Primeira menstruação: sintomas e dúvidas

Saúde / Menstruação

A primeira menstruação é sempre um acontecimento à parte na vida de toda menina. Como símbolo da passagem da infância para a adolescência, a menarca não tem uma idade certa para ocorrer e às vezes surge antes ou depois do esperado.

Primeira menstruação

Muitas meninas não sabem que aquele sangramento é sinal de que a partir de agora elas irão menstruar a cada 28 dias, em média, e quando ele surge, algumas ficam com medo, por não saberem do que se trata.

Primeiros sinais da menstruação

A partir dos 9 anos de idade as meninas já podem começar a menstruar. Nesta fase, seu corpo passará por diversas mudanças a fim de se preparar para a primeira ovulação, quando a mulher passa a ter a capacidade de gerar uma criança em seu útero. Conhecida como a fase da puberdade, nessa época as meninas começam a notar o nascimento de pelos pubianos, nas pernas, axilas e até mesmo nos dedos das mãos e o crescimento das glândulas mamárias. Depois que esses sintomas aparecem, o prazo estimado para a menarca é de até dois anos.

-> O que é menstruação?

Idade certa para a primeira menstruação

Como dito anteriormente, não é possível dar como certa a idade com que a menina irá menstruar pela primeira vez. No entanto, estima-se que ela ocorra entre os 9 e 16 anos de idade. Essa variação tem como peso fatores relacionados à genética, alimentação e peso. Caso a menarca ocorra antes dos nove anos de idade, ela pode trazer junto problemas como estagnação do crescimento, obesidade e pré-disposição ao câncer ginecológico.

Se antes dos oito anos a menina já tiver os sintomas da menarca acima citados, ela tem muitas chances de ficar menstruada antes da idade adequada. O mesmo acontece com quem chega aos 16 sem ter tido a menarca. Nesse caso, ela pode sofrer de anemia, desnutrição ou problemas hormonais e genéticos que impedem a primeira menstruação.

Disfunções iniciais

No começo do ciclo menstrual, a menina pode se assustar com disfunções como períodos próximos, quando a menstruação pode ocorrer até três vezes em um único mês, ou então períodos mais compridos, menstruando menos de uma vez ao mês. Com prazo de validade, essas disfunções tendem a parar quando a adolescente chegar aos 18 anos de idade.

De toda forma, muitas mulheres terão ciclos irregulares durante toda a vida.

Consulta ao ginecologista

Não é necessário levar sua filha ao médico assim que ocorrer a menarca, caso você note que ocorreu tudo com normalidade, mesmo que ela apresente dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e tenha um sangramento moderado, com duração de cinco ou seis dias. Nesses casos, você poderá levá-la apenas se ela tiver mais dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão a partir de agora.

Se houver um fluxo intenso de sangramento, cólicas abdominais extremamente fortes e a menstruação dure por oito dias ou mais, a consulta médica é necessária.

Cuidados básicos

Alguns cuidados básicos devem ser passados às meninas que acabam de menstruar, como sempre anotar em uma agenda a data do início e fim do período menstrual, para ter um controle sobre os dias, assim como sempre carregar absorventes na bolsa, para alguma necessidade, e manter sempre a higiene, fazendo a troca dos absorventes ao menos duas vezes no dia.

-> Os cuidados com a higiene íntima feminina

É importante lembrar também que assim que a menarca ocorre, a menina já corre riscos de engravidar. Se ela for sexualmente ativa, o indicado é consultar um médico que irá indicar o melhor método contraceptivo para a adolescente.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Alimentos que ajudam na cólica menstrual

Publicidade

204 comentários

  • Jamilly disse:

    gente eu já tenho pelos nas axilas naquele lugar e é raro sentri colicas mais meus seios estão crecendo e sempre vejo uma gosminha transparente na minha calcinha! devo andar preparada??

    Responder
    • Mirla disse:

      Jamilly , vc deve sim andar preparada pois eu tinha todos os seus sintomas , é tenho 11 anos , é mestruei na virada do ano , meninas mestruar é horrivel 🙁

      Responder
    • mariana disse:

      e muito ruim estar mestruada. temos que tomar bastante cuidado e nao podemos emtrar na agua pq sinao vai manxar tudo

      Responder
  • Rafaella disse:

    Tenho 10 anos e sinto várias dores abaixo do umbigo .Isso pode ser colica???

    Responder
  • raiane disse:

    A MINHA FOI MINHA CONSTRANGEDORA IMAGINA NO NATAL A FAMILIA TODA REUNIDA VC MESTRUA EU MANCHEI O VESTIDO EMBAICHO TODINHO E ESTAVA SENTADA AINDA BEM QUEM SO ESTAVA FOI MINHAS PRIMAS TIAS MINHA VO E MINHA MÃE E AINDA BEM QUE EU TINHA OUTRA ROUPA TAMBEM TROQUEI DE ROUPA E FICOU TUDO BEM O ESTO DE MINHA FAMLIA SO CHEGOU DEPOIS

    Responder
  • emily disse:

    estou preucupada e ansiosa por que minha menstruação ainda não aconteceu e olha que eu já
    tenho 13 anos de idade ,e eu ainda não tive sinais que isto vai acontecer ainda . Quando será que eu vou menstruar?

    Responder
  • Tatah disse:

    Bom eu tenho 10 anos minha mãe ja me explicou pois um dia fui ao banheiro e vi umas gotinhas de sangue na lixeira!Até me assustei e perguntei se ela estava com alguma doença e ela me disse o obvio:Estava menstruada!Eu disse:Oq???como assim(eu tinha 6 anos de idade)ai ela me explicou dai em diante fico visitando blogs sobre esse assunto!Só tive medo de uma coisa….a anemia traz problemas na menarca e eu sou anemica!Mais adorei a postagem!!!

    Responder
  • ynara disse:

    a minha ainda não aconteceu mas estou muito ansiosa pois todas as minhas amigas ja sao e tenho 13 anos

    Responder
  • Pamela disse:

    A minha foi normal, eu estava sozinha na minha casa, dai eu fui toma banho e vi uma mancha de sangue na minha calcinha nem dei bola mais depois na hora do intervalo na escola miinha calcinha tava cheia de sangue e minha calça quase manchou, ai pedi um abs pra espetora coloquei e ficou tudo bem. Aconteceu dia 07/08/2012

    Responder
  • Izabela disse:

    Comigo foi num momento legal. Eu tava sozinha em casa, nas ferias, e comecei a sentir uma dorzinha um pouco abaixo do umbigo. No primeiro instante nao dei bola. Mas depois eu fui tomar banho, e vi sangue, ja seco, na calcinha. Mas pelo jeito, foi na hora certa mesmo, com 12 anos já tava esperando o momento da menstruação chegar. No inicio sofri um pouco por ter aqueles mitos de nao poder lavar a cabeça, tomar suco de limao… mas conversando com uma ginecologista fui me acostumando com a situação. Hoje, com 14 anos, já sei bem lidar com a situação e nao me preocupo muito em nao deixar perceberem que estou menstruada. Minhas primas perguntam como é, se doe, se sangra muito tempo… Mas a menstruação é uma coisa normal pra mulher. Fiquem com papai do céu e beijinhos as molekas de plantao :* rsrs

    Responder
  • Manoela disse:

    Pra mim foi um pouco constrangedor. Tava brincando com alguns amigos e dai notaram meu short cheio de sangue. Nossa! foi horrível, nunca mais esqueço. Tinha 11 anos

    Responder
  • euzinh@ disse:

    Pra mim nao foi assim nao…

    Um belo dia, acordei com muita dor de barriga e achei q tava com diarréia, aí vi q saiu sangue e fui correndo chorar com a minha mãe (pq eu nao entendia o q tava acontecendo).

    Aí ela me falou o que era, fiquei horrorizada obviamente (tenho mais de 25 anos, entao, na minha época, crianças eram crianças, e eram até uns 14 ou 15 anos… diferente de hj). Aí foi passando o “susto” e depois desencanei… fui brincar com as minhas bonecas!! tinha qse 12 anos.

    Só depois q comecei a apresentar os sinais (q vc chamou de sintomas, não sei pq… nao é uma doença! rsrs), q foi o aumento de pêlos e os peitos to esperando crescerem até hj! rsrsrsrsrsrs (brincadeira, eles cresceram, mas mulher nunca esta satisfeita, nao é?)

    mMs foi só la pros 16, 17 anos que comecei a criar cinturinha fina, seios mais arredondados, e só nos meus 18, 19 (de verdade!) q eu perdi aquele rosto arredondado de criança, aí afinou um pouco, deixando com mais cara de mulher!

    Responder

Deixe seu comentário