Como pintar as paredes e renovar o ambiente

Casa

A decoração de uma casa não é completa nem harmoniosa sem uma pintura de qualidade, que combine com o resto do ambiente. Seja em uma reforma ou quando a casa é nova, uma hora você terá que decidir, mesmo junto a um decorador, quais cores serão usadas em sua residência.

Como poucas pessoas têm um conhecimento aprofundado em tintas, sempre bate aquela dúvida da cor ideal para os cômodos da casa e quais cores combinam mais com os móveis que irão ocupar o ambiente.

Com as diversas opções que temos no mercado, há também uma indecisão quanto à cor de nossa preferência. Porém, escolher a tinta certa, que seja harmoniosa e ao mesmo tempo nos agrade não é tão difícil quanto parece:

Quantidade de tinta e preços

Como pintar as paredes e renovar o ambiente

Para saber a quantia de tinta que será necessária para a pintura de sua casa, ou apenas um cômodo, basta multiplicar a largura da parede pela altura, e chegar ao resultado de quantos metros quadrados serão pintados. Em uma área de 40m² é gasto um galão de 3,6 litros para cada camada de tinta.

Quanto aos preços, eles variam de acordo com o tipo de tinta e a marca, mas uma lata de 3,6 litros custa entre R$40,00 e R$70,00, seja ela acrílica, esmalte, látex ou verniz.

-> Preços de tintas de parede

Outra questão a ser considerada é a mão de obra, que depende muito da cada profissional, além dos materiais de apoio, como lixa, rolos de pintura e pincéis.

Escolha da tinta

Como pintar as paredes e renovar o ambiente

Antes de tudo, você deve ter em mente que o mais importante quando se trata de tinta é escolher uma de qualidade, não a mais barata. Isso evita que a parede descasque muito rapidamente ou a pintura tenha falhas.

Melhores marcas de tintas para casa

-> Tintas Lukscolor – Evoluindo com o mundo
-> Tintas Coral – A cor que você precisa
-> Suvinil – Uma marca para inspirar a criatividade
-> Tintas Decor – Pintando nos melhores momentos da sua vida!

Cada ambiente exige um cuidado especial. Se for um espaço interno, como o banheiro, é preciso escolher uma tinta adequada para a umidade constante no cômodo.

Caso o local seja frequentado por crianças ou algum animal de estimação, é aconselhável que você use uma tinta que facilite a limpeza, como a acrílica.

Hoje em dia há uma grande variedade de tintas, e já é possível escolher um tipo para cada lugar da casa, de acordo com suas necessidades.

-> Tintas Suvinil – Teste o novo simulador de decoração

Materiais como o ferro, alumínio e madeira, que compõem portas, janelas e grades exigem as tintas esmaltadas.

Outra escolha diz respeito ao acabamento, que pode ser fosco, com brilho, adesivos de decoração ou com texturas.

Cores

Como pintar as paredes e renovar o ambiente

Outra escolha difícil diz respeito às cores que irão compor cada cômodo da casa. No quarto, dê preferência a cores que transmitam calma, como os tons suaves e pastéis. Na sala de jantar e na cozinha você pode optar por cores mais fortes e vibrantes, como o vermelho e o laranja.

Você pode ainda deixar em maior destaque apenas uma das paredes do ambiente, enquanto pinta as outras em tons neutros, como o branco ou uma variação da cor de destaque, mas bem mais clara.

No caso de cômodos com pouca iluminação natural, dê preferência às cores mais frescas. Se for bastante iluminado, você pode utilizar cores mais intensas e aconchegantes.

-> Catálogo de cores Suvinil

Por Franciele Bueno / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como decorar a casa sem gastar muito
# Saiba como limpar sua casa de forma organizada

Publicidade

2 comentários

  • Geraldina Andrade disse:

    sugestoes mto interessantes, gostei!

    Responder
  • Rodrigo Ferreira disse:

    lindo

    Responder

Deixe seu comentário