Dicas de como acabar com a ressaca

Saúde

Dicas de como acabar com a ressaca

Existem receitas e mais receitas de como acabar com a ressaca, mas fato é que o álcool só é eliminado do organismo com o tempo. E isso não acontece de um momento para o outro.

Mitos e verdades sobre o que acaba com a ressaca

– Dizer que o café forte acaba com a ressaca não consiste em verdade. A cafeína estimula o sistema nervoso central e com isso acaba revertendo um dos efeitos da bebida alcoólica que é a sonolência, mas isso não quer dizer que a pessoa que ingeriu bebida alcoólica esteja com os reflexos em dia e apta a dirigir ou fazer qualquer outra coisa que exija reflexo.

– Tomar um banho frio também não ajuda em nada, apenas pode dar a sensação de recuperar um pouco os ânimos perdidos.

Na verdade, para os reflexos serem recuperados e o álcool eliminado do organismo, são necessárias de oito a vinte e quatro horas.

Bebida alcoólica é estimulante

Puro mito. O que acontece é que a bebida desinibe a pessoa e faz com que essa fique mais alterada e agitada, não estimulada a certos comportamentos. A censura desaparece e ela passa a agir de forma diferente do seu normal. Digamos que ela perde a “timidez”.

Então o que fazer para acabar com essa sensação tão ruim que é a ressaca?

Não há muito que fazer a não ser curtir a mesma e o arrependimento de ter excedido na dose no dia anterior. O jeito é esperar que ela passe e evitar outras possíveis que virão. Sem contar o quanto o organismo fica debilitado quando se bebe além da medida. É complicado porque ocorre o seguinte: o organismo gasta glicose para metabolizar o álcool.

A glicose é açúcar e açúcar é energia. Então ao ingerir bebida alcoólica acabamos ficando enfraquecidos. Sem contar que as mucosas do aparelho digestivo ficam irritadas, causando náuseas, vômito e diarreia e inibe a ação do hormônio antidiurético, provocando sede e boca seca.

Melhor evitar a ressaca que tentar acabar com ela

Para isso, o ideal é beber moderadamente. Nutricionistas aconselham intercalar a bebida com alguns quitutes e copos de água. Agindo assim o álcool não fica sozinho no estômago e, é claro que você acabará por beber menos.

Comer petiscos com carboidratos e gorduras, como uma torrada com patê ou um pedaço de queijo, ajuda bem, porque esses retardam a absorção do álcool pelo organismo.

Dê preferência aos alimentos

Quando você for beber, procure sempre ingerir alimentos ricos em gordura e coma carnes, que são fontes de proteínas, as quais facilitam a digestão do álcool.

– Castanhas, amendoins, queijos e salaminhos são sempre bem vindos. O sal e a gordura juntos estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool.

– Mas caso sinta muita sede, opte pela água e não por bebidas alcoólicas, como a cerveja. Sucos e refrigerantes também ajudam a metabolizar o álcool, por serem ricos em carboidratos.

– Procure não misturar as bebidas alcoólicas, pois a ressaca é inevitável ao se beber, mas pode ser ainda pior quando misturadas, tipo: batidas, licores e uísques, pois geram mais desconforto devido à concentração e mistura das substâncias.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como acabar com a gripe e resfriado
# Lista de alimentos ricos em vitamina C

Publicidade

Deixe seu comentário