Como evitar que o final do romance vire um pesadelo

Relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Mick Jagger já dizia que nem sempre conseguiremos aquilo que queremos. Se por ventura sua relação chegou ao fim porque o romance acabou, não se desespere. Não que seja proibido sofrer ou se preocupar em fazer de tudo para que as consequências desse término sejam amenizadas. Mas é como dizia Fernando Pessoa, “Se perder um amor, não se perca!”.

-> 10 dicas para esquecer um grande amor

Tá, vou parar de fazer citações e partir pro texto. Então pare de se descabelar e veja algumas dicas que evitarão transformar o fim numa tempestade insuportável de tristeza e dor.

Aja com sinceridade

Muitas vezes nem nós conseguimos entender direito o porquê do romance ter chegado ao fim. Simplesmente acontece, e parece ser algo que foge do nosso controle. Antes de sair anunciando a (não) boa-nova, reflita por um tempo quais os motivos que estão te levando a isso. Uma vez que as tais motivações estão claras pra você, vai ficar mais fácil explicar pro outro. Além disso, dizer a verdade é sempre melhor, especialmente nessas horas.

Esfrie a cabeça

Na hora da raiva é comum querermos apontar os erros que a pessoa cometeu há muito tempo. Ou então, durante uma briga, por exemplo, já se fala em terminar o relacionamento já que vocês não se entendem mais. O problema é que nenhuma decisão sábia é tomada nessas horas.

Brigar é normal em toda relação, e as razões pelas quais vocês brigam são normalmente ínfimos e que não justificam o término (claro que existem exceções). Não cometa o erro de querer terminar sua relação bem na hora em que vocês estão discutindo.

Mantenha-se aberto(a)

Acontece também de apenas uma das partes se dar conta de que o romance acabou. E esses casos costumam serem os que causam mais sofrimento, já que a outra parte não desconfiava de nada. Daí a necessidade de sempre manter o diálogo em primeiro plano, pois assim todos os assuntos são discutidos e resolvidos sem mais delongas.

Quando você tomar coragem pra revelar ao outro suas intenções, tome cuidado. Fale com cautela e com carinho. Afinal, a pessoa já significou muito pra você. Exponha cuidadosamente o que te levou a colocar um ponto final entre vocês.

Não iluda

O que geralmente acontece também é da outra pessoa começar a fazer mil e uma promessas, chorar, dizer que vocês ainda tem jeito, fazer altas declarações de amor… E aí você fica com dó e começa até a repensar sua decisão. Mas procure não dar margens pra isso.

-> Saiba como terminar um relacionamento numa boa!

Diga que sua decisão não irá mudar, pelo menos não no momento. Procure não ficar tão abalado com o sofrimento do outro a ponto de dizer que vocês um dia voltarão a ser um casal, que você ainda a ama, etc. Não diga nada que não seja verdadeiro e que possa dar falsas ilusões, pois ninguém gosta de ser enganado.

O término pode se tornar um pesadelo quando a outra parte não aceita o fim

E nessas horas, a pessoa pode usar da agressão, da violência e até mesmo de chantagens para fazer você desistir da ideia. A dica é que, uma vez dada a notícia, vocês conversem até que ambos se sintam no direito de ficarem sozinhos. Procure se afastar da pessoa durante um tempo, e evite ligações, SMS, e-mails, etc.

-> As piores formas de terminar um relacionamento

Essa distância pode ajudar no momento que vocês procuram digerir o que aconteceu. Também fica mais fácil quando se entende que é preciso um pouco de desapego para conseguir ser feliz. Se entre vocês não existe mais romance, fica difícil acreditar ou alimentar esperanças de que um dia vocês voltarão a ficar juntos. Só não espere que o outro entenda isso tão bem como você, mas esteja disposta a mostrar o lado bom desse término.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# 10 dicas para esquecer um grande amor
# Qual o momento exato de por fim numa relação
# Quais os sintomas do amor verdadeiro?
# 10 sinais de que você encontrou o cara certo

Publicidade

1 comentário

  • Irhacat disse:

    Gostei do post, muito obrigada me ajudou muito! Estou passando por um momento dificil! Com esse mesmo tema! Obrigada

    Responder

Deixe seu comentário