Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Saúde / Menstruação

Mulheres são regidas por hormônios. O stress, a ansiedade e o nervosismo do dia-a-dia podem fazer com que os níveis desses hormônios oscilem como montanhas-russas. A coisa degringola de vez quando algum método anticoncepcional falha: você tomou algum remédio que interagiu com a pílula, a camisinha estourou ou então nem foi usada.

mulher fazendo teste de gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

E quando a menstruação atrasa, o pânico se instala. Mas antes de correr pra farmácia e comprar um teste de gravidez, entenda como ele funciona e quando ele acusa corretamente os resultados.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Os dois tipos de exame

Existem dois exames que acusam se você está grávida ou não:

• O teste de farmácia, feito a partir da análise da sua urina
• Exame de sangue.

A função de ambos é detectar a quantidade de hormônio Gonadotropina Coriônica Humana, mais conhecido como hCG. Esse tal hormônio só é produzido quando a mulher está grávida.

A questão da sensibilidade

Quanto maior a sensibilidade do teste, mais confiável ele será quanto ao resultado. Isso porque o hCG pode estar sendo produzido numa quantidade baixa demais para que o exame de urina o detecte. E por isso ocorrem muitos falsos-negativos, já que infelizmente, na maioria das embalagens desses exames a sensibilidade do produto não é informada.

Já o exame de sangue pode ser analisado de duas maneiras: quantitativo (que determina a quantidade do hormônio hCG que seu corpo está ou não fabricando) e qualitativo (que diz apenas se você está ou não grávida). Os exames de sangue são normalmente feitos depois que um médico autorize tal exame. No entanto, algumas clínicas podem fazê-lo sem recomendação médica.

Quando realizar cada teste?

• Por ser necessária uma maior quantidade de hCG na urina para que os testes de farmácia acusem positivo, recomenda-se que você espere passar pelo menos 15 dias após a fecundação, ou seja, após o ato sexual. Assim você não correrá o risco de obter um resultado contraditório.

• Já no caso do exame de sangue, é preciso que você espere pelo menos de 9 a 12 dias após a concepção para realiza-lo. Essa diferença se dá devido à maior precisão em reconhecer pequenas quantidades do hormônio no sangue.

Cuidados ao realizar o teste de farmácia

A gente entende que é meio difícil ficar calma numa situação dessas. Porém, muitos erros de leitura acontecem devido a erros cometidos durante o processo, como utilizar outros frascos (e não aquele que acompanha o kit) para recolher a urina, não anotar o momento em que a amostra foi colocada na tira, não esperar o tempo certo ou passar do tempo recomendável para ver o resultado, não considerar a formação da cor (ainda que de leve) que possa indicar um resultado positivo.

Então, tente deixar a apreensão de lado na hora de realizar um teste assim.

Dicas para realizar o teste de gravidez

• Caso você tenha esperado umas duas semanas para realizar o teste, ele deu negativo e ainda assim você suspeita de uma gravidez, não hesite em procurar o médico para que ele a avalie e a encaminhe para um laboratório para realizar um exame de sangue.

• Lembrando que esse mesmo hormônio pode indicar a presença de tumores! É imprescindível que você procure um médico caso sinta outros sintomas, mesmo que não forem de gravidez.

• E se você não quer passar por essa tortura de fazer testes, lembre-se sempre de usar a camisinha como aliada para quando o anticoncepcional sofrer alguma alteração externa (esquecimento, interação medicamentosa, diarreias e vômitos). Deixe para se preocupar com a gravidez quando você estiver no momento certo para ser mãe!

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa
Foto: Divulgação

• Menstruação atrasada 10 dias. O que pode ser?

Publicidade

545 comentários

  • Joyce disse:

    Eu tou preucupada fiz um exame de farmacia e nao acusou nada mais tou sentindo minha barriga crescendo…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Faça o exame de gravidez (Beta) que é mais confiável. Beijos!

      Responder
  • Michaele de Assis de Souza disse:

    Olá tudo bom? Sou tentante, minha menstruação veio dia 06/10 e parou dia 10/10 e está atrasada, era pra ter vindo dia 04/11 e até agora não veio. Pode ser sinal de gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! Pode sim. Faça um exame de gravidez (Beta) e procure um ginecologista. Beijos!!

      Responder
  • Jessica Oliveira disse:

    Ola,minha última menstruação veio dia 30 de outubro,comecei nova cartela junto com antibióticos 10dias direto dia
    Dia 11 12 13 14 esqueci de tomar anticoncepcional no dia 13 tive relação no dia 14 resolvi não tomar mais.
    No dia 30 de novembro veio só borra de café , dia 2 tive relação acabei tomando pds 24hrs depois
    Hoje é 7de dezembro e não veio mais menstruação está atrasada desde dia 30 de novembro , há possibilidade de gravides
    Pois fiz um exame dia 1de dezembro deu negativo acho que fiz cedo de mais o que acha ? Muito na dúvida quando devo repetir o exame ? :*

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Jéssic, realmente fez o exame muito cedo. Não tem como saber, a suspensão do anticoncepcional pode causar atrasos, a pílula do dia seguinte pode causar atrasos, e você teve relação desprotegida. O jeito é esperar e se tiver um atraso de 15 dias, faça um Beta HCG e procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Nanda disse:

    Minha menstruação só veio dia 28 d outubro será q estou grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Nanda! Se teve relação desprotegida, sempre tem a possibilidade de gravidez. O atraso é pequeno ainda né, espere e se ultrapassar 10 dias faça um exame de gravidez (Beta). Beijos!!!

      Responder
  • Nanda disse:

    Boa tarde, tive relação no 4° dia do meu período fértil. Menstruei dia 13 a 16\11 e tive relação dia 26\11. Quando posso fazer um exame de gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Nanda! Exame de gravidez só é indicado após o atraso menstrual, e de preferência com mais de 10 dias. Beijos!!

      Responder
  • tatiane disse:

    Olá, minha menstruação veio dia 6, tive relação logo depois que ela acabou e logo depois nos dias 15,20,21,22 os dias que eu acho que seria o dia fértil, hj dia 30 estou com umas dores de colica bem levinha e meus seios estão querendo doer, sera que ja posso fazer o teste? minha menstruação ainda nao está atrasada. o que posso fazer?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Tatiane, te que esperar um atraso de mínimo 10 dias. Beijinhos!!

      Responder
  • Samara disse:

    Minha menstruacao esta atrasada ha uns 12 dias, meus seios estao doloridos, ainda nao fiz o teste. sera q to gravida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Samara, se teve relação desprotegida tem o risco sim. Faça um exame de gravidez (Beta). Beijos!

      Responder
  • Catia disse:

    Bom, mês de outubro dia 27 foi minha última menstruação mas, esse mês de novembro não veio. Quanto tempo tenho que esperar pra fazer o Beta?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Catia! Pelo menos 10 dias de atraso. Beijos!

      Responder
  • Jack disse:

    Olá, tive relação sexual sem precaução, mas ele ejaculou fora, minha menstruação está à 3 dias atrasada, não tenho nenhum sintoma fiz o teste de farmácia e deu negativo, o que pode ter sido?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Jack, você fez o teste muito cedo. Geralmente esses testes de farmácia pedem um atraso de 5 a 10 dias. Tente relaxar e ficar tranquila e caso o atraso ultrapasse 10 dias, aí faça um exame de gravidez (Beta). Beijinhos!!!

      Responder
  • Stefany disse:

    Tô com a minha menstruação atrasada 16 dias fis um teste de farmácia e deu negativo posso está grávida

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Stefany, faça um exame Beta e procure um ginecologista. Beijos!!!

      Responder

Deixe seu comentário