Efeitos da pílula do dia seguinte

Saúde

Nada indicada para evitar uma gravidez, a pílula do dia seguinte serve como um grito de socorro para quem não quer engravidar e manteve relação sexual sem prevenção nenhuma nos dias considerados férteis.

Efeitos que a pílula do dia seguinte pode causar à mulher

Por ser um concentrado de hormônios detonado de uma só vez no organismo da mulher, essa não tem como não sentir os efeitos negativos que podem decorrer dessa droga. Certamente a mulher irá ter alguns desconfortos que poderão persistir por vários dias. Os efeitos adversos mais frequentes são:

– Náuseas e vômitos
– Dores gástricas
– Fadiga
– Dor de cabeça
– Enjoos
– Aumento da sensibilidade mamária
– Diarreias
– Vertigens
– Dores abdominais
– Sangramento vaginal
– Atraso da menstruação

-> Diferenças da pílula do dia seguinte para a pílula anticoncepcional

Esses efeitos colaterais não são considerados graves, mas sim objetivos.

Riscos que a mulher pode correr se repetir o uso da Pílula do Dia Seguinte

Por ser um método contraceptivo particular, a ser usado como uma urgência, para evitar uma gravidez depois de uma relação não protegida, essa pílula não pode ser considerada como um método regular e eficaz, mas sim, sempre como um recurso.

O mecanismo de ação desse tipo de metodologia depende da altura do ciclo em que a mulher toma o produto e o uso repetido da mesma pode alterar seriamente o ciclo menstrual da mesma. Dificilmente a mulher saberá se seu ciclo está atrasado ou se ela está grávida, pois muitas vezes levará meses até que seu organismo volte ao normal.

Outros riscos que podem ocorrer

Podem ocorrer também, riscos de complicações vasculares. Médicos recomendam que mulheres com fatores de risco tromboembólicos pessoais ou familiares evitem tomar esse tipo de produto. Sem contar que a pílula do dia seguinte não é cem por cento eficaz, pois a cada cem mulheres que fazem uso da mesma como emergência, cinco podem engravidar.

Como saber se deu certo

Essa é a maior dúvida para quem fez o uso da pílula do dia seguinte, ou seja, saber se engravidou ou não. A maioria das mulheres fica muito ansiosa até que venha a sua menstruação, no entanto, não existe maneira de prever se a pílula evitou a gravidez ou não, mesmo porque o atraso menstrual é normal após o uso da mesma.

-> Menstruação atrasada, o que ode ser?

Somente um exame de sangue realizado após três semanas de atraso do ciclo menstrual, poderá dizer se a pílula teve o resultado desejado ou não. Enquanto isso é só esperar.

-> Como saber se estou grávida?

Perguntas que se seguem

A Pílula do dia Seguinte é abortiva? Essa é uma questão muito polêmica, mesmo entre os especialistas do assunto. O efeito da pílula é dificultar a passagem do espermatozoide pelo colo do útero e depois impedir sua fixação na parede do ovário. Sendo assim, ela não é abortiva, pois não deixa a gravidez acontecer. Esse fator explica o porquê de como o método é tão mais eficaz quanto mais cedo for utilizado.

Quais os riscos quando ocorre a gravidez

Caso a mulher faça uso da pílula do dia seguinte e mesmo assim engravide, não há com o que se preocupar quanto à formação do feto e seu desenvolvimento. A pílula do dia seguinte atua apenas como bloqueadora para que o óvulo fecundado não se fixe no ovário, mas não atua sobre a sua formação. Sendo assim, o hormônio contido no produto não irá prejudicar o bebê em nada.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações

Publicidade

17 comentários

  • Adiana disse:

    Oi!!! Boa tarde, eu fiquei de período dia 7 /9, fiz relações com o meu namorado , não nos protegemos , tomei pílula do dia seguinte , e o período apareceu no 26/9, no dia 12e 13 de outubro, me envolvi com o meu namorado , ele fez o coito, mas estou com receio de estar gravida, porque até hoje , a minha mestruaçao ainda não apareceu , tem possibilidade de estar gravida!?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Adiana, toda relação desprotegida tem o risco de gravidez. Mas, esse atraso pode ser ainda por efeito da pílula do dia seguinte. Espere 10 dias e se não vier, faça um exame de gravidez (Beta). Beijos!!

      Responder

Deixe seu comentário