Quer terminar a relação? Veja como minimizar o sofrimento

Relacionamento

terminar a relação

Ninguém começa uma relação já pensando que um dia ela vai acabar. Claro que muitas vezes, os problemas começam a ficar cada vez mais difíceis de serem resolvidos, e aí um dos lados percebe que a relação está com os dias contados. E aí elas acabam sofrendo mais do que o necessário.

Se você percebeu que não tem mais jeito e que sua relação precisa ter um fim, vá com calma. Não que exista uma maneira de fazer com que o rompimento seja uma conversa feliz e agradável. Mas certas atitudes podem minimizar a dor e a tristeza das duas partes:

– Segure os ânimos

Vocês estão no meio de uma briga e você resolve terminar. Quando estamos com raiva, não pensamos direito e falamos tudo aquilo que vem a nossa mente. Se por um lado somos mais transparentes e sinceros, por outro nós podemos magoar profundamente. Então, nem pense em dizer que você quer terminar quando os ânimos estiverem animados. Espere sua cabeça esfriar para você rever e identificar o que você está sentindo.

– Não iluda

Nessas horas você vai sentir dó pelo sofrimento da outra pessoa. Levar um “pé na bunda” não é fácil. Então, tenha cuidado com as palavras. Se você tem a certeza de que não vale mais a pena ficar num relacionamento assim, não diga coisas como “agora não estou pronta, quem sabe um dia..” ou “talvez mais pra frente”. Ao dizer isso, você irá encher a pessoa com falsas esperanças.

-> Desculpas mais usadas para terminar um namoro

– Seja adulta

Ou seja: não termine a relação por telefone, SMS ou mensagem por redes sociais. O melhor é que vocês vão a um lugar neutro, e que dê para pessoa voltar sozinha pra casa sem você ter que leva-la de volta. Evite também terminar com a pessoa em datas festivas, como aniversário, Natal, férias. E mais além: olhe nos olhos da pessoa e diga o que você sente de verdade.

-> As piores formas de terminar um relacionamento

– Sem acusações

A pessoa irá te fazer mil perguntas sobre o porquê de você terminar a relação. Por mais que ela tenha sido a maior responsável, não a acuse. Diga que vocês não estão mais em sintonia, que você não sente mais aquele amor de antes.

– Lembre as coisas boas

Ambos já estão sofrendo bastante, mas para aquele que está sendo dispensado fica uma sensação de fracasso. Portanto, não fique apenas listando todas as coisas que levaram você a terminar a relação. Relembre-o de todos os momentos bons que vocês tiveram, diga que o tempo irá amenizar o sofrimento. Incentive-o dizendo que ele é uma pessoa boa(e aí você lista as qualidades dela), e que vai encontrar alguém que o ame como ele é.

– Resista às tentações

Às vezes, a pessoa vai dizer que você não sabe o que diz e vai tentar te conduzir para uns amassos. Resista! Se você chegou à conclusão de que é o fim, nada de cair em tentação. E isso inclui ligar pra ele algumas horas depois pra saber como ele está, mandar recadinhos no MSN, Facebook, Twitter. Deixe a pessoa se recuperar sozinha.

– Coloque tudo pra fora

Claro que é um momento difícil pra você também. Afinal, às vezes não temos certeza absoluta de que é preciso pôr um fim. Se a pessoa tem defeitos com os quais você não pode conviver, saiba que é difícil que eles sumam. Então durante o rompimento, coloque todas as suas emoções pra fora e chore tudo o que tem pra chorar.

– Respeito o lado dele

Você vai falar, falar, falar e a pessoa pode ficar calada ou explodir com você. Qualquer que seja a reação dela, respeite e deixe-a colocar tudo pra fora também. E, a não ser que ela te agrida fisicamente, procure não se ofender com as coisas ou acusações que ele disser a você.

– Só o tempo

Sim, só ele é capaz de fazer as coisas “sararem”. Vocês podem até continuar amigos, mas será estranho no começo. Tenha paciência e viva de verdade o momento da fossa. Você vai sentir saudades, mas saiba que se é pra estar numa relação onde você não estava feliz, então você fez a coisa certa.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Thinkstock / Getty_Images

Confira também

# Quando uma relação chega ao fim
# Comecei a namorar, e agora?
# Dicas para ter um relacionamento duradouro
# O relacionamento acabou, de quem é a culpa?

Publicidade

Deixe seu comentário