Qual a melhor idade para engravidar?

Gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Embora muitas mulheres hoje em dia tenham decidido não ter filhos, há ainda uma grande parcela que sonha com a maternidade.

Para algumas delas, porém, o sucesso profissional é prioridade e casar-se e ter filhos fica para uma segunda fase da vida, depois que sua carreira já estiver consolidada e ela tenha condições até mesmo de criar uma criança por conta própria, sem a necessidade de um pai presente sentimental e financeiramente.

Em todos os casos, para mulheres que priorizam a maternidade ou aquelas que resolvem engravidar mais tarde, uma dúvida é comum: qual é a melhor idade para a gestação do bebê?

Fertilidade

Mesmo com a primeira menstruação, um sinal de que o corpo da mulher já está apto a receber um feto, não significa que ele já esteja perfeito a partir dessa fase. Especialistas apontam que apenas após os 18 anos o sistema genital feminino chega ao seu amadurecimento total.

-> Conheça os principais inimigos da fertilidade

Assim, é recomendado que as mulheres tenham seu primeiro filho a partir dos 20 anos, até os os 30, quando a fertilidade da mulher está no auge.

Momento ideal

De toda forma, não existe uma fórmula matemática e científica que mostre qual é a melhor idade para engravidar. Na verdade, esse momento depende muito mais das condições emocionais e da logística envolvendo a mulher e a gravidez.

Se ela se sente preparada para criar uma criança, se este é o momento certo tanto pessoal quanto profissionalmente, então ela provavelmente chegou ao momento certo.

Mudança do tempo

Também uma questão social, a média de idade com que as mulheres têm seu primeiro filho tem mudado nos últimos tempos. Há algumas décadas, a média ficava entre 22 e 27 anos. Já em 2006, o número de mulheres com mais de 35 anos que estavam em sua primeira gestação cresceu consideravelmente.

O fator saúde

Ter um filho depende muito mai das condições psicológicas, no entanto, quanto mais tarde ocorrer a gravidez, mais problemas podem ocorrer.

O primeiro deles está relacionado à produção e qualidade dos óvulos, que diminui com o tempo, aumentando a dificuldade de ocorrer uma gestação.

Além disso, os riscos de complicações como aborto, hipertensão na gravidez, parto prematuro e má formação do feto são maiores.

No entanto, com o avanço da medicina, uma gravidez bem planejada e acompanhada de alimentação saudável, prática de exercícios físicos e acompanhamento médico regular podem tornar a gravidez bastante tranquila e sem maiores problemas tanto para a mãe quanto para o bebê.

Vantagens de uma gravidez tardia

Embora a maioria dos estudos aponte que é melhor ser mãe enquanto se está mais jovem, há outros que afirmam que enquanto o relógio biológico da mulher funcionar, a mulher que for mãe entre 30 e 34 anos terá uma saúde melhor a longo prazo do que aquela que foi mãe antes dos 20 anos.

-> Engravidar depois dos 40 anos | Fator idade, problemas enfrentados e prevenção

De acordo com estes estudos, mulheres que são mães dos 27 aos 34 anos têm vários benefícios para a saúde. Um exemplo estudado foi o de que mães precoces tiveram mais problemas, enquanto aquelas que tiveram uma gestação tardia tiveram problemas em menor quantidade.

Além disso, as mulheres mais maduras costumam ter um comportamento de menor risco, além de serem bem resolvidas em termos de educação, finanças e psicologicamente.

Ao passo que mulheres mais novas podem sofrer interferência na realização educacional, além de haver mais chances delas se tornarem mães solteiras, sofrerem com o desemprego e até mesmo terem uma baixa renda financeira.

De toda forma, antes de decidir qual a melhor idade para engravidar, a mulher precisa consultar um médico especialista e, junto com ele, fazer uma análise das vantagens e desvantagens que podem ocorrer. Ciente de todos os possíveis desdobramentos, é possível fazer uma escolha consciente, que seja benéfica para todos.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Publicidade

6 comentários

  • Marlene dos Santos Ernesto disse:

    Adoro o mundo feminino então gostaria de receber dicas actualizadas deste mundo.

    Responder
  • nessa disse:

    Minha menstruação está atrasada 75 dias ja fiz 4 teste de farmácia e deu negativo estou preocupada

    Responder
  • Carolina disse:

    Uma mulher de 48 anos tem chances de engravidar ?

    Responder
  • AMANDA disse:

    ESTOU COM 5 DIAS COM A MINHA MESTRUACAO ATRASADA E ESTOU SINTIMO MUITO BOM NA MAMA TIPO COMO SE TIVER ENCHADO OU CRENCENDO E DOR DE COLICA SE QUE POSSO ESTA GRAVITA O QUE EU FACO TEM MEDO DE FACE O TESTE E DA NEGATIVO

    Responder
  • angelica disse:

    fiz o exame d samge mas deu negativo depois de quantos dias devo ir de novo fazer o exame? pois eu suspeito estar gravida..

    Responder
  • luciana disse:

    Tenho medo de engravidar só casada a 12 anos.

    Responder

Deixe seu comentário