Saiba como usar corretamente os cremes sem enxague

Cabelo

Nós mulheres sabemos que é praticamente impossível ter um cabelo bonito e saudável sem cuidar dele ao menos um pouco. Aquelas que possuem fios mais difíceis sofrem ainda mais em busca de produtos, cortes e penteados que deem ao cabelo um aspecto agradável e evitem fios ressecados, armados, quebradiços e sem vida.

Creme sem enxague

Foto: (c) Can Stock Photo

Uma das opções mais utilizadas pelas mulheres são os cremes sem enxágue, um adicional ao creme condicionador. Nos últimos anos a diversidade aumentou bastante e cremes hidratantes e para pentear ganharam inúmeras opções sem a necessidade de enxágue, junto com silicones, pomadas e reparadores de ponta, que melhoram o visual e a saúde dos fios.

Porém, por mais simples que pareça, o uso desses cremes sem enxague, chamados de leave-in ou leave-on deve seguir procedimentos corretos, que farão com que o resultado que eles oferecem seja o mesmo em seu cabelo.

Leave-in e Leave-on

Embora tenham nomes diferentes, esses cremes com nomes em inglês nada mais são do que o nosso conhecido creme sem enxague. Compostos geralmente de óleos vegetais, silicones e filtros protetores contra os raios ultravioleta, eles têm como finalidade manter os cabelos hidratados, livres de frizz ou armação e sempre sedosos.

-> Como acabar com o frizz dos cabelos

Porém, para que esse efeito ocorra, você precisa antes fazer a lavagem com shampoo e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo.

Cabelos cacheados

Donas de cabelos cacheados ou enrolados são grandes consumidoras desses cremes sem enxague, e os utilizam tanto após a lavagem do cabelo quanto pela manhã, para que pentear os fios seja uma tarefa mais fácil.

Com o uso de leave-in, os cachos podem se tornar mais definidos se estiverem ainda molhados e as pontas das mechas forem amassadas com as mãos.

-> Cortes para cabelos cacheados | Dicas e modelos

Dicas para o uso dos cremes

Há muitas dicas de uso dos cremes sem enxague que facilitam o cuidado com os fios e garantem um ótimo aspecto ao cabelo.

Uma dessas dicas é para que o produto seja aplicado na palma das mãos e depois esfregado no cabelo, para que o calor acionado faça com que componentes que podem aderir demais ao cabelo e o torne pegajoso se perca. É importante também passar bem o produto nos fios, distribuindo de forma uniforme, porém, não passe o creme na raiz, para que não deixe-a oleosa.

O produto tem mais eficácia se for aplicado ainda com os fios molhados, o que dá um resultado final mais natural. É possível também espirrar água neles secos, molhando-os o suficiente para que o creme possa se espalhar bem.

Se o cabelo estiver com o creme, evite fazer escova ou chapinha. Como o produto não é feito para suportar o calor, se você realizar esses procedimentos com o cabelo seco evitará o cheiro de produto queimado e o efeito garantido será alcançado.

Evite misturar o creme de pentear com algum outro produto, como creme de pentear com gel, spray, pomada, óleo, creme pré-escova e outros, pois essa mistura, além de ser desnecessária, pode prejudicar os fios.

O creme sem enxague pode ser utilizado todos os dias, contanto que seja em uma quantidade moderada, para que não pese os fios e os deixe se movimentar naturalmente.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?
# Como cuidar dos cabelos cacheados
# Dicas para reduzir o volume do cabelo
# Como saber se o cabelo está caindo além do normal

Publicidade

Deixe seu comentário