Como aumentar as chances de engravidar

Gravidez

Como aumentar as chances de engravidar

Há mulheres que sonham durante vários anos da vida com um casamento e filhos e quando essa hora chega, elas se deparam com um problema que nem sempre é esperado: a dificuldade para engravidar.

Nessa situação, nos deparamos com meses de espera, tentativas infinitas e expectativas frustradas toda vez que o resultado é negativo.

Para aumentar as chances de engravidar, a primeira solução é manter relações sexuais com seu parceiro ao menos três vezes por semana, já que a qualidade do sêmem é melhor quando ocorre um intervalo de dois a três dias entre as ejaculações.

Métodos que podem ajudar a engravidar

Além de definir a frequência da relação sexual com seu parceiro, há alguns métodos pontuais que podem aumentar suas chances de gravidez:

– Interrompa o uso de qualquer controle de natalidade. Alguns métodos exigem um tempo maior para readaptação, até que seu corpo volte a ovular normalmente.

– Procure manter um estilo de vida saudável, controlando seu peso, fazendo exercícios, alimentando-se bem e evitando estresse. Qualquer doença ou estresse pode afetar o momento da ovulação e dificultar o previsão do período fértil.

– Durma melhor, pois poucas horas de sono reduzem o nível do hormônio leptina, que em ausência prejudica a ovulação.

– Pare de fumar, pois o tabaco afeta a composição do muco cervical, que pode obstruir a fertilização. O cigarro também reduz a qualidade e quantidade de esperma. Vale lembrar que o simples fato de estar exposto à fumaça do cigarro já pode causar esses danos.

– Marque o primeiro dia e quanto tempo dura sua menstruação, todos os meses. Caso seu ciclo ocorra a cada 28 dias, é facilmente presumível que a ovulação acontece 14 dias após o início da menstruação. Se durar mais de 28 dias, mas com regularidade, subtraia 18 da duração média e o resultado será o dia da ovulação. Se os ciclos menstruais forem curtos, irregulares ou imprevisíveis, esse método não pode ser utilizado.

-> Como engravidar usando a tabelinha

– Faça a medição de sua temperatura corporal basal todos os dias. Anote o resultado, trace um gráfico em um papel ou no computador, com as datas na horizontal e a temperatura na vertical. Neste gráfico, identifique onde está o aumento gradual ou súbito de temperatura. Isso porque a fertilidade está no auge três dias antes que a temperatura basal aumente, e com um padrão é possível prever o melhor momento para engravidar.

– Faça testes de urina com um kit de monitoramento de ovulação, que pode ser encontrado em farmácias e poderão detectar as mudanças hormonais que ocorrer um pouco antes da ovulação. Lembre-se de seguir as instruções do kit corretamente.

-> Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

– Fique atenta diariamente às mudanças no muco cervical. Quando o ciclo menstrual começa, o muco é escasso, espesso e denso. À medida que a ovulação se aproxima, ele vai ficando escorregadio e abundante, facilitando o trabalho do espermatozoide.

– Posições sexuais também podem ajudar na gravidez. Aquelas que deixam o espermatozoide mais próximo ao colo do útero são melhores, como a posição papai-mamãe, com um travesseiro embaixo do quadril da mulher. Assim que a relação terminar, fique na cama por pelo menos meia hora, tempo que o esperma precisa para conseguir chegar ao óvulo.

> Primeiros sintomas de gravidez

Caso você tente esses métodos e ainda encontre dificuldades para engravidar, não se desespere. Marque uma consulta com seu médico e junto com ele descubra se há algum motivo impedindo você e seu parceiro de gerarem um feto.

Com base nas informações obtidas, vocês poderão definir o melhor caminho para que finalmente você consiga ter sucesso na concepção.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Gravidez psicológica, sintomas e diferenças
# Como saber se estou grávida?
# Como preparar seu corpo para a gravidez
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

Publicidade

1 comentário

  • jessica rayane tomaz da costa disse:

    Eu tenho fé em Deus que eu e meu marido vamos realizar nossos sonhos de ser papai e mamãe

    Responder

Deixe seu comentário