Saiba como montar um kit de primeiros socorros

Prevenção de doenças

kit de primeiros socorros

Nem sempre, quando viajamos ou vamos para algum passeio, nos lembramos dos riscos que poderemos enfrentar e de como um kit de primeiros socorros pode ser útil para ocasiões em que algum incidente pequeno ocorre.

Ter os produtos certos e facilmente acessíveis podem inclusive salvar vidas ou evitar danos maiores à saúde, ainda mais quando a viagem é para algum lugar em que não há farmácia ou pronto-socorro próximo e uma simples atadura é o que ajudará a pessoa ferida a aguentar o caminho até um posto de atendimento, onde profissionais poderão ministrar outros remédios mais eficazes ou fazer curativos melhores.

Se você não quer comprar um kit pronto ou prefere fazer o seu, é possível que monte uma maleta com os principais itens e sem muita dificuldade, gastando em torno de R$15,00 em um kit mais básico.

Kit de Primeiros Socorros, Onde Comprar:

-> Twenga – Kit de primeiros socorros

Principais itens

Com o objetivo de resolver situações emergenciais, o kit de primeiros socorros deve ter itens básicos para tratar pequenos cortes e sintomas de um mal estar ou cansaço que alguma pessoa presente em seu grupo venha a sofrer.

Além disso, é preciso que alguém que saiba manusear esses itens esteja presente, afinal, de nada adianta ter tudo à disposição se você não sabe como proceder na hora de utilizar esses itens. É possível nos dias de hoje realizar cursos rápidos e básicos sobre primeiros socorros ou então pedir ajuda de algum conhecido, que saiba do assunto, para lhe ensinar os procedimentos mais simples.

-> Curso Online de Primeiros Socorros

Kit básico

Para montar um kit básico de primeiros socorros, que estará à disposição caso algum incidente ocorra, certifique-se de colocar nele instrumentos como:

– Tesoura
– Pinça
– Termômetro
– Luvas cirúrgicas
– Itens para curativos (como gazes, esparadrapo, algodão, ataduras de crepe e band-aid)
– Antissépticos como vaselina
– Soro fisiológico
– Solução iodada

Remédios

Além dos itens básicos, principalmente se você tiver filhos pequenos, é sempre bom levar em seus passeios e viagens uma bolsinha com remédios que podem aliviar dores ou algum outro desconforto que as crianças possam sentir. Entre eles:

– Antiinflamatório
– Antiácido
– Antisséptico líquido
– Antiespasmódico
– Antidiarréico
– Colírio e descongestionante nasal

Leve também remédio para dor, febre, náuseas, vômito, reações alérgicas e garganta irritada.

Outros itens que fazem a diferença nos momentos em que for preciso uma ação mais rápida são bolsa de água quente e bolsa de água gelada, repelente de insetos e cotonetes.

Recomendações

É preciso levar em conta que cada pessoa pode ter um tipo de necessidade quando se trata de sua saúde ou da saúde de sua família. Assim, você pode acrescentar ao kit remédios de uso pessoal, ou então consultar um médico para saber se há algo mais que possa ser acrescentado aos itens já inclusos.

Caso você seja mulher ou tenha alguma mulher em seu grupo, sinta-se livre para incluir itens de higiene pessoal feminina, como absorventes íntimos e papel higiênico.

Se for participar de aventuras mais radicais, como trilhas, esses cuidados são ainda mais necessários, já que geralmente esses locais ficam afastados dos centros urbanos e oferecem maiores dificuldades na hora de encontrar um remédio com urgência.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como clarear os dentes naturalmente
# Como acabar com a gripe e resfriado

Publicidade

Deixe seu comentário