Como prevenir a queda de cabelo

Cabelo

Como prevenir a queda de cabelo

Que bom seria se não precisássemos nos preocupar com nada. Mas a vida moderna implica em muito stress, correria, alimentação errada e tantos outros fatores prejudiciais à nossa saúde. Um dos problemas que parece afetar grande parte da população é a queda de cabelo.

Sua causa e como combatê-la você confere logo abaixo! E não se esqueça: apesar dos desafios do dia-a-dia, é preciso lutar sempre por uma qualidade de vida saudável e em equilíbrio.

Ciclo capilar

Todo fio de cabelo passa por um processo de crescimento, repouso e queda. Em média, perdemos até 100 fios de cabelo por dia. É normal que ao pentearmos o cabelo ou quando o lavamos e o penteamos molhados, os fios saiam com mais facilidade.

No entanto, se você reparar que está perdendo tufos de cabelo durante o dia, pode ser um sinal de que você está com problemas de queda capilar.

Homens e mulheres

– Nos homens, o problema começa a se manifestar quando os fios da parte frontal (testa) caem com freqüência, dando início às famosas “entradas”.

– Nas mulheres, o problema aparece na parte superior da cabeça, dando a impressão de que o cabelo está meio ralo, reduzindo o volume e quantidade dos fios.

O que causa? Diversos fatores podem influenciar a queda de cabelo

-> Genética e problemas hormonais

Homens cujos pais ou tios apresentam problema de calvície têm grandes chances de desenvolvê-la também. Já as mulheres, o que mais parece afetar é a influencia hormonal.

-> Fatores psicológicos e falta de nutrientes

É difícil não viver estressado hoje em dia. E isso só piora o problema. Além disso, uma dieta pobre em minerais como ferro e magnésio e em proteínas também pioram esse problema.

-> Químicas e agressões ao cabelo

Esse aviso é mais para as mulheres. Chapinhas, secadores, tinturas, alisamentos, penteados que puxem e apertem os fios (tranças, rabos de cavalo muito apertados). Tudo isso é considerado agressão, e se você não quer que seus cabelos sofram muito, invista em produtos que protejam os fios e frequente salões de confiança.

-> Doenças

Infecções, gripes, anemias, uso de antibióticos. Isso também piora a condição. Afinal, o fio de cabelo é um organismo vivo que recebe, através da raiz, tudo aquilo que você consome. Aí vem o ditado de que você é o que você come, já que pele, cabelos e unhas são reflexos claros de sua alimentação.

-> Tabaco, álcool e pílula anticoncepcional

Quanto ao tabaco e álcool, é preciso evitar a todo custo, uma vez que eles prejudicam sua saúde como um todo. Já a pílula, ela influencia apenas em determinados casos.

Como prevenir?

– Se você quer manter a saúde dos seus fios, é preciso reequilibrar sua vida de um modo geral.

– Tente ao máximo combater o stress, o nervosismo e ansiedade.

– Faça uso de chás calmantes, pratique mais exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável.

– Não lave o cabelo com água muito quente, evite o uso de secadores e outras químicas, não fique puxando e amarrando seu cabelo com freqüência, e evite ficar muito tempo com bonés ou chapéus (o calor acumulado nessa região pode piorar).

Esses pequenos gestos já podem fazer toda a diferença. Em todo caso, é sempre válido procurar um médico para que ele faça exames de sangue e verifique suas taxas hormonais, a quantidade de minerais no seu corpo, fatores genéticos e até doenças autoimunes.

Felizmente, hoje em dia já existem diversos tratamentos para isso, mesmo para aquelas pessoas que sofrem da queda de cabelo devido à fatores genéticos. Então não se desespere e nem se deixe abater por essa condição.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?
# Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

Publicidade

Deixe seu comentário