Aprenda a recomeçar um relacionamento

Relacionamento

A maioria das pessoas que termina um relacionamento se encontra diante de duas opções: passar um período sozinho, buscando se reencontrar como pessoa ou sair por aí ficando com as primeiras pessoas que lhe aparecem.

Foto: (c) Can Stock Photo

Infelizmente, a segunda opção ocorre com mais frequência. E todos aqueles que passaram pelo fim de uma relação e escolheram ficar sozinhos, resta a dúvida “quando estarei pronto para amar novamente?”. Não é uma pergunta fácil de ser respondida. Portanto, o objetivo deste artigo é mostrar alguns caminhos para que você chegue a algumas respostas.

O começo

Por mais que muitas pessoas não gostem de admitir, quase 90% dos relacionamentos possui um ciclo: começo, meio e fim. Acontece que muita gente ainda idealiza o ciclo excluindo o “fim” e colocando em seu lugar o “felizes para sempre”. Claro que todos nós gostaríamos que nossos relacionamentos durassem para toda a vida, ainda mais quando ele parece ser a melhor coisa que já nos aconteceu.

-> Confira 10 hábitos de início de namoro que devem ser mantidos

Mas o problema das idealizações é que ela faz com que pensemos sempre num futuro muito distante e nos esqueçamos do presente. E aí mora o perigo. O começo é sempre lindo, mas mantenha sempre seus pés no chão.

O meio

No meio surgem os problemas que, se não forem contornados da maneira correta, podem levar às mais diversas DR’s e discussões. O tempo de relação, a rotina, os problemas e a acomodação fazem desse meio uma das fases mais temidas, pois é o tudo ou nada. Mas não encare como grande coisa. Aprenda a lidar com os problemas e não responsabilize o outro pela sua felicidade.

O fim da relação

Se não houver mais jeito, ele acontece. O fim pode ser um doloroso, pode ser amigável, pode ser revoltante. Mas nunca é legal. A não ser que a pessoa que estivesse com você tenha lhe tratado como lixo, aí o fim é merecido.

-> Como esquecer um amor que não deu certo

É normal e necessário passar por um período de luto onde você fica só por um tempo, pensa bastante sobre tudo, curte a solidão de modo saudável, chora todas as noites. Afinal, a pessoa fez parte da sua vida. Estranho seria se você encarasse tudo normalmente. O mundo e a vida não pararam só porque seu relacionamento acabou, e nem você deveria parar.

O recomeço de um novo amor

Como recomeçar? É possível? Sim, é. Como num tombo de bicicleta, términos de namoro às vezes são bem dolorosos, ainda mais quando ambos se amam. Mas aí nos levantamos, com o joelho sangrando e ralado, passamos merthiolate e esperamos a ferida formar aquela casquinha e cicatrizar. Como toda criança, não é um tombo de que irá fazer com que ela nunca mais ande de bicicleta.

Foto: (c) Can Stock Phot

E é assim no amor também. Muitas pessoas tem medo do recomeço,  pois não querem se decepcionar ou se machucar novamente. Mas existe um lado bom e todo recomeçar. Ficamos mais maduros, mais cientes dos nossos defeitos, mais conscientes daquilo que esperamos num relacionamento, ganhamos mais amor-próprio e nos recusamos a aceitar qualquer um.

-> Veja como iniciar um relacionamento corretamente

Não que nos tornemos arrogantes, pelo contrário. Ficamos mais donos de nós mesmos. Recomeçar dá medo sim, reconheço. E isso deve ser feito de forma gradativa. Sair aos poucos de casa, preencher seu tempo com atividades ou cursos que você gostaria de fazer, investir numa viagem para melhorar o idioma.

Porque antes de procurar o amor nos olhos de outra pessoa, devemos encontra-lo dentro de nós mesmos. Por isso ame-se muito! E lembre-se de não generalizar. Não é porque seu parceiro(a) era mentiroso ou infiel que todos os outros serão assim. E não se esqueça de aproveitar todas as oportunidades diferentes que surgirem. Além de abrir sua mente para novas visões de vida, quem sabe numa dessas você conhece aquela pessoa que provoca cócegas no coração…

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como fazer qualquer homem se comprometer
# Veja dicas de como achar e manter um namorado
# 10 Sinais de que você encontrou o cara certo
# Atitudes femininas que fazem um homem desistir do relacionamento

Publicidade

1 comentário

  • roberto gregorio disse:

    bem a palavra recomeçar ja diz tudo colocar um ponto final em tudo que está errado e seguir a frente como menus erros se possível,pode ser com a mesma pessoa ou pode entrar uma nova em sua vida mas recomeçar sempre será para voçê corriguir tudo que não deu certo em seu relacionamento acreditem vale a pena e tambem e muito bom o recomeço e mais forte mais maduro sem cobranças -, eu particularmente recomeço todas as manhãs porque e o início de um novo dia então ficando a folha limpa de seu livro de sua vida para k escreva boas palavras e que possa corrigir tudo k fico la traz.sou feliz tenho paz porque deime oportunidade a mim mesmo de ter um recomeço.abraço a todos

    Responder

Deixe seu comentário