Posso engravidar fora do período fértil?

Gravidez

Posso engravidar fora do período fértil

Sempre ouvimos falar que o período mais propício para a geração de um feto é o chamado período fértil, quando a mulher ovula e seu corpo se prepara para a concepção. Porém, nem sempre sabemos quando é a data certa em que isso ocorre, por mais que exista uma conta para esse cálculo.

Com dúvidas quanto ao período em que isso ocorre a cada mês e sem ter certeza das épocas do ciclo menstrual em que é possível que aconteça a gravidez, algumas mulheres passam o mês todo preocupadas em manter relações sexuais, mesmo com os devidos cuidados, e acabarem engravidando.

Há também aquelas que têm o desejo de engravidar e, para que isso não demore muitos meses, querem ter certeza dos dias em que há mais chances de conseguirem gerar o feto.

Possibilidade de gravidez

A pergunta que mais se faz nesses casos em que a gravidez é desejada ou indesejada é se há alguma chance de gerar um bebê fora do período fértil e quais são os dias em que a fertilidade ocorre.

O período fértil dura mais ou menos os quatro dias anteriores e dois ou três dias após a ovulação, quando faltam aproximadamente 14 dias para sua próxima menstruação, caso ela seja regulada. Os três dias após a ovulação ainda são férteis porque o espermatozóide sobrevive no organismo da mulher até três dias após o ato sexual, e nesse intervalo de tempo a fecundação pode ocorrer.

Já a gravidez dificilmente irá ocorrer fora desses dias, apenas em casos raros, quando a mulher sofre uma grande alteração hormonal ou se há liberação de mais de um óvulo durante o ciclo menstrual. Se você tem um ciclo muito curto, as chances de gravidez são ainda menores.

> Sintomas de gravidez nos primeiros dias

Mudanças no período fértil

Algo que pode ocorrer também é uma ovulação fora do período em que normalmente acontece. As chamadas ovulações tardias podem resultar em uma gravidez, ainda mais quando a mulher confia demais em seu ciclo menstrual. Por não saber dessa mudança, ela acredita que a concepção ocorreu fora do período fértil.

Por isso, mesmo que você tenha um ciclo menstrual regulado, é sempre bom usar métodos contraceptivos caso não queira engravidar. As mulheres com ciclo mais inconstante precisam tomar ainda mais cuidado, pois além da ovulação tardia, pode ser que ela ocorra antecipadamente.

-> Como saber se estou grávida?

Forma efetiva de engravidar

Com tão poucos dias férteis em um mês, as mulheres que têm desejo de engravidar podem ficar um pouco aflitas e achar que o processo irá demorar.

Uma forma de conseguir que a gestação aconteça mais rapidamente é prestar atenção em seu corpo, buscando os sinais passados por ele de que a ovulação está para acontecer e a possibilidade de gravidez aumenta.

De toda forma, se você não quer desperdiçar as chances e confiar apenas nas contas do dia em que ocorre o período fértil, não há melhor opção senão manter relações sexuais com seu parceiro no mínimo três dias por semana até que vocês tenham sucesso na fecundação.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Não consigo engravidar. E agora?
# Menstruação atrasada, o que pode ser?

Publicidade

32 comentários

  • Karolaine disse:

    Tive relaçoes con meu esposo 3 vezs em seguuida sem me previnir ms estava fora do periiodo fertil posso ter engravidado??minha mnstruaçao e tda desrregulada e esta atrsada fiz o test mt cedo deu negativo ..

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Karolaine, tem essa possibilidade sim. Espere mais um tempo de atraso e faça logo o teste beta HCG. Beijos!!!

      Responder
  • fernanda disse:

    Minha menstruação veio duas vezes seguido, posso ta grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Fernanda, obrigado pelo comentário!

      Creio que não seja gravidez. Se estiver na dúvida, procure o seu médico.

      Beijos!

      Responder
  • nayara disse:

    minha menstruaçao veio dia 09/08
    tive relação dia 15/08 e 16/08
    posso estar gravida

    Responder
  • leticia disse:

    olá , menstruei dia 13/05 e acabou dia 18/05 , tive relação dia 28/05 , e nao usei camisinha, dps tive relaçao dia 07/06 e meu namorado ejaculou dentro e dia 12/06 tive relação tambem e nao usei preservativo , e hj ja e dia 14/06 e nao desceu pra mim , sera qe tem probabilidade de ter engravidado ?

    Responder
  • Leh disse:

    Bom dia
    Gostaria de tirar a seguinte duvida, minha ultima menstruacão foi no começo de abril, após a menstruação dei o intervalo de 3 dias e comecei a tomar o anticoncepcional normal acabando a cartela esperei descer no inicio de maio, por volta de 15 de maio percebi que estava ovulando, e durante esses dias tive relação normal sem me previnir porque pretendo engravidar, fiz 3 testes de farmácia e deram negativos e hoje 31 de maio ainda não desceu, nas minhas contas hoje faz 21 dias de atraso, é possível estar gravida ou minha menstruacao esta totalmente desregulada? No dia 02/06 irei fazer o beta para ver se realmente estou gravida, pois estou muito ansiosa.

    Responder
  • mona disse:

    é normal minha menstruaçao descer 2 vezes no mes? eu jurava que estava gravida mais ai ela desceu e fora do dia….

    Responder

Deixe seu comentário