Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Saúde / Menstruação

Mulheres são regidas por hormônios. O stress, a ansiedade e o nervosismo do dia-a-dia podem fazer com que os níveis desses hormônios oscilem como montanhas-russas. A coisa degringola de vez quando algum método anticoncepcional falha: você tomou algum remédio que interagiu com a pílula, a camisinha estourou ou então nem foi usada.

mulher fazendo teste de gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

E quando a menstruação atrasa, o pânico se instala. Mas antes de correr pra farmácia e comprar um teste de gravidez, entenda como ele funciona e quando ele acusa corretamente os resultados.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Os dois tipos de exame

Existem dois exames que acusam se você está grávida ou não:

• O teste de farmácia, feito a partir da análise da sua urina
• Exame de sangue.

A função de ambos é detectar a quantidade de hormônio Gonadotropina Coriônica Humana, mais conhecido como hCG. Esse tal hormônio só é produzido quando a mulher está grávida.

A questão da sensibilidade

Quanto maior a sensibilidade do teste, mais confiável ele será quanto ao resultado. Isso porque o hCG pode estar sendo produzido numa quantidade baixa demais para que o exame de urina o detecte. E por isso ocorrem muitos falsos-negativos, já que infelizmente, na maioria das embalagens desses exames a sensibilidade do produto não é informada.

Já o exame de sangue pode ser analisado de duas maneiras: quantitativo (que determina a quantidade do hormônio hCG que seu corpo está ou não fabricando) e qualitativo (que diz apenas se você está ou não grávida). Os exames de sangue são normalmente feitos depois que um médico autorize tal exame. No entanto, algumas clínicas podem fazê-lo sem recomendação médica.

Quando realizar cada teste?

• Por ser necessária uma maior quantidade de hCG na urina para que os testes de farmácia acusem positivo, recomenda-se que você espere passar pelo menos 15 dias após a fecundação, ou seja, após o ato sexual. Assim você não correrá o risco de obter um resultado contraditório.

• Já no caso do exame de sangue, é preciso que você espere pelo menos de 9 a 12 dias após a concepção para realiza-lo. Essa diferença se dá devido à maior precisão em reconhecer pequenas quantidades do hormônio no sangue.

Cuidados ao realizar o teste de farmácia

A gente entende que é meio difícil ficar calma numa situação dessas. Porém, muitos erros de leitura acontecem devido a erros cometidos durante o processo, como utilizar outros frascos (e não aquele que acompanha o kit) para recolher a urina, não anotar o momento em que a amostra foi colocada na tira, não esperar o tempo certo ou passar do tempo recomendável para ver o resultado, não considerar a formação da cor (ainda que de leve) que possa indicar um resultado positivo.

Então, tente deixar a apreensão de lado na hora de realizar um teste assim.

Dicas para realizar o teste de gravidez

• Caso você tenha esperado umas duas semanas para realizar o teste, ele deu negativo e ainda assim você suspeita de uma gravidez, não hesite em procurar o médico para que ele a avalie e a encaminhe para um laboratório para realizar um exame de sangue.

• Lembrando que esse mesmo hormônio pode indicar a presença de tumores! É imprescindível que você procure um médico caso sinta outros sintomas, mesmo que não forem de gravidez.

• E se você não quer passar por essa tortura de fazer testes, lembre-se sempre de usar a camisinha como aliada para quando o anticoncepcional sofrer alguma alteração externa (esquecimento, interação medicamentosa, diarreias e vômitos). Deixe para se preocupar com a gravidez quando você estiver no momento certo para ser mãe!

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa
Foto: Divulgação

• Menstruação atrasada 10 dias. O que pode ser?

Publicidade

509 comentários

  • Sandra disse:

    Olá, não tomo a minha pílula a mais de 1ano. Estive com o meu namorado durante o período fertil sem proteção .. a muita possibilidade de tar gravida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Sandra! É exatamente no período onde as chances de gravidez são mais altas. Então, tem possibilidades sim. Beijos!!

      Responder
  • Betha disse:

    A minha menstruação é irregular, tive relação desprotegida no meu período fértil que foi no dia 1/02 a minha menstruação tinha que dar sinal no dia 19/02 até agora nada estou com atraso será possível estar grávida quero tanto já tive 2 perdas

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Bertha! Tem possibilidades sim querida, toda relação desprotegida tem um risco. Sugiro que espere um atraso de mais de 10 dias para testes. Beijinhos!

      Responder
  • Beatriz disse:

    Minha menstruação apontou dia 02/02 e nao veio mais tive relação dia 03/02 e ele ejaculou dentro,depois ela desceu dia 05/02 e ficou ate o dia 09/02 no dia 10/02 eu tomei a injeção que no caso tomei de acordo com o dia 02/02 que foi quando ela apontou,ai tive contato dia 10,11,12,13 e 14 tenho condições de esta gravida ??

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Beatriz, se você faz o uso contínuo da injeção, todo o mês direitinho, é pouco provável. Beijos!

      Responder
  • Juliana disse:

    A minha menstruação não é regular. Eu e meu esposo fazemos sexo todos os dias e ele ejacula dentro de mim. A minha menstruação está atrasada. Será que devo fazer o teste para saber se estou grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ju! Já que a sua menstruação é irregular, espere um atraso maior, tipo uns 15 dias (se aguentar…rs)!!!

      Responder
  • Mary disse:

    Minha menstruação está atrasada, ela sempre vem no início do mês e até agora nada, tive relação dia 11/02 sendo que no dia 02/01 tive relação também , sinto umas cólicas bem fraquinhas e muito sono e fome será que pode ser uma possível gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Se a relação foi desprotegida, tem chances sim. Beijos!

      Responder
  • cristiane disse:

    Eu quero engravida

    Responder

Deixe seu comentário