Veja 12 passos para fortalecer o casamento após uma traição

Relacionamento

Todo casal que acaba de oficializar a relação perante à justiça sente-se numa euforia sem medidas. O tempo passa, a animação diminui, a rotina se instala, os problemas de convívio ficam maiores… Aí aquele sonho de manter um casamento feliz e duradouro parece cada vez mais distante.

fortalecer o casamento

As pessoas podem trair pelos mais diversos motivos, mas o que importa é que, se você optou por se darem uma segunda chance, saiba que é possível superar e deixar seu casamento ainda mais forte depois de uma traição: (Veja 10 passos essenciais para superar uma traição)

1. Aumente sua autoestima

O desafio é fortalecer a relação, certo? Então invista em si próprio! Só quando nos amamos é que somos capazes de amar o outro sem depender dele para nossa felicidade. Cuidar da autoestima significa estar de bem consigo mesmo, o que leva ao estar bem com o outro.

2. Redefina a postura de ambos

O outro deve mostrar arrependimento pelo o que fez, mesmo que a culpa tenha sido de ambos. Trair não é a melhor forma de superar os problemas de um casal. Então sente para conversar e combinem que a partir de agora, a honestidade deverá reinar entre vocês.

3. Só vocês

Vivam uma segunda lua-de-mel. Esqueça filhos e trabalho por um tempo e saiam mais como um casal. Vale viajar, escolher um dia da semana para jantarem a sós…

4. Inove

A traição (e a superação da mesma) pode ser aquela injeção de adrenalina que vocês estavam precisando. Essa é a hora para se reinventarem, se redescobrirem, mudarem para melhor. Faça uma lista de coisas que vocês ainda não fizeram juntos, como voar de balão, por exemplo.

5. Sejam mais independentes

Toda relação fica mais forte quando a gente investe na nossa individualidade. Reserve um dia da semana para sair apenas com os amigos.

6. Sem neuras

Quando mais tentamos controlar alguém, mais essa pessoa tentará fugir do nosso controle. Não é hora de passar a fiscalizar e-mails, celular, perfis sociais e etc só para ter certeza de que o outro não está lhe traindo novamente.

7. Preservem-se

O problema é pra ser resolvido entre vocês. É sim permitido desabafar com os amigos e pedir ajuda, mas saiba escolher a quem. Procure não envolver família nem os filhos nessa situação.

8. Melhore o diálogo

Já que ele ainda é a melhor forma de resolver e evitar conflitos em qualquer relacionamento. Procurem se abrir mais e conversar sobre tudo: expectativas, frustrações, sonhos… Ah, e deixe claro que a fidelidade – seja lá o que ela for pra você – é primordial para que as coisas deem certo.

9. Invista na sua felicidade

Quando você aprende que a felicidade depende só de você, o outro vem para compartilhar e complementar, não para ser o responsável. Assim, as cobranças diminuem e você se sente mais feliz. Aposte em hobbies que lhe façam bem.

10. Tornem-se cúmplices

Antes de amantes, amigos ou pais, tornem-se cúmplices. Preservem o carinho inicial de início de namoro, procurem pelo bem-estar e pelo equilíbrio da relação. Fortalecer o casamento é uma tarefa onde os dois devem se dedicar de verdade e por inteiro.

11. Terapia

Se vocês não conseguem ter uma conversa normal e que não vire uma constante DR, pedir ajuda para outrem é uma boa forma. Combinem de frequentar um terapeuta de casais ou frequentem sozinhos. O importante é verbalizar e não varrer nada para debaixo do tapete.

12. Acrescente ou diminua outros itens

Aproveitem esse momento para descobrirem o tempero que faltava para o relacionamento de vocês. Amor é importante, mas ele sozinho não suporta os problemas. Fortalecer o casamento significa ir em busca de mais amizade, mais compreensão, menos cobrança, mais respeito, mais diálogo, mais compromisso, mais esforço, mais carinho, menos rotina, menos stress, mais surpresas.

Achem em conjunto o equilíbrio entre vocês e encarem a traição como a chance de fazer tudo diferente. E melhor!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Acho que eu estou sendo traída, como saber?
# Como manter o relacionamento após uma traição

Publicidade

14 comentários

  • Jessinara disse:

    Bem o meu caso é: meu marido ainda tem tido contacto com a ex, até falava em separação para tentar com ela. Durante 1 mês a gente cortou todos os contactos até porque ele trabalha fora. Durante esse tempo fiz uma introspecção em mim e percebi que era eu quem a mandava para rua com a forma como eu me comportavá. Então mudei e ele mudou também. Mas infelizmente ele ainda tem contacto com ela. Eu não sei em que momento do dia pois ele passa a maior parte do tempo connosco. Mas pelo celular eles estão sempre em contacto. Ele é discreto, tanto que eu só acho provas porque eu agora sou obcecada pelo celular dele e já não sei o que fazer…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Jessinara, não permita esse comportamento no seu relacionamento. Converse com ele sobre isso e exija uma postura dele. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário