Veja como iniciar um relacionamento corretamente

Relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Ninguém escreveu exatamente um manual dos relacionamentos. É praticamente impossível criar uma fórmula de sucesso que fará com que sua relação dure para sempre. O que existe são dicas, constatações feitas pelas pessoas que já passaram por diversos relacionamentos ou então por profissionais especialistas no assunto.

-> Confira 10 hábitos de início de namoro que devem ser mantidos

Ainda assim, quando começamos a namorar, por exemplo, não nos entregam um manual de instrução, e aí estamos sujeitos a colocar tudo a perder, especialmente se for um dos seus primeiros relacionamentos. De novo, não existe um jeito certo pra fazer as coisas. Mas as dicas abaixo podem te dar uma luz quanto aos principais conflitos que assolam a maioria das relações. E o melhor de tudo? Quanto antes você resolvê-los, melhor pra você e pra ele(a)!

– Acerte os ponteiros

Que no começo é tudo lindo a gente já sabe. O problema é que, por causa disso, a gente se esquece que o outro é humano e que vai errar muito ainda. Procure deixar o fogo da paixão um pouco de lado e perceba quais as atitudes que você não gosta muito no outro. E peça para que ele(a) faça o mesmo com você.

A intenção não é (e nunca foi) fazer com que o outro mude e se adapte àquilo que você espera. Mas certos hábitos podem colocar um fim no relacionamento caso eles não sejam evitados.

– Defina os limites

Muita gente evita conversar sobre certos assuntos considerados tabu, como traição e sexo. Cada casal deve avaliar o que funciona para ambos. E pra isso vocês devem conversar e deixar bem claro o que será considerado ou não traição, por exemplo.

Definam também os direitos de cada um, como todo almoço de sábado você almoçará com as amigas, ele também deve reservar um dia para os amigos. Cultivar a individualidade é primordial pra fazer dar certo e não sufocar vocês dois. Use a saudade ao seu favor!

– Deixe claro seu ideal de relacionamento

Por mais que você tenha bem claro o que seria um relacionamento ideal, procure não elevar muito suas expectativas. Ainda bem que somos seres adaptáveis e que mudamos quando realmente queremos. Nada que uma boa conversa sincera pra dizer o que você considera como perfeito (lembrando que nenhum relacionamento é, e que a noção de perfeito varia de pessoa pra pessoa).

-> Confira 12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter

Sair pra um jantar romântico todo mês? Viajar a cada 15 dias? Almoçar com a família dele(a) só uma vez por vez?

– O poder do diálogo

Quem começa a namorar não dá muita importância às conversas, e fica só naquela pegação. Mas manter o diálogo em dia é importante pra não ir dormir com mágoas ou ressentimentos. Se o outro fez algo que te desagradou, não tenha medo de dizer ‘olha, não gostei que você agiu assim… será que você poderia evitar esse tipo de atitude?’.

Um relacionamento que já começa baseado em mentiras em falsidades não costuma durar muito. Conversem sempre, e sobre tudo.

– Tenha jeito ao falar

A palavra carinho não deve nunca mais sair do seu vocabulário. Tudo o que você for dizer, inclusive quando for apontar erros ou defeitos, abuse do carinho. Evite falar num tom de acusação, como se só o outro errasse.

– Não faça planos

Por mais tentador que seja. Vocês mal começaram a se relacionar, e o momento é de descoberta mútua. Nada de ficar planejando compra de carro, apartamento, casamento e afins.

Procura viver o presente, amar no presente. O amanhã ninguém sabe. Não poupe esforços para mostrar que você o(a) hoje. Quando a gente passa a agir assim, o ‘felizes para sempre’ desaparece. Isso é bom porque aí nenhum de vocês cria altas expectativas e transfere a chance de ser feliz num futuro.

Muitos outros itens contribuem para que seu relacionamento comece com o pé direito, mas eu diria que esses são os principais. Ao passar do tempo, vocês vão acabar se ajustando e entrando em harmonia. É só saber preservar, cuidar, compreender, amar e surpreender. Com algum jogo de cintura, seu relacionamento pode não durar pra sempre, mas será uma da experiências mais incríveis que você poderá ter vivido.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# O que é o amor verdadeiro?
# Veja dicas de como achar e manter um namorado
# Falta de confiança no namoro. O que fazer?
# Ele não me dá mais atenção. Será que tem outra?

Publicidade

2 comentários

  • Geilane Carvalho disse:

    Nossa, aprendi muito. Um verdadeiro obrigada por esses ensinamentos, eu realmente fazia tudo ao contrário, planejava bastante, nesse meu novo relacionamento vou mudar esse hábito.

    Responder

Deixe seu comentário