Como lavar roupas na máquina

Casa

Há pouco mais de 10 anos o uso da máquina de lavar se popularizou bastante, à medida que os preços se tornaram mais acessíveis à classe média.

Mas mesmo com o aumento no número de residências que possuem o eletrodoméstico, ainda assim é possível que algumas pessoas não saibam como utilizá-la da forma correta, o que acaba estragando algumas ou diversas peças de roupa, que nem sempre podem ser recuperadas. O uso errado também pode acarretar problemas na máquina de lavar e acabar a levando ao conserto.

dicas para lavar roupas na máquina de lavar

Foto: Depositphotos

Para que você não perca roupas ou precise gastar com a manutenção da máquina, precisa saber de alguns detalhes durante sua utilização:

Manual de instruções

Por mais que sempre seja recomendando, muitas pessoas ainda deixam de ler o manual de instrução dos produtos antes de utilizá-los. Mas é bom reforçar a importância dessa prática, que indica a melhor maneira de usar os objetos.

Organização das roupas

Para que a limpeza das roupas seja mais eficiente e as peças mantenham um aspecto novo, você deve seguir algumas recomendações.

• A primeira delas é separar roupas claras e escuras, para que estas não acabem manchando as roupas mais claras.

• Para se certificar de que a roupa solta tintura, você pode molhar um pedaço da peça, colocar um tecido branco molhado por cima e passar sobre eles um ferro quente. Se o pano branco ficar manchado, é sinal que a peça colorida irá manchar também aquelas que forem lavadas com ela.

• Preste atenção também ao tipo de tecido, sempre informado nas etiquetas das roupas, e agrupe aquelas que são produzidas com o mesmo tipo de fio. Alguns deles aconselham que a peça não seja levada à máquina, por conter estampas ou algum tipo de tecido mais delicado. Nesses casos, a limpeza deve ser manual.

Como a máquina de lavar às vezes não consegue limpar aquelas sujeiras mais fortes ou profundas, você pode separá-las para que sejam batidas duas vezes na máquina, ou então fazer uma limpeza prévia utilizando o velho método de esfregar a roupa no tanque e depois adicioná-las às roupas mais limpas.

Cuidados antes de começar a lavar as roupas

• Ao colocar as peças na máquina, preste atenção ao peso delas; se excederem o limite que a máquina comporta, remova algumas. Isso é importante para que a máquina de lavar não sofra danos e a lavagem seja bem feita.

• Para colocar os produtos de limpeza há compartimentos especiais para cada um deles. Geralmente há três espaços, onde devem ser colocados o sabão, o alvejante e o amaciante de roupas. No entanto, seu preenchimento não é obrigatório e fica à sua escolha decidir quais produtos serão usados.

• Outro cuidado importante é com a quantidade de produto que será colocado para a lavagem. Geralmente eles são definidos de acordo com a sujeira e o volume das roupas, mas há alguns manuais de instrução que aconselham o uso de um copo americano de sabão em pó para roupas muito sujas.

• Se a quantidade for maior que a indicada, o produto pode vazar ou ser liberado no momento errado, estragando suas roupas.

Peças grandes

 Não só o peso importa na hora de lavar edredons e peças de grandes proporções. Nesses casos, você deve também levar em conta se o tamanho não excederá o limite do cesto interno da máquina. Se não couberem, lave-as uma a uma.

• Outra dica é na hora de organizar essas peças dentro da máquina: aquelas mais pesadas devem ser colocadas por baixo, seguidas das roupas leves, para que a máquina mantenha o equilíbrio.

Por Franciele Bueno / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como tirar manchas da roupa
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

Publicidade

1 comentário

  • FABRICIA J CUNHA disse:

    a maquina de lavar me ajuda e me ajudou muito pis depois da minha gravidez passei a ter fortes dores nas costas e ela me ajuda muito.

    Responder

Deixe seu comentário