Saiba como prevenir o envelhecimento precoce da pele

Dicas de Beleza

Envelhecimento precoce da pele

Como tudo no corpo humano, a pele também é um órgão que vai envelhecendo e passando por um processo visível ao longo do tempo. Traços mais marcantes desse fator é o aparecimento das rugas que, querendo ou não, começam a dar sinal de que a idade está avançando e os anos marcando a pele com seus sulcos.

Fatores que fazem com que a pele envelheça

A pele vai perdendo, ao longo dos anos, sua elasticidade natural e sua luminosidade. A pessoa pode conservar as características de um rosto bonito, porém a pele nunca se mostra igual a que ela possuía quando era jovem. Tudo isso faz parte da natureza humana e a idade cronológica é incontestável, mas existem fatores que podem agir precocemente no envelhecimento da pele como o tabagismo, o stress, noites mal dormidas, dieta alimentar errada e, mais sensivelmente, exigindo uma atenção especial, a exposição da pele ao sol.

-> Saiba como escolher um bom protetor solar

Essa, além de rugas, manchas, e asperezas, provocam doenças preocupantes como o câncer de pele e outras mais, menos agressivas, mas que necessitam de cuidados.

-> Receitas caseiras para remover manchas na pele

Começar cedo a prevenção

Certos cuidados com a pele devem ser iniciados na primeira infância, quando a criança começa a andar. As mães devem ter a preocupação de não deixar seus filhos expostos por muito tempo ao sol e ficar vigilante quanto a higienização do corpo da criança. Condicione seus filhos ao uso de bloqueadores solar e, desde cedo eles aprenderão e saberão que o uso do mesmo faz parte da rotina diária para o próprio bem estar dos mesmos.

Manter uma boa dieta alimentar

Sabemos que tudo aquilo que ingerimos irá determinar as respostas à nossa saúde futura e, assim como em todo organismo, a pele também responderá a todos os cuidados que tivemos para com ela no decorrer da existência. Alguns alimentos podem ser considerados grandes aliados para a beleza, devido aos nutrientes que atuam diretamente na manutenção da pele. Além de retardarem o envelhecimento da mesma, eles garantem uma pele saudável por muito mais tempo.

Alimentos que oferecem esse bem estar

Geralmente são os alimentos que atuam como antioxidantes, protegendo a pele e o corpo todo dos radicais livres.

Nessa lista de alimentos antioxidantes podemos encontrar:

– Repolho
– Morango
– Ameixa
– Beterraba
– Brócolis
– Uva
– Espinafre
– Batata
– Maçã
– Pera
– Tomate
– Laranja
– Milho
– Melão
– Couve e umas tantas outras

Essa lista é fácil porque já faz parte do nosso dia a dia, basta sabermos consumi-las em nossa dieta diária. Esses alimentos, com certeza nos ajudarão muito na prevenção do envelhecimento da pele.

Manter o corpo hidratado e em movimento

– Beba muita água, no mínimo dois litros por dia. A água é o maior e melhor hidratante que se tem conhecimento. Ela purifica o organismo e ainda hidrata a pele de dentro para fora.

– Para quem busca beleza e vida saudável, recomenda-se a prática de alguma atividade física, pois essa tonifica os músculos e ajuda a levar os nutrientes até a pele.

– Evite o tabagismo, pois esse é um dos maiores vilões que favorece o envelhecimento precoce da pele. Ele destrói toda vitamina C que você ingere, a qual é responsável em manter as fibras de colágeno ligadas à pele.

Descanso também é um fator muito importante

Nosso corpo é uma máquina que requer descanso também e, sendo assim, temos que saber respeitar nossos limites. Não devemos ultrapassar o tempo que conseguimos ficar atuantes, pois o repouso é algo essencial para nosso bem estar.

Não há uma quantia exata de horas dormidas tidas como regra, mas sabemos que o correto é que tenhamos de sete a oito horas de sono por dia. Só assim seremos capazes de suportar todas as atividades diárias. Isso contribui muito também com a prevenção do envelhecimento precoce, principalmente da pele.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Receitas caseiras de máscara facial
# Dicas para diminuir as olheiras
# Receitas caseiras para remover manchas na pele

Publicidade

3 comentários

  • Erika Kochoruba disse:

    VOU TENTAR SEGUIR ESSAS DICAS, GOSTEI MUITO.

    Responder
  • Jane Silva Costa disse:

    otimas estas dicas adorei.

    Responder
  • Viviane Diniz disse:

    muito bom vale a pena ler esas dicas de beleza.

    Responder

Deixe seu comentário