Saiba quais são os tipos de ciúmes | Descubra o seu!

Comportamento

Por mais que se diga que o ciúme não é tempero de relação alguma, muitos casais ainda sofrem quando esse tipo de sentimento impede a verdadeira felicidade de ambos. Sentir ciúme gera stress, degaste, desconfiança e pode sim levar ao fim de uma relação caso ele não seja diminuído ou sanado por aquele que o sente.

Foto: (c) Can Stock Photo

Saiba que o ciúme pode se apresentar em diferentes graus, dando origem a seis tipos. Quer descobrir qual é o seu? Confira abaixo a classificação do ciúme e como lidar com ele!

-> Ciúmes, amor ou sentimento de posse?

1. O ciúme saudável

É o mais comum. Esse tipo de ciúme está ligado às inseguranças que todos nós temos. Sabe quando se está numa festa, e de repente entra uma pessoa linda e seu (sua) parceiro (a) dá uma breve olhada? Nesse momento a gente sente um comichão, como se nos sentíssemos ameaçada (a) por tal pessoa.

O ciúme saudável serve para nos lembrar de que nenhuma relação dura pra sempre caso não cuidemos dela todos os dias e de nós mesmos. Para lidar com ele, basta manter em dia a dose de amor-próprio, respeito, confiança, parceria e sexo.

2. O ciúme birrento

É o nível acima do saudável. Este tipo é quando você transforma as olhadas que o outro dá em outras pessoas em motivo de brigas desnecessárias e que arruínam a noite. O tipo birrento faz questão de emburrar a cara numa roda de amigos só porque o outro está tendo um momento social.

Pra driblar, diga que se a pessoa for lhe acompanhar e ficar de cara feia é melhor ela nem ir.

3. O ciúme passivo

Neste tipo de ciúme, o ciumento sofre calado. Não quer que o outro descubra que sente ciúme, e com isso a raiva e a frustração vão tomando conta do ciumento. O ciúme passivo está relacionado à baixa autoestima e à grandes doses de insegurança, como se o ciumento não se sentisse à altura da pessoa que ama.

Pra driblar, faça esforços extras para adquirir mais amor-próprio(mude o visual, pratique esportes, cultive os hobbies antigos).

4. O ciúme muleta

Quem sofre deste tipo de ciúme faz com que o outro se sinta culpado. Tanto o ciumento quanto o parceiro ficam à mercê do outro, e passam a não cultivar a individualidade.

O outro, com pena, passa a ficar mais em casa e a ver menos os amigos e familiares. O ciumento passa a se dedicar extremamente ao outro, esquecendo-se de quem ele é. O casal passa a ser uma só pessoa (fato inaceitável num namoro saudável).

Pra driblar, voltem a cultivar – sozinhos – o que antes deixavam vocês felizes.

5. O ciúme obsessivo

Os ciumentos obsessivos são aqueles que estão sempre em busca de provas de que o(a) parceiro(a) está tendo um caso. Não convencido com o que ele(a) diz, esse tipo fica conferindo SMS, últimas ligações feitas, invade e-mails e perfis sociais do parceiro.

-> Pessoas possessivas, amor verdadeiro ou amor doentio?

Este tipo de ciumento não permite que o outro saia com determinadas roupas ou seja amigo de pessoas do sexo oposto. Pra driblar este ciúme, é importante que a pessoa entenda que você não é chefe ou dono de ninguém. O outro deve ter direito à individualidade a manter a vida social de modo saudável e tranquilo.

6. O ciúme patológico

O pior deles. Esse ciúme é o que mais costuma destruir relações. O ciumento fica numa eterna ânsia de querer controlar o outro, e acaba por sufoca-lo. Desconfia de tudo e de todos, passa a exigir que o outro se isole do mundo. A agressão e a violência podem fazer parte do repertório deste ciumento.

Para lidar com este tipo de ciúme, indica-se um tratamento com terapeutas ou com remédios.

Lidando com os (as) ciumentos (as)

Se a pessoa que você ama sofre de algum tipo não-saudável de ciúme, fica a dica. Você precisa ajuda-lo (a) a perceber e a entender que não existem reais motivos para sentir ciúme. Sente-se com ele (a) e conversem sobre o assunto.

Mostre que a maior prova de amor é quando a gente se desapega e deixa o outro ser livre – o que é diferente de agir como solteiro. Porque como diz o ditado, bode amarrado também pasta. Então

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como driblar mentalmente o próprio ciúme
# Falta de confiança no namoro. O que fazer?

Publicidade

19 comentários

  • Liudmila disse:

    Achei toda perfeição no meu namorado. Ele e muito simples para com toda mulher e essa simplicidade acaba perdendo respeito para comigo. Ele não consegue separar as coisas, mesmas conversas que tem comigo tem com outras. Ele as vezes aceita foto nua de amiga. Eu sinto ciume de tudo isso.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! Realmente você tem motivos para ter ciúmes né, isso não é postura de namorado. Quando assumimos um compromisso, abdicamos de algumas coisas em prol da relação. Converse com ele sobre esse comportamento dele. Creio que se fosse ao contrário ele também não iria gostar. Beijos!

      Responder
  • Thais disse:

    Sofro do ciúme patológico e isso está acabando com a minha relação.

    Responder
    • Suzana disse:

      Eu tambem sofro. E quase perdi meu namorado, porem ele me deu mais uma chance!
      Mais nao consigo controlar

      Responder
      • Dona Giraffa disse:

        Olá Suzana, obrigado pelo comentário!

        Ciúme em demasia não é bom, e muitas das vezes vem acompanhado daquele sentimento de posse.
        Em um relacionamento tem que haver confiança, é o alicerce. Caso contrário, desmorona mesmo.
        Aproveite essa segunda chance e reveja as suas atitudes, eu sei que é difícil mas, é necessário para o bem do seu namoro.

        Boa Sorte!
        Beijos.

        Responder
  • anonimo disse:

    Eu não sou cimenta possessiva, mas tenho MUITO cíumes de algumas meninas que foram minhas amigas (não são mais justamente por esse motivo) que sempre davam em cima dos meus namorados e algumas vezes até perdi um namorado pra elas. Por esse motivo morro de ciúmes que meu namorado converse, seja amigo ou até olhe pra elas, pois tenho trauma desses fatos que aconteceram e não sei como controlar isso. Meu namorado nunca foi de ficar com meninas e tal mas parcece que justamente por ele saber que eu não gosto que ele fale com elas, ele fica em cima. Não sei o que fazer!!!

    Responder
  • Núria ferreira da silva disse:

    vivo uma situação muito decadente acho que amo o meu parceiro mas também o odeio porque o encontrei a trair-me e desde então quero estar por perto dele mas também quero velo longe .sinto-me sufocada por gostar tanto dele q nem consigo entender a vezes q me apetece dar uma virada na minha vida mas não consigo olhar pra frente é como se ele fosse o meu presente e futuro quero me libertar desta droga de sentimento mas não me sinto capaz por favor preciso de ajuda me sinto doente.

    Responder
  • pamela louze simplicio disse:

    acho q tenho todos
    kkkkkk
    tipo eu confio no meu namorado, mas tenho insegurança
    tipo não deixo ele sair , mas confio muito nele …
    issso é ciumes ,ciumes,ciumes de mais
    até sofro por isso 🙁 ♥

    Responder
  • Luana santos disse:

    O meu ciúme é saudável, mas o que eu faço pra controlar?

    Responder

Deixe seu comentário