Me apaixonei pelo meu amigo. E agora?

Relacionamento

Nada mais recorrente do que ouvir relatos de pessoas que se apaixonaram pelos amigos. O sentimento parece brotar de forma muito mais natural e orgânica. Afinal, o fato de vocês serem amigos torna mais fácil todo o processo de se envolver com alguém.

Foto: (c) Can Stock Photo

Vocês já se conhecem, sabem do que o outro gosta ou não, reconhecem as qualidades e aprenderam a conviver com as diferenças. Se isso aconteceu com você, dê pulinhos de alegria. As chances disso se tornar um relacionamento bacana são bem grandes!

O sentimento

Primeiro você precisa identificar o que é que rola no seu coração. Será que é amor mesmo ou é carência?

-> Atitudes que podem significar que você está gostando dele

Saber o que é ajuda você a não tomar decisões precipitadas, como mandar fazer um outdoor se declarando pra ele. A partir do momento que se descobre que é amor mesmo, você fica basicamente com duas opções, e cada qual leva a determinadas consequências.

E se eu contar?

Falar pra uma pessoa que você está gostando dela é um momento meio tenso. Nunca sabemos com toda a certeza como a pessoa irá reagir. Se você escolheu contar, certifique-se de fazer isso na situação mais apropriada. Nada de dizer isso se vocês estão com outros amigos numa mesa de um bar ou numa balada.

Foto: (c) Can Stock Photo

Não é que seja errado, mas caso você ouça como resposta aquilo que não queria, o rolê perde a graça e você vai querer ir embora. É mais interessante, portanto, convidar a pessoa para um passeio a dois, como um cinema.

-> Programas a dois para você curtir com seu amor

E das duas uma: ou ele não vai querer entrar num relacionamento com você pra não perder sua amizade ou ele vai corresponder ao seu sentimento. Em qualquer situação, a amizade talvez não volte mais a ser a mesma.

E se eu não contar?

Muita gente opta por não revelar seus sentimentos à pessoa que ama, o que particularmente eu acho besteira. A vida é curta demais pra escondermos aquilo que sentimos devido ao medo do que pode acontecer. Se você não contar, vai chegar um momento que será quase insuportável ficar ao lado da pessoa.

-> Medo de declarar o seu amor? Saiba o que fazer!

E de certo modo, você precisará se afastar dela, pois será difícil ser amiga de alguém que se ama (e que não sabe dos seus sentimentos). Aí você também acaba “perdendo” uma amizade. E será que vale a pena anular aquilo que sentimos em prol de uma amizade, por mais importante que ela seja?

Mas…

Talvez não valha a pena. Existem pessoas que são ótimos amigos, mas que às vezes não sabem conviver num relacionamento mais sério e maduro. Se for só vontade de ficar com ele no melhor estilo “amizade colorida”, talvez não valha a pena arriscar a amizade de vocês. Mas o assunto é controverso.

-> Como saber se um homem quer ser só seu amigo

Uns dizem que não há nada a perder, e que o ideal é se jogar de cabeça. Outros dizem que as amizades são o que há de mais importante na nossa vida, e um relacionamento que terminou de modo ruim pode estragar a amizade entre vocês.

Já outros confirmam que não há nada de errado nisso, pois tanto pode dar certo como dar errado. Se a amizade for forte, ela irá sobreviver caso tenha dado errado. E caso dê certo, você ganha um namorado que além de tudo é seu melhor amigo, e isso não tem preço.

Foto: (c) Can Stock Photo

Resumo da ópera: só você pode decidir o que fazer. O medo de ser rejeitada e ouvir um ‘não’ existe assim como em todas as situações da nossa vida. A decisão de entrar de cabeça nisso ou não é apenas sua.

E independentemente daquilo que você escolher, é preciso ter maturidade pra aguentar as consequências. Como todos os assuntos referentes à relacionamentos ou sentimentos, não existe uma fórmula ou receita prática de ‘como fazer’. As pessoas são únicas, assim como as situações. Como minha avó diz, ‘quem não arrisca não petisca’.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Qual a hora certa de dizer “Eu te amo”?
# Veja dicas de como achar e manter um namorado
# O que é o amor verdadeiro?
# Confira 10 hábitos de início de namoro que devem ser mantidos

Publicidade

Deixe seu comentário