Gravidez psicológica, sintomas e diferenças

Gravidez

Quando a mulher passa por algum transtorno ou alteração psicológica, devido à ligação do ciclo menstrual com o hipotálamo (centro das emoções), é possível que seu organismo desenvolva algum desequilíbrio na menstruação e desencadeie um atraso no ciclo. (Menstruação atrasada, o que pode ser?)

Gravidez psicológica

Juntamente com esse atraso, é possível que ocorram sintomas como enjoo, seios doloridos e aumento do abdômen, que podem gerar certa confusão e fazer a mulher concluir que está grávida.

Comumente essa pseudo-gravidez ocorre em outros mamíferos, mas os seres humanos também correm esse risco.

Nesses casos, a gravidez falsa pode ser apenas psicológica, mas a mulher poderá desenvolver alguns sintomas que levarão ela a crer que realmente está gerando uma criança em seu útero.

Sintomas desenvolvidos na gravidez psicológica

Além de enjoo e dor nos seios, é possível que a mulher tenha outros sintomas que geram a confusão da gravidez. São eles:

• Interrupção do ciclo menstrual;

• Ganho de peso;

• Distensão abdominal, com aumento da barriga da mulher exatamente da forma como aumentaria se houvesse um feto;

• Amolecimento do colo do útero;

• Aceleração ou movimento fetal, mesmo sem que exista um feto para se mexer dentro da barriga.

> Primeiros sintomas de gravidez

Com tantos sintomas em comum, por mais que os ultrassons não revelem a presença de nenhum feto no útero da mulher, não é de se estranhar que em alguns casos até os médicos têm dificuldade para distinguir uma gravidez real de uma psicológica, conseguindo chegar a essa conclusão apenas após alguns meses, quando o ultrassom será mais claro.

Causas

Embora muitas pessoas acreditem que apenas mulheres com um intenso desejo de engravidar desenvolvem essa gestação psicológica, essa afirmação não é correta. Isso porque a falsa gravidez tende sim a ser desenvolvida por mulheres com um forte desejo de ficarem grávidas, mas também por aquelas que têm grande receio de engravidarem.

Nessa situação, a gravidez ocorre por estas mulheres, mesmo com grande receio de ficarem grávidas, desenvolverem inconscientemente uma gestação psicológica.

Quando as mulheres buscam engravidar incessantemente, a falsa gravidez ocorre também devido ao inconsciente, que deseja de todas as formas gerar um feto.

Precauções

Embora o diagnóstico de uma gravidez psicológica possa demorar, é possível identificar mulheres com potencial para desenvolver esse tipo de problema.

Para isso, leva-se em conta o tamanho de seu desejo por gerar um filho, além da dificuldade que ela tem para engravidar. Quanto mais difícil for, maiores as chances. Na gravidez psicológica nota-se também uma sensibilidade da mulher muito maior que o normal, e o medo de perder a criança também ultrapassa os limites tidos como normais.

Como agir

Em casos de um diagnóstico positivo, os familiares da mulher devem mostrar todo apoio e compreensão quanto ao problema.

Dependendo do caso, às vezes os familiares preferem informá-la de que houve um aborto espontâneo ao invés de contar sobre a gravidez psicológica, com medo de que a mulher sofra com a notícia e possa ter outros problemas mais graves ainda.

Não é possível afirmar que todo esse processo irá terminar sem que nenhum trauma ocorra, portanto, é aconselhável que a mulher comece uma terapia apropriada e receba muito carinho das pessoas que a cercam.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Confira alguns mitos sobre a gravidez
# Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Publicidade

49 comentários

  • Lucineia disse:

    Olá.minha menstruação é desregulada e parei de tomar anticoncepcional no dia 05.11 no dia 06.11 eu comecei a passar mal.tontura, enjoo,dor de cabeça. Fiz o exame de farmácia dia 8.11 e deu negativo.e dia 9.11 tive relação sem proteção.no outro dia saiu um corrimento rosa e continuou o mal estar.no dia 13.11 fiz exame de sangue e deu negativo.mas minha menstruação ainda não desceu.estou com seios inchados e muito sono.mas o mal estar diminuiu.será que estou grávida?quando posso repetir o exame.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      O Atraso pode ser pela suspensão do anticoncepcional. Espere 15 dias de atraso e refaça o Beta. Beijos!

      Responder
  • Jessica disse:

    Olá, meu namorado começou a me penetrar sem camisinha e logo eu tirei , mais ele não gozou , a minha menstruação atrasou , e eu tô passando por um momento muito difícil , ando muito estressada , eu fiz um teste de gravidez deu positivo, nossa foi um choque eu tinha muito medo disso , mais aí na hora que eu fiz o teste e vi o dois palitos, eu comecei a sentir os sintomas de gravidez, será que a minha gravidez é psicológica?
    Pois o meu maior medo era esse.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Jéssica, para confirmar mesmo a gravidez, tem que fazer um exame Beta HCG e procurar um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Suellen disse:

    Olá descobrir que eu estou grávida fiz o teste de farmácia. E o beta hcg e os dois deram positivo ja até abri até o prenatal so que ainda não fiz o ultrassom e tenho medo de ser uma gravidez psicológica pois ja teve um caso na minha família.sera que e possível uma gravidez psicológica com os exames positivos . Me tira essa dúvida meninas por favor .

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Suellen, fique tranquila, vai dar tudo certo. 🙂

      Responder
  • ingrid cortez disse:

    Ola, aparentemente estou grávida de 3 meses mas dizem que é psicológico por eu já ter tido um quadro de aborto espontâneo, mas ele gozou dentro todas as vezes. Posso estar em uma gravidez psicológica?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Ingrid, tem que confirmar com um Teste Beta HCG. Procure um ginecologista para te ajudar e quem sabe até fazer uma ultra. Beijos!

      Responder
  • Anônimo disse:

    Olá, eu transei com meu namorado com camisinha e não estourou, uma semana depois eu comecei a sentir os sintomas de gravidez como excesso de gases, enjoos e cansaço. Eu posso estar grávida de verdade ou psicológicamente?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! Os sintomas de gravidez só aparecem a partir da 5 semana (geralmente), pode ser outras coisas incluindo o seu psicológico. Beijos!

      Responder
  • Anônimo disse:

    Olá, semana passada tive uma daquelas brincadeiras com meu namorado mais estávamos de roupa, depois que tirei minha calça notei que havia duas gotas nela, e desde então venho tenho dores estomacal barriga com barulhos vontade de fazer xixi toda hora, e minha menstruação está atrasada, eu estaria gravida mesmo ou só psicologicamente, minha família nunca aceitaria então estou muito nervosa !

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, impossível engravidar dessa forma. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário