Cuidados ao viajar durante a gestação

Gravidez

Cuidados ao viajar durante a gestação

Viajar é uma das coisas mais gostosas dessa vida. Para as futuras mamães, viagens estão fora de cogitação, pois acreditam que será desconfortável e inviável quando se carrega outro ser dentro de si.

No entanto, viajar grávida hoje em dia é bem mais fácil do que antigamente. Mas alguns cuidados devem ser levados em conta. Garantir que não está faltando nada na bagagem é um dos segredos para uma viagem sem complicações.

Confira a lista abaixo com dias e cuidados para as quase mamães que querem viajar:

– Programe-se

Essa talvez seja a principal dica. Quem planeja a viagem com antecedência, tem tempo de procurar pelos destinos mais interessantes. Além disso, esse é o momento de decidir qual será o meio de transporte utilizado, os lugares pelos quais vocês irão passar, a condição das estradas (caso viajem de carro), a localização dos postos de gasolina. Reserve hotéis e passagens com antecedência. Organize sua mala com os itens essenciais, como medicamentos, documentos, e petiscos saudáveis e leves. Se tudo for programado, você reduzirá seu nível de stress. Assim, você viajará mais tranquila, e as chances de ocorrerem imprevistos serão diminuídas.

– Movimente-se

Outra dica importante é ter atenção especial com a sua circulação. Dependendo da viagem, passa-se muito tempo numa só posição. No caso de mulheres grávidas, é preciso evitar isso para que as pernas e pés não fiquem inchados. Desse modo, procure mudar de posição sempre que sentir suas pernas mais pesadas e incômodas. Se você viajará de carro ou ônibus, pare o carro em acostamentos ou postos de gasolina para que você estique as pernas e dê uma andada. Caso haja espaço, levante suas pernas para que o fluxo sanguíneo corra normalmente. Muitos médicos recomendam o uso de meias ou elásticos compressores para ajudar a circulação.

– Não segure o xixi!

Grávidas urinam com mais frequência, pois conforme o bebê cresce, o útero pressiona ainda mais a bexiga. Procure ir ao banheiro sempre que sentir necessidade e existir aquela vontadezinha. Se você não consegue frequentar os banheiros dentro dos ônibus, peça ao motorista que pare no próximo posto. Normalmente, banheiros públicos não são muito limpos. Porém, mesmo que eles desafiem seu estômago, leve consigo um rolo de papel higiênico para forrar os vasos sanitários e alivie-se. Muitas vezes não se sabe quando encontraremos o próximo banheiro “usável”.

– Alimentação correta

Não coma nada muito pesado antes de viajar. Evite comidas gordurosas e de origem duvidosa. Dependendo do destino escolhido, as condições sanitárias não são muito boas, então fique longe de frutas não descascadas por você, saladas, água não engarrafada e gelo. Podem-se contrair diversas infecções a partir de alimentos mal lavados ou mal cozidos. Evite também mariscos, patês, queijos cremosos e carnes mal passadas. Durante a viagem, leve petiscos leves como bolachas integrais ou mix de frutas secas. Isso sem falar na bendita água. É importante manter-se hidratada sempre, mesmo que isso ocasione em mais idas ao banheiro.

– Documentos necessários 

Mesmo que você não vá pra muito longe, imprevistos podem acontecer. Leve consigo carteira de identificação, passaporte (caso necessário), carteira de vacinação, um atestado do seu obstetra (caso você vá viajar num estágio mais adiantado, peça que ele escreva uma carta dizendo que você está apta a viajar e qual a provável data do parto), os últimos exames médicos, carteira de habilitação e a carteira do seu convênio médico (caso você possua).

– Carro, avião, navio ou ônibus?

Em empresas aéreas e náuticas existem certas limitações para mulheres grávidas. Dificilmente eles lhe venderão uma passagem se você estiver com 28 semanas de gravidez. Portanto, verifique com a empresa (seja aérea ou náutica) escolhida a política de viagem para mulheres grávidas. Em seguida, apresente ao seu médico as condições em que você viajará. Ele poderá dizer, baseado em seu histórico, se você deve ou não levar a viagem a diante. De carro ou ônibus, use sempre o cinto de segurança.

Atenção: consulte sempre o seu médico, e o avise sobre quaisquer planos de viagem que você possa ter.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar
# Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Publicidade

Deixe seu comentário