Teste caseiro para saber se estou grávida

Gravidez

Hoje as mulheres não passam mais por essas preocupações de terem que recorrer a testes caseiros para saber se estão ou não grávidas. Exames laboratoriais não são caros e a saúde pública oferece aos menos favorecidos, através de postos, esse procedimento de forma gratuita.

Teste de gravidez

Mas ainda assim existem mulheres que ainda recorrem a testes caseiros, usados no tempo de suas avós para saberem se estão grávidas.

-> Como saber que estou grávida?

Tipos de testes de gravidez caseiros

Os tipos de testes de gravidez caseiros mais conhecidos são feitos com a urina da mulher.

– Um deles consiste em colher a própria urina numa panela e levar ao fogo. Quando esta começar a ferver, fique observando. Caso crie uma espécie de nata amarelada sobre a superfície da mesma, o resultado é positivo. Com certeza a mulher está grávida.

– Outro tipo de teste consiste em misturar um pouco da urina da mulher com um pouco de cloro. Se houver alteração na cor da mesma, o resultado é positivo: gravidez na certa.

Esses testes possuem credibilidade?

Por não contarem com outros recursos, as mulheres de antigamente recorriam a esses testes caseiros, usando sempre a urina como elemento para identificar o estado em que se achavam, ou seja, se estavam gravidas ou não.

Quanto à veracidade desses testes, nenhum estudo científico realizado até hoje comprova ou contesta os mesmos. Não temos como saber ao certo.

Testes de farmácias realizados em casa

São muito práticos e eficientes, sem contar que acabam com a ansiedade de saber se está ou não grávida em apenas cinco minutos. São bem mais baratos que os exames laboratoriais e apresentam o resultado de imediato. Quanto à confiabilidade dos mesmos, segundo pesquisas realizadas, o índice chega a noventa e nove por cento de precisão.

Recomenda-se, porém que se repita o teste depois de passados alguns dias para a confirmação do resultado. Caso continue dando negativo e você continua a sentir todos os sintomas de uma gravidez, procure por um médico, pois algo pode estar errado.

-> Primeiros sintomas de gravidez

Tipos de medicamentos que afetam nos resultados desses testes

Somente os medicamentos que contém hormônio gonadotrofina coriônica podem causar um resultado positivo falso. Outros tipos de medicamentos, mesmo as pílulas anticoncepcionais e antibióticos, em nada afetam no resultado desses testes.

Como é feito o teste de farmácia caseiro

O teste de gravidez, comprado em farmácias e feito em casa é realizado com a urina que você coleta num pequeno recipiente em um nível determinado na própria tirinha do teste.

– Você mergulha a mesma na urina por cinco minutos e, se após esse tempo, a tirinha apresentar duas listras vermelhas, o resultado é positivo: você está grávida.

– Caso apresente apenas uma só listra, o resultado é negativo. Atente para um detalhe: caso o teste seja feito muito no início da gravidez, o mesmo poderá dar negativo devido à falta de hormônio suficiente na urina para que esse dê resultado positivo. Então o caso é ir repetindo o teste com o passar dos dias até certificar-se de que a gravidez realmente aconteceu.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: IStockphoto

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Conheça os principais metódos contraceptivos

Publicidade

257 comentários

  • Manuela disse:

    Olá! Eu menstruei dia 22 de junho e até hoje ainda não desceu. Lembro de ter relações 13 dias depois de terminar, poderá ser o caso de uma gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Manuela, se não houve proteção sempre haverá o risco. Beijos!

      Responder
  • Ana Paula disse:

    Faz dois meses que minha menstruação não desce. Já fiz quatro testes e tudo deu negativo, posso está grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ana Paula, esse atraso pode ser por alguma alteração hormonal. O ideal é procurar um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • De disse:

    Oi tudo bem dona giraffa está atrasado pra mim 38dias com 16 dias de atraso fiz um teste de farmácia só que deu negativo só que até agora não veio ainda posso está grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, o teste de farmácia sempre deixa uma dúvida, né! Faça um Beta e procure um ginecologista. beijos!

      Responder
  • Victória disse:

    Oi, tive relação dia 18 e 28 de junho.(Sem preservativos). Logo, no dia 28 em que tive a relação, tomei “diad”. E minha menstruação desceu dia 30 e durou até dia 4 de julho. Desde o último dia a menstruação não desce. Eu sinto enjôos diários em qualquer horário do dia, em momentos que chego a vomitar. Urino entre 15 minutos. Minha menstruação está atrasada a 12 dias. Pode ser também por causa dos efeitos do diad, porém tenho tido enjôos. O que me diz?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, na dúvida faça um teste e procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Gleiciane disse:

    Boa tarde ,minha menstruação está atrasada mais de meses estou sentido uns formigamento nos seios, é estou indo constantimente urina ,estava sentido um pouco de gastura minha menstruação já atrasou três mês no começo do ano ,eu fiz o teste é não deu nada até à minha menstruação chegou no dia, mais agora estou sentido esses formigamento nós seios muito constante .o que pôde ser será que é pra menstruação chegar. pôr favor me ajude obg

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, melhor procurar um médico. Beijos!

      Responder
  • Erica disse:

    Bom dia minha menstruação veio dia 27-06 e até hoje ainda não veio ,com uma semana depois q ela tinha ido damos um vacilo, será q estou grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Erica, sempre tem o risco. Beijos!!

      Responder
  • Maria Cleonice correia disse:

    Boa tarde , parei de tomar anticoncepcional. E faz 29 dias minha menstruação não desceu mais fiz um exame Beta mais no exame fala q não a presença do HCG na amostra de sangue e sinto todos os sintomas de gravidez 😔

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Maria, melhor procurar um ginecologista para investigar. Quem sabe repetir o exame. Beijos!

      Responder
  • Bianca disse:

    A última vez que menstruei foi em junho no mês de julho no dia que era pra eu menstruar venho rosa bem clarinho durou só dois dias fiz o exame de farmácia mais deu negativo só que ontem venho de novo esse sangue rosa no papel e desapareceu de novo sinto dores de cabeça e enjoo posso estar grávida?, sou uma tentante quem souber me responder agradeço bjos

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Bianca, tem a possibilidade sim. Boa Sorte! Beijos!

      Responder
  • Carolina disse:

    Oi!! Eu menstruo 1 vez a cada ano, o médico disse q era normal e até tenho amigas q são assim tbm…. Tive relação a 4 semanas atrás, minha barriga está meio inchada e estou comendo demais, devo me preocupar?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Carolina, nossa 1 vez por ano, isso não é normal não. Sugiro procurar outro ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Renata disse:

    Gente me ajudem por favor .
    Sempre tenho relações com coito interrompido . porem minha menstruação esta pra vir dia 13\08\2017 estou sentindo umas cólicas leves vai e volta muitas dores nos seios eo seio do lado direito esta com umas veias esverdeadas
    A uma semana atrás estava com alguns enjoos mas passou
    Me ajudem o q podem ser ? Será sintomas pré menstruais ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Renata, relaxa! Provavelmente seja sintomas pré menstruais. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário