Como superar de vez o fim de uma relação

Relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Quando um relacionamento chega ao fim, nem sempre estamos preparados para isso, ou esperávamos que o fim pudesse acontecer.

Dependendo do quanto você gosta de alguém e o tempo que estão juntos, às vezes é difícil superar o fim e seguir em frente.

-> 10 dicas para esquecer um grande amor

No entanto, todas as relações, quando começam, correm o risco de terminar, por isso é preciso estar sempre preparado para passar por situações como esta, por mais que seu desejo seja o de passar a vida toda com a pessoa.

Portanto, se o seu relacionamento acabou e você ainda está meio perdida, veja algumas dicas para superar de vez o fim:

Faça um tempo de luto

Não há como passar por uma perda significativa sem sofrimento, a menos que a pessoa não tivesse muita importância a você. Por isso, o tempo de luto é importante, para que você consiga trabalhar a ideia da perda e superá-la. Quando as pessoas tentam evitar a dor, podem acabar piorando a situação e prolongando o sofrimento.

Aceite o fim

Depois da fatídica conversa que leva ao adeus, muitas vezes consideramos que logo tudo voltará a ser como antes, achando que o rompimento não é definitivo. Porém, esse pensamento na maioria dos casos é errado, e o fim significa exatamente que não terá volta, que tudo acabou.

-> Como esquecer um amor não correspondido

Entender isso e aceitar muitas vezes é difícil, mas é preciso compreender que se o romance acabou, é porque a vida em comum não é mais a coisa certa para, pelo menos, um de vocês. No momento em que aceitamos que a outra pessoa não nos ama, que o sentimento acabou, por mais que doa, é quando poderemos nos sentir preparados para seguir em frente.

Analise o que aconteceu

A tendência quando terminam um relacionamento conosco é criar uma mágoa da pessoa e até mesmo culpá-la pelo fim. Porém, é preciso avaliar tudo que ocorreu, relembrar fatos do passado e analisarmos nossa parcela de culpa no caso. Desabafar com os amigos, receber o carinho deles e da família sempre é bom, mas evite fazer-se de vítima, se deixar influenciar ou guardar mágoas.

Crie uma lista

Algumas mulheres, mesmo que o fim do relacionamento não seja amigável, costumam por muito tempo idealizar seus ex-parceiros, colocá-los até mesmo em um pedestal inalcançável. Relembrar os momentos bons pode ser inevitável, ainda mais quando demoramos para achar alguém que nos agrade, mas é importante, para rebater essas boas lembranças, recordar também dos momentos ruins, dos defeitos da pessoa e detalhes irritantes, que não te agradavam, mas por algum motivo você relevava.

Nesse momento, vale a pena até mesmo lembrar de como sua sogra implicava com a forma de você se vestir ou da mania do seu ex de deixar roupas espalhadas pelo quarto.

Afaste-se das redes sociais e do seu ex

Com a quantia de informações compartilhadas hoje em dia no Twitter e no Facebook, fica muito mais fácil saber da vida de todo mundo, inclusive do ex. Chegar o tempo todo as fotos que ele publicou, os recados que recebeu e as novas amizades é uma verdadeira tortura e pode se tornar um vício. Ao tentar manter-se informada sobre todos os passos que ele dá e se ele está com outra pessoa, a ferida só vai aumentar e você dificilmente conseguirá esquecê-lo.

Evite também continuar vendo a pessoa como se nada tivesse acontecido ou encontrá-lo sem nenhuma necessidade, porque isso também é um fator que dificulta a superação do fim.

Goste de si mesma

Há casais que são tão parecidos, com os mesmos gostos, os mesmos pensamentos e isso pode significar que um está se anulando pelo outro. Quando a relação termina, a pessoa fica perdida, sem saber exatamente do que ela gosta por conta própria, sem precisar agradar ou se adequar a alguém.

Portanto, aproveite esse tempo para se descobrir, experimentar novas atividades, conhecer pessoas diferentes e realizar coisas que te façam sentir feliz e se gostar.

Saia com os amigos

Depois de um tempo de luto, nada de ficar em casa isolada. Saia com seus amigos para uma balada, show ou barzinho e divirta-se na companhia deles. Aproveite também para passar um tempo com a família, rever pessoas que há muito você não via e fazer novos amigos.

Em muitos casos, a companhia de amigos e familiares é melhor do que sair com outros homens na tentativa de esquecer o ex, principalmente se sua intenção for apenas esta, por medo de ficar sozinha ou de que seu ex apareça com outra pessoa antes de você.

O fim de uma relação não significa que você nunca mais encontrará alguém ou fracassou, portanto, aproveite a solteirice para se divertir, viajar, paquerar e ter novas experiências na vida.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# 10 erros na busca de um novo amor
# Como esquecer um amor
# Os cinco erros mais comuns no relacionamento
# Erros de comunicação mais comuns num relacionamento

Publicidade

3 comentários

  • Emerson Alves disse:

    Estou separado há um mês, depois de um relacionamento de 5 anos e 6 meses. Estou acabado pelo fato se saber que depois de tudo oque aconteceu, hoje ela tem outro. Eu já fiquei com outras garatas, mas me sinto pela metade, não é oque eu gostaria. Estou disposto a superar, mas minha mente fica acabada quando lembro que tem outra pessoa recebendo e dando os carinhos que um dia foram meus.

    Responder
  • BABI disse:

    pois eu estava a 13 anos com ele ,simplesmente ele disse que não dava mais mas que me amava muito ainda, tenho um filho de três anos amo ele de mais só que ele arrumou uma namorada atrás da minha casa td dia vejo o carro dele lá essa semana ele pediu pra voltar mais no outro dia disse q estava indeciso isso já se passou quase 2 meses estou enlouquecendo e agora vieram me falar que ele estava usando drogas não sei mais oq faço as vezes acho q vou enlouquecer….

    Responder
  • Jack disse:

    As dicas são ótimas, estou tentando cuidar mais de mim mas está muito difícil foram seis anos juntos o meu primeiro namorado, não esperava que o nosso casamento fosse acabar tão de repente ainda não consigo me conformar com a separação, mais pelo fato dele ter mim trocado por outra e por trabalharmos juntos. Sempre que o vejo dá um aperto enorme no peito. Espero que eu consiga superar isso logo e desejo o mesmo a todos.

    Responder

Deixe seu comentário