Depois da separação: 11 maneiras de retomar a vida

Relacionamento

Fernando Pessoa dizia “se encontrar um amor, segure-o/ se perdê-lo, não se perca!”. E é mais ou menos assim que a gente precisa agir depois que nos separamos de alguém que amávamos ou que ainda amamos. Já é sabido que nem amor e sexo não salvam nenhum relacionamento. É preciso muito mais.

Foto: (c) Can Stock Photo

Acontece que nossa vida é tão cheia de variáveis que num momento tudo está um mar de flores e no outro já está tudo de ponta cabeça. Mas não a perca! A separação é um momento difícil, mas que como todas as outras coisas da vida, ela passa.

-> Como esquecer alguém que marcou a sua vida

Veja 11 pequenas e simples dicas que podem te ajudar a tomar o rumo novamente:

1- Encontre-se

Especialmente se você se encontrava num longo relacionamento. Pode acontecer de muitas pessoas, após a separação, perderem a noção de quem elas eram, do que gostavam, do que não gostavam, etc. Esse é o momento pra você se achar novamente! Olhe-se no espelho, conheça-se novamente, redescubra-se.

2- Fique sozinho(a)

E isso é muito importante. Por mais carente que você se sinta, não saia correndo para os braços daquela amiga(o) seu. Entenda que está tudo bem em estar sozinho. Por quanto tempo? Até que você se sinta confortável novamente em ficar sozinho consigo mesmo(a).

3- Estude

A ideia é que você ocupe sua mente. E nada melhor do que estudar. Mas escolha estudar assuntos que realmente te interessam. Aprofunde-se em alguma matéria, inscreva-se em cursos, aprenda a tocar algum instrumento. Estimular seu cérebro a desenvolver novas atividades faz com que ele não fique pensando na recém-separação.

4- Faça novos amigos

Essa tarefa pode ser mais difícil numa certa idade, ainda mais quando já se tem um grupo de amizades. Procure sugerir lugares diferentes pra vocês irem. Assim o ambiente estará mais propício pra você conhecer outras pessoas.

5- Repagine o visual

Não precisa de mudanças drásticas pra que haja aquele suspiro de mudanças. Simples atitudes podem te transformar como você nem imagina. Comece a praticar algum exercício, prove novas comidas, preocupe-se com a sua saúde, mude a cor do cabelo, compre algumas roupas.

6- Valorize sua família

Por mais desajustada que ela seja. Todas as famílias tem seus defeitos, mas ela é a única coisa que estará sempre ao seu lado independentemente dos seus erros. Apoiar-se nela é um jeito de reatar e manter os laços familiares.

7- Ame-se

Todo mundo tem defeitos. Mas precisamos entender que a perfeição não existe, e que os modelos pregados pela mídia são quase impossíveis de serem alcançados. Se você quer mudar, mude por você, não pelos outros.

8- Respeite-se

Essa é uma dica pra aquelas pessoas que não passam por esse processo, não conseguem ficar sozinhas e logo engatam outra relação, que também está praticamente fadada ao fracasso. Respeitar-se acima de tudo significa permitir-se assumir quem se é, e não quem os outros querem que você seja.  E acima disso, valorize-se.

9- Não se culpe

Não procure achar um culpado pelo fim. Compreenda que os possíveis erros podem ter vindo de ambas as partes. E ao invés de se culpar, analise seus atos. Reveja quais foram suas ações, seu modo de encarar os defeitos do outro. Quando a gente se entende internamente, fica mais fácil evitar cometer os mesmos erros nas próximas relações.

10- Dê tempo ao tempo

Não espere superar o fim do dia pra noite. Tudo tem seu tempo pra acontecer. Hoje você está triste e deprimido(a), mas daqui algum tempo, você perceberá que é capaz de amar novamente.

11- Aprenda a se desapegar

É normal querer saber como o outro está, se já começou a sair com outras pessoas, etc. Mas resista à tentação de ficar perseguindo a pessoa a todo momento. Entenda que é preciso seguir em frente. Vocês nunca foram donos uns dos outros, então não há problema nenhum em tentar ser feliz no amor novamente.

-> 10 dicas para esquecer seu ex-namorado

Não busque vingar-se da pessoa, espalhar os podres dela por aí. Respeite a privacidade e o direito que ela tem de seguir em frente assim como você.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Namoro que termina e volta sempre. O que fazer?
# Veja como iniciar um relacionamento corretamente
# 10 dicas para esquecer um grande amor
# Atitudes femininas que fazem um homem desistir do relacionamento

Publicidade

3 comentários

  • alessandra de oliveira disse:

    gostei muitos das dicas pois estava fazendo tudo ao contrario (tudo erado kkkk) agora vou segui os conselhos e ir em frente

    Responder
  • Pedro disse:

    Ela foi a minha primeira namorada séria e tambem uma companheira de morarmos juntos…Ja faz 3 meses que minha companheira se separou de mim e nao consigo ainda superar a separaçao,eu ainda penso nela sonho com ela,ou seja,eu errei bastante mais eu me sinto ainda sem confiança de mais tarde quando isso passar eu nao conseguir conhecer ninguem por causa de medo de errar denovo e ainda gosto dela e a familia dela é contra da gente voltar,o que eu tenho que fazer,primeiro eu estudo e trabalho,mais vou entrar em um academia de luta pra me levantar e me controlar nas horas do nervoso e discurssao e foi por isso que eu estraquei 2 anos juntos com esse meu mal,sinto muito,o que eu faço,obrigado!!!!

    Responder

Deixe seu comentário