Mitos e verdades sobre a escova progressiva

Cabelo

Escova progressiva

Desde o surgimento das escovas progressivas, muito se fala sobre o método cada vez mais utilizado pelas mulheres que buscam um visual que as agrade.

Há pessoas que lançam diversas críticas à prática, principalmente pelos produtos utilizados, em sua maioria, terem formol em sua composição. Objeto de polêmica, há diversas histórias em torno dos males causados pela substância, e nem sempre as pessoas têm como provar aquilo que afirmam.

-> Danos caudados pela escova progressiva

Devido a essa diversidade de informações, às vezes fica difícil saber até que ponto uma história é real ou já passou por modificações, perdendo seu sentido verdadeiro.

Para definir de vez o que é mito e o que é verdade em torno das escovas progressivas e decidir se você vai utilizar esse método de alisamento dos fios, confira as listas:

Mitos sobre a escova progressiva

-> Só escovas progressivas com formol alisam: Hoje em dia há diversos tipos de produtos para escova progressiva e nem todos têm formol em sua composição. Por isso, princípios ativos como o silicone também são capazes de alisar os fios e têm a vantagem de não agredir o couro cabeludo nem causar riscos à saúde;

-> Cabelos coloridos não podem receber escova progressiva: Todo tipo de cabelo pode passar pelo processo de uma escova progressiva, até mesmo aqueles com tinta ou descoloração.

-> Esse procedimento não é saudável para o cabelo: Ao contrário dessa afirmação, uma escova progressiva pode acabar sendo benéfica aos cabelos ao esconder danos anteriores. Ela também serve como tratamento para cabelos danificados, melhorando seu aspecto tanto visual quanto sensorial.

-> Qualquer escova progressiva causa danos ao cabelo: Com os devidos cuidados, como o teste alérgico antes do procedimento, a escova progressiva não causa danos ao cabelo, ainda mais aquelas com base de silicone.

Verdades sobre a escova progressiva

-> Após a escova progressiva ser feita, é preciso ficar três dias sem lavar e prender os fios: Hoje em dia já existem algumas espécies de escovas progressivas que fazem essas exigências, e algumas inclusive permitem que os cabelos sejam lavados no dia seguinte. No entanto, as escovas progressivas tradicionais precisam desse tempo de três dias para que o produto se fixe aos fios e os mantenha lisos após as lavagens;

-> O cabelo não deve ser colocado atrás da orelha ou enrolado em rabo-de-cavalo e coque: Assim como é preciso três dias até que o cabelo possa ser lavado, evitar prendê-lo tanto atrás da orelha como em outras formas faz com que não haja nenhuma marca no alisamento. Se você deixar o cabelo atrás da orelha, ele poderá ficar com algumas marcas de ondulação e estragar o efeito liso.

-> Quem faz progressiva precisa sempre hidratar os fios: Com ou sem escova progressiva, o cabelo já exige ao menos uma hidratação profunda semanal, para que a camada hídrica que proporciona um aspecto sedoso e maleável aos fios possa ser reposta com frequência.

No caso de cabelos com escova progressiva, a hidratação é ainda mais necessária, já que os fios passaram por um processo químico que abre as escamas dos fios e as fecha novamente, necessitando de hidratações constantes.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como prevenir a queda de cabelo
# Dez dúvidas comuns sobre tintura de cabelo

Publicidade

5 comentários

  • Andrea Dias Meirelles disse:

    O importante na progressiva é que seja utilizada uma autorizada pela anvisa e feita por profissional habilitado.
    Outro ponto é que é termo ativada, então se o cabelo ondular, secador e ele voltará a alisar.
    procurem sempre profissionais, já vi clientes carecas por procedimentos mal executados.

    Responder
  • Lucinéia de Oliveira disse:

    obrigada pelas dica adorei!

    Responder
  • Elizabete Cristina Farias Barbosa disse:

    Amei essas dicas,são ótimas e bastante úteis para nós mulheres atualizadas e versáteis!

    Responder
  • Beatriz Mykelly disse:

    Obrigada eu adorei saber sobre isso !!

    Responder
  • Rafaela Gomes disse:

    meninassssssssss… usei e abusem….

    usei a escova da novelty cosmética da linha mais, é perfeita e deixa o cabelos maravilhosoooooo, eu e minhas clientes estamos amando…

    Responder

Deixe seu comentário