Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar

Gravidez

Gravidez Psicológica

A mulher tem o sonho de ser mãe e, de repente, ela percebe que sua menstruação está atrasada, seus seios estão doloridos e maiores e a barriga está crescendo, sensações que a deixam cheia de esperanças. Afinal, com todos estes sintomas, a conclusão óbvia para quase todas as mulheres é de que vem um bebê a caminho, mas nem sempre a realidade é essa, e a mulher acaba se decepcionando ao visitar um ginecologista e fazer o exame de sangue.

-> Gravidez psicológica, sintomas e diferenças

Com as mesmas características de uma gravidez verdadeira, a gravidez psicológica afeta algumas mulheres por motivos diversos, e algumas estão mais propícias do que outras. Em todo caso, a verdade é que não é possível afirmar com certeza que nunca passaremos por este problema, então é preciso sempre estar atenta e conhecer alguns motivos, sintomas e o tratamento ideal em casos de gravidez psicológica.

Motivos 

Os motivos mais comuns que ocasionam uma gravidez psicológica são pressão familiar, quando a mulher é a única que ainda não engravidou ainda ou então a única filha, que será responsável por gerar os descendentes e grande vontade de engravidar. Além disso, a insegurança no casamento e o medo de perder o marido podem fazer com que a mulher desenvolva estes sintomas, tamanho o desejo de ficar mais unida ao companheiro.

Sintomas da gravidez psicológica 

Como já citado, a gravidez psicológica tem os mesmos sintomas que uma gravidez real, com inchaço e dores nos seios, aumento da barriga, atraso da menstruação e enjoos. O motivo pelo qual a barriga cresce é que, de forma involuntária, a mulher acaba forçando uma distensão abdominal, em que o volume da barriga aumenta, mas não há mudança alguma com o útero.

Tratamento para gravidez psicológica

No momento em que a gravidez psicológica é diagnosticada, o obstetra tem grande importância, já que será o responsável por dar a notícia à mulher, explicar e fazê-la compreender que a gravidez não era real. Nessa hora, é importante provar a notícia por meio do exame de sangue e o ultrassom realizados, que não indicam a presença de um feto no útero da mulher.

O quadro exige ainda mais cuidado quando a mulher tem um grande desejo de ser mãe. Assim, o apoio psicológico deve ser o melhor possível, e sua recuperação dependerá do apoio e da ajuda das pessoas mais próximas, que a farão sentir-se amada e valorizada.

Em alguns casos, é indicada também uma terapia de casal, para que seja possível descobrir os motivos pelos quais a mulher considera tão importante engravidar e ter filhos.

De toda forma, mesmo que a mulher e seu companheiro não considerem necessária uma terapia, o trauma psicológico ainda existirá, e carinho e dedicação são de extrema importância para que esses distúrbios emocionais sejam extintos e essa fase ruim seja deixada para trás.

Boas doses de paciência também são necessárias, pois algumas mulheres precisam de um pouco mais de tempo para sua recuperação do que outras e qualquer passo em falso dos familiares e amigos pode fazer com que sua autoestima fique mais baixa ainda.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como saber se estou grávida?
# Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Publicidade

28 comentários

  • Telma Saize disse:

    O meu ciclo e regular, dura 28 dias, durante o meu periodo fertil tive relacao sem protecao 1 dia antes da ovulacao, uma semana depois tive dores fortes abdominais, dores de cabeca, coluna, inchaco dos seios, sintomas tipicos de TPM, deveria ter descido no dia 18/06 e ate hoje nada, estou com corrimento marron e coceiras a 3 dias, com pouco apetite de comer sera que posso estar gravida

    Responder
  • Rafaela disse:

    Olá tomei pílula mais toda errada estou com um mês de atraso mais diz o exame brigado é deu negativo e ainda n mestuei

    Responder
  • Rafzela disse:

    Olá tomei pílula mais toda errada estou com um mês de atraso mais diz o exame brigado é deu negativo e ainda n mestuei

    Responder
  • Rayane disse:

    Minha ultima mestruaçao foi dia 9 de março ate agora nao desceu.hj vai fazer 3 meses que nao desce ja fiz teste de farmacia e deu negativo o que pode ser?

    Responder
  • Jesica disse:

    Hoje esta dando 1 mes de atrasado ja fiz 3 teste de farmácia todos eles deram negativo
    Esse dias eu estava sentindo muita dor de estômago ansia dor de cabeca e estou sentindo minha barriga inchada e bem redondinha

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Já fez o Beta? Procure um ginecologista.

      Responder
  • Schelidy disse:

    Olá , tenho 19 anos , minha menstruação é bem regulada , fiz sexo desprotegida e minha última menstruação foi dia 24/11 e ontem fiz um teste de farmácia e deu negativo oq pode ser??

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! Faça um exame de gravidez (beta) para tirar a dúvida. E se continuar o atraso, procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Eliene disse:

    Tenho 45 anos e minha menstruação e bem regulada 28 dias ela veio dia 05/10 e hoje e 01/12 e ainda não desceu fiz o teste e deu negativo posso estar gravida ou não

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! O atraso é pequeno ainda né, tente relaxar. Mas, você fez o teste muito cedo. Se o atraso ultrapassar 10 dias, faça um exame de gravidez. Beijinhos!

      Responder

Deixe seu comentário