Saiba como juntar dinheiro para o seu casamento

Casamento

O casamento ainda é um grande sonho de vários casais. Mas ele não acontece mais tão facilmente como nos tempos de nossos avôs. Antigamente, o casamento era a forma encontrada de fazer laços com determinada família e não se precisava de muito dinheiro. Hoje em dia, é preciso estudar, arrumar um emprego e começar a se planejar para a quantidade de gastos que é casar.

Juntar dinheiro

Foto: © Can Stock Photo

Sendo assim, confira abaixo algumas dicas de como você já pode ir juntando uma grana caso queira oficializar seu relacionamento! (As vantagens de um casamento ao ar livre)

Depois da festa…

Antes, porém, de escrever tais dicas, gostaria de dar uma dica maior. É preciso pensar também no pós-festa, digamos assim. Isso porque muitas pessoas ainda casam e escolhem como morada aquela edícula na casa dos sogros.

E tal fato pode significar o fim do casamento. O problema de não ter onde morar depois que se casa deve ser resolvido antes mesmo de se pensar em casamento. Não ter o próprio canto, a própria liberdade ou privacidade acaba limitando o casal, que fica sempre à mercê das decisões dos sogros, por exemplo.

Sendo assim, comece a juntar dinheiro não só para dar uma festa de casamento, mas para se certificar de que vocês terão um espaço só dos dois.

Pés no chão…

Não adianta ter pressa. Essa é a hora de sentar com seu parceiro, olhar para a realidade de ambos e planejar quando vocês pretendem se casar. Muitas vezes, acontece de apenas um dos parceiros trabalhar, ou então ambos trabalham só que o salário não é lá essas coisas, ou vocês ainda estão estudando, etc.

É preciso colocar os pés no chão se quiserem administrar o dinheiro de maneira inteligente. Tracem objetivos para os dois, por exemplo: terminar os estudos e procurar um emprego melhor. Somente quando ambos se encontrarem numa posição financeira estável é que vale a pena pensar em casamento caso você queira dar uma bela festa.

-> Lista de preparativos para casamento

Ou então vocês podem optar por morarem juntos enquanto juntam o dinheiro para o casamento. Além de ser um teste de convivência, a vida a dois fica mais divertida.

Evite gastos desnecessários

Seja morando junto ou já pensando na festa de casamento, procure evitar gastos desnecessários. Para uma festa ser boa ela não precisa ser luxuosa e ter tudo banhado a ouro.

Pesquise bastante sobre itens como a música, o lugar, a decoração, o buffet, a lista de convidados, lua-de-mel. Fechar contratos com bastante tempo de antecedência pode deixar tudo mais barato.

-> 10 formas de economizar no casamento

Vá a feiras de casamento, pergunte a amigos se eles conhecem pessoas do ramo. Se vocês moram juntos e querem economizar para o casamento, façam um planejamento dos gastos. Evitem sair toda a semana para comer fora e cozinhem juntos. Limite-se a comprar apenas o necessário e faça um bom uso de tudo o que vocês já tem.

Fundos de investimentos

Uma boa opção para guardar dinheiro é investir nos chamados fundos de investimentos. Existem diversas opções no mercado, mas especialistas recomendam investir nas aplicações de renda-fixa.

Fundo de investimento

Foto: © Can Stock Photo

Dentro disso, podemos citar o:

• Tesouro Direto: (saiba mais aqui: www.tesouro.fazenda.gov.br )
• CDB (Guia do Investimento em CDB)

Pra quem não entende muito de economia, vale visitar o gerente do seu banco ou ir até agências particulares de investimentos.

Confira alguns links que podem clarear um pouco esse papo todo sobre investir:

• E agora, qual o melhor investimento: poupança, CDB, fundo DI ou Tesouro Direto?
• Qual rende mais: CDB x LCI x LCA x poupança? Veja simulação de investimento

Ajuda-extra

Existem diversos livros que ensinam como poupar dinheiro e fazê-lo render. Essa é uma opção eficiente pra quem não tem muito tempo de ficar pesquisando na internet ou indo ao banco para saber de taxas e afins.

• O livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, de Gustavo Cerbasi

Vale também conferir se algum conhecido trabalha com aluguel de salões, ou aquele amigo que sabe tirar fotos… Mas antes de tudo é preciso planejamento. Ter em mente quanto dinheiro se dispõe pra então definir quanto dinheiro se vai gastar.

Lembre-se que a festa de casamento é para ser agradável aos noivos! E o que vale mesmo é o “sim” recíproco e a oportunidade de, quem sabe, viverem felizes para sempre.

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como organizar um casamento bom, bonito e barato
# Montando sua casa? Compre somente o necessário!
# [Preparativos] – Lembrancinhas de casamento | Modelos e dicas
# [Preparativos] – Convites de casamento | Modelos, dicas e fotos

Publicidade

2 comentários

  • Fernanda disse:

    Era tudo que eu estava precisando saber
    adorei!!

    Responder
  • Lorenah Arruda disse:

    Adorei as dicas, vao ser muito utei…

    Responder

Deixe seu comentário