Aprenda a cuidar da higiene íntima e evite odores indesejáveis

Saúde / Menstruação

Manter-se limpinho e cheiroso pode até ser uma construção cultural. Porém, cuidar da higiene é um momento pra cuidar de si mesmo. Sem falar que ninguém é obrigado a suportar aquele cheiro de quem não sabe tomar banho direito.

Dá uma olhada na lista e confira se você sabe cuidar das suas partes íntimas antes de ligar pra aquela sua amiga ou aquele colega do trabalho pra tomar um chopp:

• Higiene feminina

Foto: (c) Can Stock Photo

– Região íntima

Entenda que essa região tem um cheiro característico, mas não é ruim. Se lá em baixo está cheirando a feira de peixe, aí sim tem coisa errada. O primeiro passo para a higienização nessa área é visitar seu ginecologista. Só ele vai poder dizer se o problema está na falta do sabão ou se existe alguma doença a ser tratada.

-> Os cuidados com a higiene íntima feminina

Se ele disse que está tudo OK, ele provavelmente vai recomendar um sabonete íntimo e hipoalergênico(que não dá alergia). Use conforme as instruções. O abafamento e o calor nessa região também podem causar um cheiro desagradável, então procure ficar sem calcinha sempre que der, evite calças jeans apertadas e abuse de saias e vestidos para o ar circular ali em baixo.

– As axilas também são um local a ser tratado com carinho

Por mais que exista uma enorme variedade de produtos, muitas mulheres parecem não fazer questão de comprar um desodorante bom, o que leva ao famoso cheirinho de cc. Se você sua muito e sente que nenhum desodorante segura a barra, consulte um dermatologista.

Às vezes você pode ter outro problema que leve ao suor excessivo. Se você fica fora o dia inteiro e sente que o desodorante perder a validade ao longo do dia, carregue um sabonetinho e um desodorante na bolsa. Aí é só achar um lugar pra lavar as axilas e reaplicar o desodorante.

– A questão dos pelos

É uma questão polêmica e vai de gosto. Se pararmos pra pensar, raspar ou depilar toda a área íntima é um ato de agressão ao corpo, já que a função dos pelos é proteger determinados lugares. Mas eles também são responsáveis por aumentarem o calor, aumentando as chances de fungos e bactérias se proliferarem por ali.

-> Depilação: qual a melhor opção para você?

Então dê uma aparada ou tire tudo se você não quer cheirar mal.

• Higiene masculina

Foto: Divulgação

– A região íntima também deve ser tratada com carinho

Ainda mais que, pelo mesmo canal, saem urina e sêmen. Não há nada de errado em comprar um sabonete íntimo ou um com ph neutro para lavar essa região. E lavem direito! Porque o cheiro também pode ser bem desagradável.

– Axilas

Homens suam mais do que mulheres. Então não dispensem o uso de um desodorante poderoso! A maioria das mulheres ama homens cheirosos.

– Pelos

Homens acham que apenas as mulheres devem estar “lisinhas” e tudo mais. Acontece que não é nada legal ficar tirando pentelhos da boca. Se vocês não suportam a dor da depilação, pelo menos aparem a região deixando os pelos mais baixinhos e ralos.

Outros cuidados

Higiene em dia é quase um afrodisíaco. E certos detalhes não deveriam passar batido! Preste atenção em coisas do tipo:

– Cabelo sujo
– Unhas compridas e sujas (inclusive a dos pés)
– Mau-hálito
– Muitos pelos

As prateleiras estão cheia de produtos para a higiene íntima, hein gente. Não tem desculpa pra não se cuidar devidamente!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo / Divulgação

Confira também

# Saiba como escolher o absorvente ideal
# Coceira vaginal: entenda os motivos
# O que é fluxo vaginal?
# Tire suas dúvidas sobre absorvente interno

Publicidade

3 comentários

  • Elma Gomes disse:

    q bom vcs tira nossas duvidas.

    Responder
  • Nathalia Brito disse:

    amei 🙂

    Responder
  • Adriana Alves disse:

    amei estes posts………..parabéns.

    Responder

Deixe seu comentário