Chás para descer a menstruação

Saúde / Menstruação

Nem todos os chás que encontramos à venda por aí são indicados para fazer com que a menstruação desça mais rápido, quando essa está atrasada, livrando a mulher dos terríveis mal estares da TPM.

Chá que não contém contra indicação

Alguns chás são vendidos livremente, porém possuem componentes abortivos, o que não é indicado no caso de a mulher estar com seu ciclo menstrual atrasado ou mesmo com sintomas causados pelo próprio dia do mês, quando sua menstruação está por vir.

O único chá que encontramos que não requer cuidado nenhum, por não apresentar componentes abortivos é o chá de canela em pau, encontrado em qualquer supermercado.

Como fazer o chá

– Ferva uma caneca de agua e coloque dentro uns cinco paus de canela e açúcar.

– Deixe ferver por alguns minutos e tome-o ainda quente.

A canela tem características quentes por natureza e a ingestão do chá dá certa sensação de alívio naquelas dores abdominais tão insuportáveis para a maioria das mulheres que sofrem com esse problema pré-menstrual.

Sensações de desconfortos que a mulher experimenta nessa fase

Os seios e o abdômen incham, literalmente falando e começam as dores e desconfortos provocados pelo processo hormonal, mesmo que não esteja em ciclo alterado, com atraso.

Há mulheres que começam a ter esses sintomas até seis ou sete dias antes de descer a menstruação, coisa que, apesar de ser terrivelmente chata, representa um alívio, levando-se em conta que ao descer ela acaba com todo aquele desconforto e incômodo sentido durante dias.

-> Alimentos que ajudam na cólica menstrual

Em que o chá de canela pode ajudar

A canela pode ajudar e muito, pois possui propriedades vasodilatadoras, o que ajuda muito na circulação do sangue pelo organismo e estimula também o ciclo menstrual, desde que esse não esteja comprometido por problemas de doenças hormonais ou de outro tipo.

Ela acelera a circulação e atua também, com suas propriedades medicinais, como elemento vasodilatador, adstringente, afrodisíaco, antisséptico, carminativa, estimulante, hipertensor sedativo e tônico.

Concluindo que o chá de canela é realmente eficaz

Ao contrário do que pode se pensar, o chá de canela não é mito nem coisa passada através dos tempos, de geração para geração, mas sim como algo que realmente funciona para vários tipos de problemas de saúde, além do que estamos tratando que é o de ajudar a descer a menstruação.

A canela possui realmente benefícios para muitos tipos de problemas, como infecções e dores de garganta, enjoos e azias. Muito eficaz também nas gripes e resfriados. Fisicamente a canela age também como excitante, fator que ajuda muito as pessoas em determinados momentos da vida.

Sem contar que ela é também muito usada na indústria de perfumes e cosméticos. Caso persista alguma dúvida, procure investigar mais sobre o assunto e tire suas próprias conclusões.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Thinkstock

Confira também

Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Teste caseiro para saber se estou grávida

Publicidade

134 comentários

  • Rosangela disse:

    Oi,minha menstruação está atrasada a 2 dias,só que menstruei o mês passado e tive relação sem me prevenir mas no outro dia tomei a primeira pílula do dia seguinte e no outro dia tomei a outra pílula e no mesmo dia tomei minha injeção anticoncepcional,sera que deu algo errado?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Rosangela, você tomou uma quantidade grande de hormônios, talvez seja por isso que desregulou seu ciclo. Beijos!

      Responder
  • NAYSA OLIVEIRA disse:

    BOA TARDE. ESTOU COM A MESTRUAÇÃO ATRASADA A 1 MÊS E 17 DIAS, FIZ TODOS OS EXAMES O DE FARMÁCIA E O BETA HCG. NÃO ESTOU COM NENHUM SINTOMA DE GRAVIDEZ E MUITO MENOS DE CÓLICA. QUERIA QUE ME TIRASSE ESSA DÚVIDA, POIS ESTOU MT AGONIADA POIS ISSO NUNCA ACONTECEU.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Naysa, agora o próximo passo é procurar um ginecologista para investigar o motivo deste atraso, fazer exames de rotina. Ok! Beijos!

      Responder
  • Keila disse:

    Olha, eu tome chá de canela não fez a minha menstruação descer. E eu estou super aflita, não sei o que fazer. Por favor, me ajudem. EU estou 2 meses atrasado.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Keila! O seu atraso está muito longo, está na hora de procurar um ginecologista para exames de rotina. Você já descartou um possível gravidez? Se não, faça um exame de gravidez (BETA). Beijos

      Responder
  • Thainara disse:

    Minha menstruação não vem tem 3 meses e já fiz 3 exames de gravides e deram negativos.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Thainara, então já está na hora de procurar um ginecologista e investigar esse atraso. Beijos!

      Responder
  • Vânia disse:

    Em outubro tive uma relação sexual, foi a primeira e única de toda a minha vida. Dia 20 de novembro veio minha menstruação, e parou dia 25 do mês. Como eu disse, nunca mais tive relação, pois nesse mês de dezembro minha menstruação ainda não veio e sinto enjoou, posso estar grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Vânia, é pouco provável. Na dúvida, faça um exame de gravidez (Beta). Beijos!

      Responder
  • Cris disse:

    Estói atrasada desdo dia 18 de setembro. Fiz dois teste e tds deu negativo a marquei g.o será que este grávida ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Cris, já é um atraso significativo né. Que bom que já marcou o ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Anny Silva disse:

    Olá, tomei a pílula do dia seguinte em julho dia 22, aí minha menstruação veio dia 27/07, certinho. No dia 01/08 tomei de novo (minha menstruação havia ido no dia 31/07), aí ela veio dia 06/08, ficou até o dia 10/08, e dia 01/09 ela veio novamente e ficou até o dia 05/09
    Dia 04/09 eu tomei a pílula novamente, e uma semana depois tive um pouco de sangramento amarronzado, minha menstruação deveria ter vindo há 3 dias e nada. Pode ser efeito da PDS ou gravidez?
    Agradeço desde já!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Anny, a pílula do dia seguinte não deve ser tomada de forma tão regular, o ideal é você tomar pílula anticoncepcional. Sua menstruação provavelmente está desregulada pela grande quantidade de hormônio que você vem ingerindo. Cuidado que além de está colocando sua saúde em risco, uma hora ela pode não fazer efeito. Na dúvida, procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • SHEILA disse:

    MINHA MENSTRUAÇÃO SEMPRE QUE ATRASA ME DAR UMA DOR DE CABEÇA HORRÍVEL TENHO QUE FICAR NO ESCURO E SEM BARULHO. MAS QUANDO MINHA MENSTRUAÇÃO VEM NO DIA CERTO NÃO SINTO NADA.
    NÃO AGUENTO MAIS ESTA DOR DE CABEÇA É NORMAL?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Nossa amiga! Converse com o seu ginecologista a respeito. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário