thay, já que você teve um sangramento no dia 21/07 após o uso da pílula, tem que esperar até essa data para ver se sua menstruação virá. Os testes de farmácia pedem um atraso de 05 a 10 dias.

      Responder
  • Marcelo disse:

    Eu e minha namorada tivemos relação sem preservativo faz aproximadamente uma semana e ela sente muito enjoô, dor de cabeça e os seios doloridos, está tendo algum risco de gravidez ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Marcelo, é muito cedo para os primeiros sintomas de gravidez. Geralmente eles só aparecem a partir da 5ª semana.

      Responder
  • Hilario disse:

    Olá a minha namorada completou hoje 1 Mês de menstruação atrasada e efectou mais um teste que deu negativo.
    Será que já não há possibilidades de ela estar grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Hilário. Procure um ginecologista para investigar a causa do atraso, pode ser por outros motivos. Beijos!

      Responder
  • Luana disse:

    Oi eu tive relação com meu namorado usei camisinha. aí teve a ejaculação aí ele pos o pênis perto da bermuda ela estava gozada …aí depois ele pôs outra camisinha e transamos novamente ..em seguida sentei na bermuda dele …corre o risco de o esperma ter se caminhado e fecundado?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Luana, não corre nenhum risco por ter sentado na bermuda. Corre risco se a camisinha “estourar”. Beijos!

      Responder
  • Thais disse:

    Olá, eu e meu namorado costumamos usar o coito interrompido, como método e sempre usamos ele, só que minha menstruação Ta atrasada a quase um mês era pra ter vindo dia 20/07, e até então nada, só que ele nunca gozou dentro, sempre usamos esse método posso estar grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Thais, é possível sim. O coito interrompido não é confiável e é falho. Faça um teste de gravidez, o Beta HCG. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário