Conheça os principais inimigos da fertilidade

Saúde

Inimigos da fertilidade

Quando um casal resolve ter filhos, na maioria das vezes, a mulher começa a gerar muita ansiedade e criar muitas expetativas em torno do assunto, coisa que por si só já resulta em algo que possa bloquear uma possível gravidez.

Como comportar-se diante desse desejo

Manter-se calma e não focar a vida apenas nesse ideal faz com que a gravidez aconteça antes do que se imagina. Fatores do dia a dia também podem ser inimigos da fertilidade, como a própria alimentação, vida desregrada e sedentária, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, beber muito café e outros comportamentos que terão que ser mudados.

Medidas a ser tomadas se você quer engravidar e não consegue

Ao perceber essa dificuldade, procure um médico e faça uma bateria de exames para detectar o problema. Caso não haja problema nenhum de infertilidade aparente, de ambos os lados, é hora de rever o que está impedindo que isso aconteça.

Veja bem, o homem também terá que fazer todos os exames de fertilidade, pois em muitos casos, o problema pode estar nele e não na mulher. Aí a situação muda de figura e, quem terá que começar um tratamento será ele e não a mulher.

Pais fumantes

É sempre válido falar que o cigarro é um grande inimigo da fertilidade, seja a mãe fumante ativa ou passiva. Pais que fumam, a mãe tem muito mais dificuldade para engravidar que os não fumantes. Saiba que para engravidar você tem que estar com a saúde em dia, ter uma alimentação balanceada, dormir bem, ou seja, ter uma vida disciplinada, com horas de sono regulares, fazer exercícios físicos, enfim, coisas que irão ajudá-la na gestação, no parto e pós-parto.

Hábitos adquiridos antes da gravidez só trarão resultados positivos para o futuro. Obesidade e anorexia também são inimigas da fertilidade.

Não engravide estando obesa nem abaixo do peso

Caso você se encontre num desses extremos, procure resolver antes esse problema para depois pensar em gravidez. Mulheres com o peso acima do normal, além de apresentar problema para engravidar, corre o risco de uma hipertensão arterial durante a gestação, o que faz com que os cuidados precisem ser redobrados para o bem estar, tanto dela quanto do bebê.

No que diz respeito à anorexia, mulheres portadoras dessa sempre apresentam um quadro de deficiência na saúde, podendo acentuar uma possível anemia, caso já a tenha, ou deixar de enviar nutrientes saudáveis à formação da criança, uma vez que não possui quantia necessária nem mesmo para si própria.

Doenças que impedem a mulher de engravidar

Dentre os inimigos da fertilidade, encontramos também alguns problemas que impedem que a mulher engravide, mas esses já estão num quadro de disfunções que devem ser tratadas com ginecologistas. São vários esses casos:

– SOP – Síndrome dos ovários policísticos: um desequilíbrio hormonal que altera o ciclo menstrual e a ovulação.

– Endometriose – quando a camada que recobre a parede do útero se instala em outro lugar como nos ovários e intestino.

– Miomas – tumores benignos que crescem no útero.

– Aumento da prolactina – são alterações no hormônio que produz o leite e acaba afetando na menstruação e nos ovários.

– Obstrução tubária – inflamações ou infecções que podem interromper o caminho que leva ao útero.

– Problema nos ovários – a menopausa precoce, que é o um dos mais comuns.

Interessante esclarecer que todos esses problemas podem ser tratados, uns com medicamentos, outros com cirurgia, mas o importante é que são reversíveis e podem ser sanados.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como saber que estou grávida?
# Conheça algumas doenças tipicamente femininas

Publicidade

Deixe seu comentário