Como limpar paredes e tetos

Casa

Como limpar paredes e tetos

Uma faxina em nossa casa só fica completa quando limpamos o teto e as paredes de todos os cômodos, que aparentemente podem não parecer sujos, mas acumulam poeira, sujeira e, na pior das hipóteses, teia de aranha.

A princípio, a limpeza destes locais pode dar a impressão de dificuldade, mas basta apenas alguns cuidados para que tudo saia conforme o esperado.

-> Como acabar com o mofo em sua casa

Para uma limpeza correta tanto do teto quanto das paredes, é preciso utilizar produtos adequados, levando em conta o tipo de revestimento e acabamento do local.

Limpeza de tetos

Mesmo os tetos com pintura podem ser lavados, por isso, não há porque temer que eles fiquem danificados no momento da limpeza, no entanto, aqueles com acabamentos e revestimentos diferenciados podem ser exceções.

Para realizar a limpeza do teto com tintura da sua casa, basta misturar em um balde ½ copo de vinagre, 1 copo de amônia, ¼ copo de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água quente.

Depois disso, utilize luvas de borracha para proteger suas mãos e evitar alergias e mantenha o local sempre arejado para que o cheiro forte da solução não seja inalado. Com a mistura, umedeça um esfregão e aplique no teto, cuidando para que pingos não escorram pela parede.

-> Saiba como limpar sua casa de forma organizada

Tetos com revestimentos

• Acabamento acústico: Tetos com acabamento acústico absorvem o som e não podem ser limpos com produtos químicos e misturas a base de água. Portanto, para realizar a limpeza desse tipo de teto, você só precisa remover toda a sujeira com um aspirador de pó. Se estiver muito sujo, é necessário limpar o teto usando acoplado ao aspirados uma escova com cerdas macias, fazendo movimentos leves para que não ocorram danos.

• Estuque: Tetos decorados em estuque não podem receber limpeza com soluções líquidas, já que a superfície não é pintada e tem textura profunda. Dessa forma, para que o teto revestido em estuque esteja sempre limpo, o melhor método é utilizar um aspirador de pó com escova, tomando os devidos cuidados para que o local não seja danificado.

• Vinil: Para fazer a limpeza de tetos de vinil, utilize apenas produtos de uso geral e um esfregão ou esponja macia para remover as sujeiras.

• Não laváveis: Tetos com revestimento de materiais não laváveis precisam ser limpos com produtos desenvolvidos especialmente para eles. Esses produtos são encontrados em lojas de material de construção.

Se não for possível limpar assim, há casos em que apenas uma pintura no local resolverá a questão e vai manter o teto limpo.

Paredes

Nas paredes as sujeiras como marcas de mãos, arranhões ou poeira acumulada são mais visíveis, e para que elas sempre estejam limpas há alguns truques que podem ser utilizados.

Paredes de tijolo, por exemplo, são mais fáceis de limpar e não necessitam muitos cuidados. Assim, basta apenas utilizar uma esponja  macia com um produto para limpeza de uso geral, ou até mesmo água quente, e deixar as paredes limpas novamente.

Porém, antes de lavar a parede, é necessário certificar-se de que ela pode ser lavada. Para isso, faça o teste em uma pequena área para confirmar se o produto não irá danificar a pintura da parede.

Assim que você se certificar de que a parede pode ser lavada, dê início à limpeza, retirando teias de aranha, poeira ou algum outro tipo de sujeira retida nos cantos, com o uso de um aspirador de pó.

Depois disso, com ajuda de um produto de limpeza geral e uma esponja macia, lave a parede, sempre com movimentos de baixo para cima, para que não apareçam manchas de listrar na superfície.

Se houver quadros, espelhos ou qualquer outro item de decoração nas paredes, retire-os e limpe-os com um pano ou uma escova de cerdas macias, removendo o acúmulo de pó de todas as suas superfícies. A seguir, limpe a parede na área em que eles estavam instalados.

Se houver fitas adesivas na parede, você precisa removê-las com um ferro quente para que não fiquem manchas. Dessa forma, coloque um pedaço de tecido em cima da fita que será removida e pressione o ferro durante alguns minutos, até qie a cola amoleça e a fita se solte da parede.

O que sobrar da cola na parede, você pode remover com um limpador abrasivo, mas sem esfregar muito para evitar danos.

Paredes com revestimentos

• Decorativo: Revestimentos autoadesivos, em sua maioria, são resistentes a gorduras e manchas, já que são feitos com material de vinil, assim, não é preciso muito empenho para sua limpeza. Basta utilizar uma esponja úmida com um produto de uso geral e aplicar sobre todo o local, secando tudo com um pano seco e macio.

• Espelho: Assim como espelhos de parede, espelhos de revestimentos devem ser limpos com uma toalha de papel ou jornal umedecido de um produto específico para limpeza de vidros. Faça movimentos circulares e suaves até que as manchas saiam.

Para uma limpeza perfeita, repita o procedimento com outra folha de papel.

• Metal: O metal também tem limpeza simples, bastando usar uma esponja macia em toda a parede e depois secar com um pano seco e macio, deixando a superfície brilhante.

Por Franciele Bueno / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como tirar manchas do box de vidro
# Como limpar forno e fogão
# Persianas para sala | Fotos e modelos
# Como pintar as paredes e renovar o ambiente

Publicidade

2 comentários

  • Eduardo disse:

    Adorei seu Post
    Esta de Parabéns !!

    Responder
  • Maria Iris disse:

    adorei essa ideias.

    Responder

Deixe seu comentário