Erros comuns numa entrevista de emprego

Mercado de Trabalho

Erros comuns numa entrevista de emprego

O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais capacitados, que tenham não apenas curso superior, mas que ofereçam diferenciais que os destaquem de outros candidatos a uma mesma vaga de emprego. Porém, cursos, mestrados e doutorados não garantem sua colocação em uma empresa. Após a avaliação do seu currículos os recrutadores irão chamá-lo para uma entrevista e é aí que todas as suas qualificações podem ser em vão.

-> Erros que você não deve cometer no seu currículo

Muitas pessoas ficam nervosas durante a entrevista de emprego e desperdiçam a chance de passar ao entrevistador uma boa imagem e confirmar sua capacidade para o cargo, ou então não se preparam de forma correta.

Veja quais são os erros mais comuns cometidos em uma entrevista de emprego e evite ao máximo cometê-los, para ter mais chances de conseguir a vaga:

Atraso

Imprevistos acontecem com todo mundo, mas não importa se você não encontrava o endereço da empresa, seu ônibus quebrou ou o trânsito estava congestionado, um atraso irá no mínimo comprometer sua credibilidade com o recrutador.

Por isso, é sempre bom sair de casa com bastante antecedência e certificar-se de que conseguirá encontrar o local com poucas dificuldades.

Não conhecer a empresa

Um dos erros mais comuns dos candidatos é não ir atrás de mais informações sobre a empresa em que pretende trabalhar, chegando à entrevista sem muitas vezes saber ao menos em que ramo de atuação a empresa opera. Para se preparar bem, você pode procurar pelo site da organização na internet e saber mais sobre sua história, valores e serviços oferecidos por ela.

Ser prolixo

Sabemos que pessoas comunicativas sempre ganham pontos nas entrevistas de emprego, mas falar demais acaba prejudicando alguns candidatos que acreditam que quanto mais se expressarem, mais serão vistos como extrovertidos. Para não cair nesse erro, procure responder apenas aquilo que o recrutador perguntar, de forma direta. Se foi demitido de seu emprego anterior, você deve contar a verdade, mas de forma superficial, sem tentar justificar sua inocência. Falar mal da antiga empresa e ex-colegas de trabalho irá apenas fazer mal à sua imagem.

Perguntas sem relevância

Ao mesmo tempo em que você precisa mostrar que pesquisou sobre a empresa e que tem interesse nela, é preciso ter o cuidado de não demonstrar isso por meio de perguntas forçadas e que possuem respostas óbvias, que você notadamente formulou por não ter nada mais importante a perguntar.

Vocabulário e vestuário informais

Estamos acostumados a conversar com amigos e família de forma descontraída, sem cuidar muito com as palavras utilizadas, mas em uma entrevista de emprego você precisa se policiar para não utilizar gírias ou utilizar expressões muito informais. Cuide também com a roupa que irá utilizar.

Não peque nem pelo desleixo nem pelo exagero e dê preferência a roupas que estejam adequadas ao cargo pretendido. Se você busca uma vaga em uma agência de publicidade, não é preciso usar terno ou uma roupa extremamente formal, mas se você almeja uma colocação em uma empresa que exige mais seriedade, é aconselhável que esteja utilizando calça social, paletó e gravata, e as mulheres um conjunto social ou calça social e uma camisa.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Preparação pessoal para uma entrevista
# Dicas para entrevistas ou dinâmica de emprego

Publicidade

Deixe seu comentário