Conheça os principais exames ginecológicos

Prevenção de doenças

Chega uma fase na vida da mulher, geralmente depois que ela inicia sua vida sexual, que certos exames ginecológicos passam a ser necessários, pelo menos uma vez ao ano.

Foto: (c) Can Stock Photo

O mais conhecido de todos é o Papanicolau, que ajuda a detectar o câncer de colo de útero, o que indica que toda mulher deva fazer esse exame, sempre. Outros exames, não menos importantes, que também devem fazer parte da vida da mulher são:

-> Conheça algumas doenças tipicamente femininas

– Ultrassom pélvico

É um exame que checa toda região do útero e ovários em busca de alguma alteração no organismo, como pólipo, mioma, nódulos e cistos.

– Colposcopia

Exame realizado no próprio consultório médico através de um aparelho, o colposcópio, que permite a visualização do colo do útero e da vagina, permitindo assim que se perceba diversas lesões, benignas ou malignas.

– Rastreamento infeccioso

É um exame que detecta sífilis, hepatites e HIV no organismo. É realizado através do exame de sangue.

– Citologia e microflora vaginais

São exames que diagnosticam um eventual câncer antes mesmo dele se instalar no organismo. Esses também auxiliam na prevenção de tumores nas mamas, nos ovários, no útero e nas trompas.

– Mamografia

Após os trinta e cinco anos, a mulher deve fazer esse tipo de exame a cada dois anos, sendo que após os quarenta, recomenda-se que o mesmo seja feito anualmente. É muito importante para se detectar um provável câncer de mama, a tempo de tratá-lo.

Todos esses exames tem cobertura do SUS, o que não justifica deixar de fazê-los todos os anos.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Coceira vaginal: entenda o motivos
# Infecções vaginais: Por que acontece comigo?

Publicidade

Deixe seu comentário