Falta de confiança no namoro. O que fazer?

Relacionamento

Muito se diz sobre a fórmula perfeita para os relacionamentos durarem bastante. É impossível chegar num consenso, já que cada casal é único. Pode não existir uma verdade absoluta, mas existem certos elementos que são imprescindíveis se vocês querem fazer a relação dar certo e mais saudável. Dentre eles, temos o fator confiança.

Foto: (c) Can Stock Photo

Como ela é um dos grandes pilares de toda boa relação, ela não pode ser fraca. Se você sofre por não confiar no(a) parceiro(a) ou porque sabe que ele(a) não confia em você, confira algumas dicas de como lidar com isso:

-> Pessoas possessivas, amor verdadeiro ou amor doentio?

Da onde vem?

O sentimento de não confiar no outro pode ter várias raízes. Muitas vezes, a pessoa tem dificuldade para confiar no outro porque já foi traída alguma vez, não necessariamente num outro relacionamento, mas por amigos ou parentes.

Ou então, a falta de confiança pode ter origem no medo de se perder a pessoa amada para outra pessoa. Nesse caso, a pessoa que desconfia é normalmente ciumenta, possessiva, neurótica e controladora, características que deveriam ser excluídas de todos nós. Independentemente de onde venha esse sentimento, é hora de deixa-lo de lado caso você não queira que seu namoro acabe.

Há motivos reais?

Confiar cegamente numa outra pessoa eu diria que é até utópico. Pessoas mudam a todo o momento, e nem sempre dá pra prever as ações dos outros. O processo de confiar no seu parceiro (a) tem a ver com a realidade. Pergunte-se: há motivos reais para eu me sentir assim?

-> Ciúmes, amor ou sentimento de posse?

Entenda que numa relação funcional, é preciso existir uma vida social além da vida de casal. Com isso, é importante sair sozinho (a) com os amigos, ficar um tempo sozinho (a), não abandonar velhos hobbies, continuar cuidando do corpo. Quando nos amamos de verdade é que somos capazes de amar outra pessoa.

Aquele (a) que está ao seu lado optou livremente por isso, ninguém o forçou (a) a namorar você. Então não há porque proibir as saídas com os amigos, as conversas com amigos do sexo oposto, os telefones, as SMS, as notificações do Facebook. Além de fazer o parceiro sofrer, você acaba sofrendo também por ficar sempre nessa dúvida de “ele (a) está me traindo ou irá fazê-lo em breve”. Muita gente gosta de ficar procurando pelo em ovo, e isso só dá motivos para brigas desnecessárias.

A coisa muda quando você percebe que o parceiro está agindo diferente, e começa a mentir, encobrir informações, ficar extremamente romântico do nada(pois quem trai tenta compensar a culpa). Mas caso não haja nenhum indício dessas coisas, não tem porque não confiar.

Conversas alheias

Fofocar pode parecer algo banal, como também pode ser o motivo para muitas brigas entre vocês. As pessoas irão continuar com a arte da fofoca por muito tempo, quer você queira ou não. Solteiro (a) ou namorando, você sempre está passível de ser o alvo de fofocas.

Não permita que “achismos” alheios envenenem sua mente e te façam ver coisas que não existem. E nunca deixe de conversar com seu parceiro (a) sobre isso. É importante que ele(a) saiba que você se sente assim, e só então vocês não deixam que esse assunto se torne um tabu. Além disso, seu parceiro (a) é quem vai lhe garantir e dar provas reais e racionais de que não há motivo para a sua desconfiança.

Caso tenha acontecido alguma traição dentro do namoro de vocês, existem duas opções: ou vocês se perdoam de verdade e não fiquem jogando o erro alheio na cara do parceiro (a) ou conviver com isso se torna tão difícil que a melhor coisa é terminar.

-> Veja 10 passos essenciais para superar uma traição

Lembre-se que confiança é algo construído lentamente, mas que nunca chega a 100%, e nem deve. Racionar certos sentimentos (como a desconfiança ou o ciúme) é o segredo para que eles sumam de dentro de você.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Ciúmes, amor ou sentimento de posse?
# Como ser romântico: Um guia simples e eficaz
# Como driblar mentalmente o próprio ciúme
# Dicas para ter um relacionamento duradouro

Publicidade

45 comentários

  • Ludymilla disse:

    Amei este post ..ele serviu como uma base de ajuda para um erro cometido recentemente!
    É ótimo para quem quer reconquistar a confiança do seu parceiro ..

    Responder
  • CATIELLE SILVA DE ARAÚJO TANNUS disse:

    eu tenho um namorado que fica olhando meu celular meu zap meu face e ainda fica proibindo de visitas opostas e anda não quer que eu tenha nenhuma amizade com pessoas do sexo masculino etc o que eu faço e ainda fica atras de mim vendo o que eu estou conversando desconfinça total em mim

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Nossa amiga, ele fica muito em cima de você, vai chegar uma hora que você irá se sentir sufocada. Parece que ele não confia em você. Converse com ele sobre esse comportamento e mostre para ele que isso não é sadio. Cabe a você não permitir que ele te controle desse jeito, se deixar a primeira vez, sempre será assim. Cuidado! Beijinhos!!

      Responder
    • Ludymilla disse:

      Fez algo errado e ele chegou a descobrir?
      No meu caso foi isso ..porém agora é só botar na cabeça o real valor que meu parceiro tem e buscar não ir atrás de outras alegrias á fora ..
      FOI ASSIM COM VC?

      Responder
  • Hercília Silva Santos disse:

    ola, eu namoro a 1 e pouquinho com meu namorado, ele nunca me deu motivos para desconfiar, mas um tempo atras peguei uma msg dele uma ex, dizendo que eles iram se ver. Conversei com ele e ele me disse que não tem nada e que não viu a ex, e que ele quer ficar comigo e gosta do relacionamento entre nos, porem eu não sei se devo confiar denovo. Não sei o que fazer

    Responder
  • Anne disse:

    Esses dias eu e meu namorado estamos brigando muito, ele está desconfiando de mim, pensando que estou querendo o menino da minha escola, mais tudo isso é mentira, não estou querendo ninguém, estou completamente apaixonada por ele(meu namorado), só que ele cria muito coisa na sua cabeça, e faz com que o clima fique estranho, quero mostrar para ele que não quero ninguém além dele, por quer o amo, amo muito, é não quero perder-lo, não sei o que fazer!?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Anne, converse com ele sobre isso. Em um relacionamento tem que haver confiança em primeiro lugar. Beijos!

      Responder
  • Juh disse:

    Olá sou Juh, estou passando por uma situação com meu namorado justamente por causa de desconfiança, desde quando começamos a namorar ele vem escondendo coisinhas bestas de mim, tipo… descobri que ele saia pra festa com os amigos sem me falar nada e não foi só uma vez foram umas 3 vezes e todas as vezes ele tinha uma desculpa, uma foi o amigo que chegou de viagem, outra o irmão e a outra foi um aniversário de um amigo. Ele me pediu desculpas todas as vezes e falava que não iria mais acontecer e fazia de novo. É foda viver um relacionamento assim, onde tem mentiras tem outras coisas também, e pra piorar a minha desconfiança uma vez quis fazer uma surpresa na verdade eu já estava com uma intuição de que eu iria descobrir algo naquela noite e foi dito e feito, cheguei lá no AP dele o carro dele n estava na garagem, fiquei esperando ele, até que chegou e estava com uma garota no carro só vi a sobra dela pois foi quando ele deu a volta e a luz de outro carro que vinha refletiu dentro do carro dele…. Meu Deus!!!!!!, eu nem chorei na hora sabe me senti tão fria naquele momento em estado de decepção, e certeza prq todo momento eu sabia que tinha algo errado, Mas depois eu fiquei pensando como que uma pessoa é capaz de ser tão fingido, ele ainda negou disse q tava em casa e tal, como se eu estivesse louca de ter visto ele, mas em fim depois no dia seguinte ele assumiu mas veio com outra desculpa que eu não acreditei mas fingi que acreditei, ele chorou pra eu voltar pra ele pediu mil desculpas etc. disse que iria ser do meu jeito e eu voltei , mas não ;e a mesma coisa eu não consigo conter essa insegurança e não é culpa minha é dele, ele já errou muito comigo e eu não consigo ficar de bem comigo mesma só penso que a qualquer momento ele vai me trair vai continuar fazendo as coisas escondido, não consigo confiar e nem deixa-lo, gosto muito dele mas eu não consigo ser feliz com essa minha desconfiança, eu não sei oq fazer mas estou quase desistindo de levar a diante esse relacionamento, não sei quem vai desistir primeiro, eu gostaria muito de não me sentir assim mas ele estragou tudo. Só voltei prq eu ainda amo ele , mas preferia acordar um dia e não sentir mais nada por ele.

    Responder
  • josy disse:

    Olá Fanny também estou passando pela mesma situação
    como é ruim isso😔

    Responder
  • Adriana da silva disse:

    amei tudo me manda no meu email

    Responder
  • Franciele disse:

    Passo por algo parecido. A ex do meu namorado faz questão interagir com a família dele por redes sociais, penso que ainda ele possa gostar dela porque é bem notório que ela ainda gosta dele. Aliás a família dá muita liberdade pra ela, que é isso que ela quer. Ele não tem ela nas redes sociais, mas em compensação a família dele tem e isso me chateia muito. E todas as vezes que saio com a família dele a irmã dele faz questão de falar da ex. Tem vezes que penso que não vou aguentar e já pensei até em terminar com ele por conta disso. Já estamos com 1 ano e 9 meses e nada muda.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Nossa Franciele, que situação chata. O seu namorado teria que se posicionar quanto a isso frente a família dele. Claro que a amizade por ela pode até existir mas, em primeiro lugar deve haver o respeito com você.

      Responder
  • Mirian santos disse:

    Olha, no meu caso eu sou a ciumenta, já passamos por diversas provações por isso motivo de tanto ciumes, as vezes eu não sei se é ciumes ou desconfiança, pois ele já me deu motivos pra desconfianças, hj ele mudou mais a ferida em mim não cicatrizou, ai dificulta o nosso relacionamento, eu amo ele muito, não quero perder, o motivo de nossas brigas é meninas, amigas dele, poxa ele chamava as amigas de amor!, isso é inadimissivel pra qualquer mulher, me ajude gente quem tiver um conselho bom manda pór email pra mim por favor

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Mirian, obrigado pelo comentário!

      Se você não gosta da forma como o seu namorado trata as amigas, converse com ele sobre isso.
      E se ele já te deu motivos para desconfianças no passado e houve mudanças da parte dele, de um voto de confiança. Pois, se vocês já passaram por provações e estão juntos até hoje, é porque realmente existe amor.
      Em um relacionamento tem que haver confiança, é o alicerce. Caso contrário, não vai muito longe.

      Boa Sorte!
      Beijos.

      Responder
  • Sabrina disse:

    Comecei a parar de confiar no meu namorado quando ele se distanciou de mim. Quando no separamos ele me desprezou muito, olhava para mulheres na minha frente, etc. Quando ele me procurou, querendo voltar, eu ainda estava muito vulnerável e cedi. Mas depois a confiança foi ladeira abaixo. Descobri que ele falava mal de mim, consumia pornografia, apesar de criticar o pai dele por fazer o mesmo. Arrumava um monte de amiguinhas na internet e nunca falava que tinha namorada. Hoje parece que algumas coisas mudaram, mas o que são as aparências? Não consigo mais confiar nele e não o acho digno de confiança. Não sei nem se acredito nos sentimentos dele por mim. Me sinto muito confusa em relação a isso.

    Responder

Deixe seu comentário