Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

Saúde / Menstruação

A maior preocupação quando nossa menstruação atrasa é a de que exista uma gravidez, ainda mais quando a forma de prevenção não inclui anticoncepcionais, que trazem mais tranquilidade às mulheres nessa questão, nem ao menos camisinha.

Menstruação atrasada

Foto: (c) Can Stock Photo

Se você já possui uma vida sexual ativa há algum tempo, sabe que atrasos na menstruação são comuns, porém, se o seu ciclo menstrual costuma ser regular, é inevitável pensar em gravidez quando a menstruação atrasa.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Até mesmo quem toma todos os cuidados não escapa desse pensamento, já que é o motivo mais comum para atrasos menstruais.

Diante dessa dúvida, muitas são as perguntas que surgem, entre elas, quantos dias é comum que a menstruação atrase sem que precisemos nos preocupar com problemas maiores e mais graves.

Como ocorre o processo da menstruação

Um ciclo menstrual dura em média 28 dias, quando ocorre a eliminação do endométrio (menstruação). É essa mucosa uterina que aloja o embrião no útero, e se isso não ocorre, os hormônios fazem com que o útero expulse o endométrio, renovando as células.

-> Problemas comuns durante a menstruação

Todo esse processo é devido aos hormônios que, estimulados pelo hipotálamo e pela hipófise (glândulas responsáveis por regular a atuação dos hormônios no corpo), têm uma ação no aparelho reprodutor feminino. Se esses estímulos têm sua origem no cérebro, eles podem ser influenciados pelo estresse, nervosismo, traumas e ansiedade. Ou então outros fatores como desequilíbrio hormonal, disfunção uterina, excesso de estrogênio e medicamentos.

Cada um desses fatores possuem uma explicação científica, já que qualquer disfunção em nosso corpo é capaz de gerar muitos problemas. Com uma mudança no estilo de vida, hoje em dia é muito mais comum, por exemplo, que as mulheres apresentem problemas hormonais que antigamente eram raros.

-> Menstruação irregular pode estar relacionada a risco de doença

Assim, antes de se desesperar achando que está grávida, mesmo que as chances reais sejam mínimas ou inexistentes, saiba que até certo ponto o atraso da menstruação é comum.

Por quantos dias o atraso é normal?

Há uma variação no período que dura um ciclo menstrual de mulher para mulher. O normal, tida como regular, é um ciclo com duração de 28 dias, ou seja, a cada 28 dias a mulher menstrua. Porém, seu ciclo pode ser a cada 25 dias, ou 30, e mesmo assim será considerado um ciclo regular.

Nestes casos, atrasos de 1, 2, 3 ou até mais dias, uma vez ou outra, é encarado como algo normal, e não há motivos para preocupação. Dependendo dos problemas que a mulher possui, um atraso de até 10 dias é aceitável, contanto que não seja frequente.

-> Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Chás para descer a menstruação
# Primeiros sintomas de gravidez
# Posso engravidar fora do período fértil?
# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar

Publicidade

570 comentários

  • Priscila disse:

    Olha boa tarde.
    Minha ultima mestruaçao veio dia 25 de dezembro e ate hoje nao desceu.
    Fiz um exame de sangue e deu inferior.
    Mais ainda n desceu estou me sentindo mal sem enjoos so que cm muito sono e indisposta quero ficar so deitada e sinto colicas
    O que pode ser?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Priscila, já é um atraso longo né. Melhor procurar um ginecologista para investigar a causa. Beijinhos!!

      Responder
  • Michelle disse:

    Meu ciclo é regular de 24 dias mas esse mês ela atrasou 8 dias e quando veio foi bem menor que de costume o que pode ser?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi MICHELLE, pode ser uma variação hormonal. Fique de olho nos próximos meses. Beijos!

      Responder
  • Val disse:

    Minha última menstruação foi dia 14 dez 2017 tenho ciclo de 28 dias, eu e meu marido praticamos o coito interrompido,até hj 20/01 nada dela aparecer, têm chances de eu ter engravidado?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Val, sempre tem risco né. O coito interrompido não é seguro e pode sim falhar. Beijos!

      Responder
  • Ellen disse:

    Olá estou preocupada minha menstruação está atrasada faz 1 mês e 12 dias
    De atraso tenho regra irregular será que pode ser isso?!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ellen, sua menstruação veio? É um atraso longo, não é normal. Procure um ginecologista para fazer exames de rotina. Beijos!

      Responder
  • Thainá disse:

    Bom, minha menstruação atrasou 50 dias. Devo me preucupar com com casos de doenças (tenho 13 anos e nunca tive uma relação sexual).

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Thaina, como você ainda está em um período de alterações hormonais, é considerado normal acontecer. Mas, seria bom ir a um ginecologista para exames de rotina. Converse com a sua mãe a respeito. Beijos!

      Responder
  • Valeria disse:

    Meu ciclo está com vinte e sete dias.

    Responder
  • Tatiana disse:

    Olá! Minha última menstruação foi dia 20/10, ainda estou na espera , já estou no início de dezembro e nada, pois só minha barriga que está com inchada, fico um pouco cansada e hoje que comecei a ir no banheiro toda hora, outros sintomas, como dor e inchaço nos seio não sinto e muito menos enjoos e vômitos, será que estou grávida mesmo sem os sintomas mais comuns, espero que possa me ajudar!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Tatiana, é possível sim não ter os sintomas clássicos da gravidez. Faça um exame de gravidez (Beta) e procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Meiry disse:

    Tomei a pílula dia 20/09 e dia 30/09 desceu normalmente dando fim 03/10 o problema é que mestruei novamente dia 10/10…Dia 18/10 tive relação e tomei a pílula novamente só que não desceu e hoje já é 03/12 e não mestruei estou preocupada sinto dores na barriga forte e seios inchados e doloridos será que estou grávida???

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Meiry, não é indicado o uso da pílula do dia seguinte assim com frequência pois, ela contém uma quantidade alta de hormônios que desregulam o organismo e podem trazer riscos a saúde. Ela pode sim causar atrasos. Agora é ter paciência e esperar! Se ultrapassar 1 mês dias atraso, faça um exame de gravidez e procure um ginecologista. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário