Qual o peso ideal na gravidez?

Gravidez

Muitas mamães ou futuras mamães estão cada vez mais preocupadas em ter uma gestação saudável. Isso é tudo de bom, porque além de contribuírem para a saúde do bebê que virá, a mulher evita problemas de saúde que podem aparecer nesse período, como diabetes e pressão alta.

Sendo assim, confira a seguir alguns mitos, verdades e perguntas sobre o quanto de peso é saudável ganhar:

Quanto mais peso, melhor

Mito. Se antes havia essa ideia de que quanto mais gordinha, mais saudável, hoje sabemos que nem sempre é assim.

-> Cuidados nos primeiros meses de gravidez

Futuras mamães que engordam muito durante a gestação podem sofrer com as complicações comuns, como a pré-eclâmpsia. Por falta de informações, muitas acabam achando que é preciso comer em excesso para que o bebê seja igualmente alimentado.

Gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Entretanto, a questão está na qualidade, não na quantidade. Você precisa sim comer por dois, mas comer os alimentos corretos. Uma mulher grávida precisa de aproximadamente 2.500 calorias por dia. Com essa quantidade, é possível nutrir bem seu bebê e fornecer a ele as quantidades ideais de alimentos.

Eu não vou engordar nada durante a gravidez

Mito. Por mais que você não queira, coloque na sua cabeça que você vai sim engordar. Afinal, outra pessoa está crescendo dentro de você, e é preciso que ambas recebam a quantidade adequada de proteínas e vitaminas.

Não adianta invejar as famosas que engordam pouquíssimo ou que logo após o parto voltam a ficar em forma.

-> Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Diferente da maioria das mulheres grávidas, nem sempre há tempo e dinheiro para que as coisas aconteçam quase que milagrosamente. Entenda que cada pessoa tem um metabolismo diferente, mas se você se alimentar corretamente, praticar exercícios e levar uma gravidez tranqüila, você também voltará rapidinho a sua antiga forma ou até ficar melhor do que antes!

Estou magra demais. Posso engordar o quanto quiser?

Não. O melhor mesmo seria chegar até o peso ideal pra só então engravidar. Como nem sempre isso é possível, muitas mães, em especial as menores de 20 anos, precisam de acompanhamento médico nutricional para ganharem peso de forma saudável sem comprometer a saúde do bebê.

Estou acima do peso. Devo emagrecer?

Se não existir nenhum outro problema de saúde, o ideal é que você evite ganhar muitos quilos a mais. A obesidade em mulheres grávidas complica o parto e pode contribuir para um bebê com maior tendência a engordar.

Estudos afirmam que fazer dieta durante a gravidez pode prejudicar a nutrição do bebê.Por isso o ideal é procurar manter de forma correta e equilibrada, certificando-se de que se está ingerindo todos os tipos de alimentos. Assim que o bebê nascer, procure controlar sua alimentação de forma a voltar a ter um peso saudável.

O IMC influencia na quantidade de peso que devo ganhar?

Peso ideal na gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Sim. O Índice de Massa Corpórea (obtem-se dividindo seu peso em kg pela sua altura em metros vezes ela mesma) leva em conta sua altura, avaliando se você está no peso normal. A tabela que indica se seu peso está na medida ideal é dividida assim:

IMC de menos de 18,5 – Abaixo do peso
IMC de 18,5 a 25 – Ideal
IMC de 25 a 30 – Acima do peso (sobrepeso)
IMC de 30 a 40 – Obesidade
IMC acima de 40 – Obesidade severa

De acordo com o seu IMC, desenvolveu-se uma outra tabela considerada como o IMC da pré-gravidez:

IMC inicial de menos de 18,5 – ganho de peso ideal: 13 kg a 18 kg.
IMC inicial de 18,5 a 25 – ganho de peso ideal: 11 kg a 16 kg.
IMC inicial de 25 a 30 – ganho de peso ideal: de 7 kg a 11 kg.
IMC inicial acima de 30 – ganho de peso ideal: de 5 kg a 9 kg.

Afinal, o quanto devo engordar?

Não existe um número ideal. A partir do seu peso hoje, da sua altura, dos seus hábitos e da sua saúde, quem melhor poderá dizer o quanto de peso é saudável ganhar é apenas o médico que acompanha sua gestação.

-> Esclareça alguns mitos comuns sobre a gravidez

Caso sinta necessário, peça que ele lhe indique uma nutricionista, que por sua vez poderá indicar os melhores exercícios físicos pra você fazer.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Conheça os direitos trabalhistas das gestantes
# Estrias na gravidez: evitar, prevenir e tratar
# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# Engravidar depois dos 40 anos | Fator idade, problemas enfrentados e prevenção

Publicidade

1 comentário

  • Rosani disse:

    Estou gravida de 7 meses,e engordei 13,mais não sei como,pois me alimento normal e muitas vezes nem janto,como muitas frutas.Oque devo fazer,é minha segunda gravidez,na primeira engordei 13 kilos TO APAVORADA ….

    Responder

Deixe seu comentário