Tratamento para queda de cabelo feminino

Cabelo

A queda de cabelo é um problema que deixa muita gente aborrecida, especialmente as mulheres. Os cabelos foram e ainda são uma arma poderosa e que muita mulher exibe com orgulho. Além de incrementarem a beleza, os cabelos funcionam como uma proteção do couro cabeludo.

Foto: (c) Can Stock Photo

Qualquer problema que afete os fios de uma mulher já é capaz de deixa-la com a autoestima bastante baixa. Se você percebeu que seu cabelo está caindo além do normal, confira abaixo algumas dicas de tratamento para a queda de cabelo:

Causas que podem levar à queda dos cabelos

Muitas coisas podem levar à queda de cabelo. Quando ela é motivada por um fator externo, esse problema pode ser rapidamente resolvido. A queda de cabelo pode ser causada por:

– Uso excessivo de produtos químicos (escova progressiva, tinturas)
– Fatores genéticos
– Alterações hormonais
– Remédios
– Stress
– Doenças autoimunes
– Penteados (especialmente os que puxam bastante os fios)
– Dieta pobre em algum nutriente (como a proteína)
– Excesso de gorduras e açúcares na alimentação

-> Alimentos que combatem a queda dos cabelos

Entretanto, algumas dessas causas só podem ser descobertas a partir de exames médicos. Nesse caso, é recomendado que se procure um médico dermatologista para que ele avalie o seu quadro.

Alguns tratamentos

Se você descobriu que está tudo em ordem com seus hormônios, sua dieta é equilibrada e sua saúde está nos trinques, conheça alguns aliados que podem te ajudar a vencer essa incômoda batalha:

Medicamentos que estimulem o crescimento:

A função desses medicamentos é inibir a produção de enzimas que transformam o hormônio masculino (testosterona) em DHT (substância responsável pela queda capilar). Com isso, estimula-se o  crescimento capilar. Tais medicamentos contém em sua fórmula a finasterida. Essa substância pode ser encontrada em remédios alopatas quanto em alguns fitoterápicos.

Tratamento com laser:

Costumam ser mais caros, mas são bastante eficientes. Normalmente são usados lasers de baixa intensidade, cuja função é irrigar o couro cabeludo. Isso faz com que os fios permaneçam mais tempo na fase de crescimento. Ele combate a queda capilar,  melhora os quadros de dermatites, auxilia no tratamento contra a caspa e a seborreia. As sessões devem ser realizadas em clínicas especializadas e por profissionais qualificados.

Complexos vitamínicos:

São indicados para as pessoas que possuem deficiência de certos nutrientes em suas dietas. Entretanto, é preciso ter certeza de que essa é a real causa da queda de cabelo, já que vitaminas em excesso também fazem mal. O uso destes suplementos vitamínicos não combate a queda de cabelo em si, mas faz com que os fios cresçam mais saudáveis e mais rápido.

Shampoos anti-queda:

Eles sozinhos podem não resolver o problema. Funcionam mais como um aliado que impede que os fios caiam ainda mais ou pode ser usado como uma ação preventiva, já que em sua fórmula encontramos vitaminas capazes de fortalecer as fibras capilares.

Transplante capilar:

Este tratamento é normalmente utilizado quando nenhum dos outros métodos deu resultados e quando o caso é grave. É uma técnica cirúrgica feita em hospital onde o médico retira os pelos da região da nuca e os reimplanta nas regiões com falhas.

Outros cuidados

Pra evitar que a queda de cabelo vire caso de consultório, vale a pena seguir algumas dicas:

-> Saiba como prevenir a queda de cabelo

– Evite ficar com o cabelo preso por muito tempo.

– Não há necessidade de se lavar o cabelo todos os dias(a não ser quando a pessoa sofre com a oleosidade, que também dá pra tratar).

– Antes de pentear o cabelo molhado, retire o máximo de água que conseguir com a toalha e use pentes de dentes largos ao invés de escovas.

– Saiba quais salões frequentar. Procedimentos químicos devem ser feitos por profissionais que usem os produtos certos e que farão o mínimo de estragos a sua saúde.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como cuidar dos cabelos ressecados
# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?
# Como cuidar dos cabelos cacheados
# Tipos de alisamento de cabelo: qual o melhor tipo para você

Publicidade

Deixe seu comentário