O que é menstruação irregular?

Saúde / Menstruação

A menstruação irregular é caracterizada por não possuir um padão regular no intervalo que ocorre entre um período menstrual e o período seguinte.

Normalmente, a menstruação regular tem uma média de intervalo de 28 dias, mas é possível que chegue até a 40 dias e isso não seja caracterizado como irregular, contanto que o intervalo seja sempre o mesmo.

menstruação irregular

Foto: (c) Can Stock Photo

A partir do momento que a menstruação acontece com intervalos menores que 21 dias, não vem em um mês e vem em outro ou tem atraso de 10 dias ou mais dentro de um mês e é adiantada no mês seguinte, é sinal de que a menstruação é irregular.

Quando o período atrasa por 1, 2 ou 5 dias, é um acontecimento normal, e dependendo da situação, até aqueles superiores a 10 dias podem ser normais, contanto que não ocorra com frequência e esteja atrelado a outras causas.

Por que a menstruação atrasa?

Basicamente, o atraso da menstruação ocorre devido a fatores físicos e emocionais, que podem desregular o ciclo de 28 dias. Como o aparelho reprodutor é controlado pelo cérebro, sendo ele o responsável por liberar estímulos, através das glândulas hipófise e hipotálamo, para que outros hormônios sejam liberados, é compreensível que qualquer alteração contribua para um atraso em suas atividades normais.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Hoje em dia, com a agitação em nosso dia a dia, os fatores emocionais e hormonais que atrasam a menstruação têm ocorrido com maior frequência, deixando muitas mulheres com vida sexual ativa preocupadas sob o risco de uma gravidez inesperada.

No entanto, antes de você correr até a farmácia comprar um teste de gravidez, saiba os principais motivos físicos e psicológicos que tornam a menstruação irregular:

Ganho ou perda excessiva de peso e má alimentação

Ao ganhar ou perder peso com muita rapidez, o metabolismo do corpo sofre modificações. Quando há excesso, a produção de insulina prejudica o funcionamento hormonal; na perda de peso em excesso, os óvulos não são liberados pelos ovários, em um extinto de preservação corporal.

Mulheres com peso excessivo sofrem mais com ovários policísticos, prejudiciais à fertilidade. Além disso, dietas baseadas no exagero, com falta de nutrientes, ou então má alimentação e muita ingestão de carboidratos podem desregular a menstruação. Para que isso não ocorra, o recomendado é uma deita equilibrada.

• Cafeína

Ao ingerir muito refrigerante à base de cola, o intervalo entre as menstruações pode ser menor. Quando há uma quantidade menor ingerida, a menstruação atrasa. Isso ocorre também com mulheres que tomam muito café ou usam medicamento ou alimentação que contenha cafeína. Se você utiliza ela em excesso, pode ser que seu metabolismo esteja sendo afetado e, consequentemente, sua menstruação também.

• Estresse

Quando você passa por algum problema que a deixa estressada, ansiosa ou traumatizada, o cérebro libera adrenalina, responsável por alterar o envio de estímulos do cérebro para os ovários, responsáveis pela progesterona e estrogênio que regulam o ciclo. Assim, quando ocorre um problema psíquico, o ciclo menstrual pode ser alterado.

• Medicamentos e quimioterapia

Esses dois fatores podem ser responsáveis por alterações no ciclo menstrual. Por isso, é importante sempre ler a bula dos medicamentos e consultar o médico para saber quais são as possibilidades de um determinado remédio causar esse tipo de problema.

• Álcool, cigarro, nicotina, tabaco e drogas

Todas essas substâncias alteram os estímulos cerebrais e, como consequência, desregulam todo o organismo, inclusive o ciclo menstrual.

Problemas uterinos, exercícios físicos em excesso, desequilíbrio hormonal causado pela perimenopausa, síndrome de ovários policísticos ou predomínio do estrogênio e o parto também podem interferir na regulação da menstruação, portanto, a qualquer sinal de que algo está errado, o certo é procurar um ginecologista para que ele examine a causa.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Sintomas de gravidez nos primeiros dias
# Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Publicidade

18 comentários

  • StefanieS disse:

    Dias da minha menstruação,

    15/08,12/09,21/10,16/11,21/12, tenho dúvidas, será q minha M é regular?

    Responder
  • Ingrid disse:

    Meu ciclo menstrual era bem normal, 3 dias e eu só sentia enchaqueca, depois que meu filho fez dois anos e tirei o peito dele, meu ciclo está totalmente desregulado, nos últimos dias tenho sofrido bastante com enjôos, diarreia, muita tontura, e meu ciclo está ficando duas semanas ou mais, e dessa vez o intervalo não durou nem duas semanas direito, o que pode estar acontecendo, não estou tomando anticoncepcional, isso está acabando comigo, o que posso fazer para aliviar esses sintomas??

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ingrid, olha o melhor a fazer é procurar um ginecologista para exames de rotina. Realmente não é normal um ciclo assim tão irregular. Beijinhos!

      Responder
  • Jú Menezes disse:

    Meu ciclo menstrual é de 21 dias, tenho 11 meses q fiz uma cirurgia de uma gravidez ectópica, sinto muita cólica, antes e durante a menstruação, além de muitas pontadas no pé da barriga e tontura, isso é normal? Já estou tentando engravidar novamente mas sem sucesso.😞

    Responder
  • rosicleia tavares dos santos disse:

    Eu queria saber ser eu fazer sexo depois de dois dias após o término da menstruação, eu ocorro o risco de engravidar mesmo usando camisinha?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Rosicleia, a camisinha é um método bem seguro então, é pouco provável. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário