Saiba como cuidar das unhas e mantê-las saudáveis e bonitas por mais tempo

Dicas de Beleza

Foto: (c) Can Stock Photo

As mulheres sempre estão preocupadas em manter a aparência bem cuidada. Para isso, investem em tratamentos de pele e para o corpo, cuidados com os cabelos e academia ou algum outro tipo de exercício físico para manter em dia a saúde e a forma física.

Porém, além de todos esses cuidados, é preciso dar atenção a algo que nem sempre nos lembramos: nossas unhas.

-> Unhas de pelúcia, como fazer | Unhas felpudas

Aspecto das unhas

Por mais que você utilize esmaltes em suas unhas, não significa que elas estão em boas condições. Para que isso ocorra, é precisa sempre deixá-las fortes e sem aspecto quebradiço, o que nem sempre é tão simples quanto parece.

No entanto, basta saber quais produtos certos utilizar a manter alguns cuidados rotineiros que suas unhas estarão sempre limpas e em bom estado.

-> Como cuidar das cutículas

Cuidados iniciais

Um dos primeiros cuidados que devem se tornar um hábito é cuidar sempre das mãos. Você deve hidratá-las, para que a região fique saudável, além de realizar toda semana uma esfoliação, para que as células mortas sejam removidas.

Saúde das unhas

É possível identificar se a sua unha está saudável por meio de sinais que ela passa. Se, por exemplo, elas estiverem fracas e quebrando com frequência, é possível que o seu organismo esteja com falta de vitamina A, cálcio ou proteína.

Ao notar esses sinais, aconselha-se ir a um dermatologista, para que ele faça uma investigação nesses sinais e, se necessário, faça mudanças em sua alimentação ou lhe recomende algum medicamento.

Uso de esmaltes

Evite passar um esmalte atrás do outro nas unhas, sem que elas tenham um intervalo de tempo para que elas respirem, pois isso também as torna fracas.

Além disso, por mais que já tenha se tornado um hábito hoje em dia, retirar as cutículas com frequência pode prejudicar as unhas, pois são exatamente as cutículas que protegem a unha dos fungos e das bactérias.

-> Como pintar as unhas em casa | Passo a passo

Para que essa proteção não seja prejudicada, é aconselhável que você passe um removedor de cutícula, que elimina apenas o excesso da pele morta.

Além disso, antes de aplicar o esmalte de sua preferência, passe uma camada de base sobre as unhas, que atua como uma proteção a elas.

Procure também substituir a acetona por um removedor de esmaltes, que não resseca as unhas.

Cuidados caseiros

Se você não tem tempo ou dinheiro para ir sempre à manicure cudiar das unhas, pode realizar os procedimentos em sua casa, com produtos caseiros.

Ao utilizar esmaltes em excesso, por exemplo, suas unhas podem acabar se tornando amareladas. Para remover esse aspecto, esfregue com cuidado um algodão embebido em vinagre branco nas unhas, ou então as mergulhe em uma solução de água oxigenada e água quente, uma vez por semana.

Se as unhas estiverem fracas, quebrando facilmente, é possível fortificá-las colocando em cada unha um pouco de alho esmagado. Após alguns minutos, é só enxaguar.

Além disso, você pode deixá-las mais fortes adicionando ao seu esmalte 8 gotas de suco de limão, 5 gotas de iodo branco e alho esmagado. Misture tudo e deixe em repouso por um dia.

No dia seguinte, aplique uma camada do verniz sobre todas as unhas e retire-o após 15 dias.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Fotos de unhas decoradas com bichinhos
# Unhas de caviar, como fazer | Passo a passo

Publicidade

3 comentários

  • Beatriz disse:

    Adorei as dicas … 🙂

    Responder
  • Aline Kermelly disse:

    queria receber dicas de tudo que esta na moda de cabelo,unhas,maquiagem etc…..

    Responder
  • leticia disse:

    adoreii as dicas agr tenho como cuidar das minhas unhas em casa sem precisar sai ;D

    obriigada

    Responder

Deixe seu comentário