Por que hidratar os cabelos?

Cabelo

Cabelos hidratados

Cuidar dos cabelos não se resume apenas a lavá-lo com frequência, com shampoo e condicionador, e penteá-lo com creme. Devido aos danos causados pelo vento, pela poluição, pela tintura, escovas e chapinhas que fazemos, os fios precisam de alguns cuidados constantes para se manterem brilhantes e fortes, como por exemplo a hidratação.

No verão esses cuidados devem ser ainda maiores, pois é quando passamos mais tempo expostos ao sol, ao cloro da piscina e à água salgada do mar.

Todos esses fatores acabam abrindo as escamas da cutícula capilar e as moléculas de água que hidratam os fios são liberadas, tornando o cabelo ressecado, opaco e com fios que facilmente quebram.

• O que faz a hidratação

O que faz a hidratação

Para reverter essa situação, o mais comum é recorrer à hidratação dos cabelos, que trazem de volta importantes nutrientes responsáveis por deixar os cabelos macios, brilhantes e também por auxiliarem em seu crescimento. Além disso, a hidratação age nas escamas ressecadas e as fecham, o que diminuiu aquele aspecto arrepiado dos fios.

• Tipos de hidratação

Tipos de hidratação

Se você optar por realizar a hidratação em um salão de beleza, seu cabeleireiro irá ajudá-la a escolher aquela que se enquadra mais às suas necessidades. Como os salões utilizam produtos de hidratação profunda, com venda exclusiva aos estabelecimentos, a aplicação deve ser feita por um profissional capacitado, que saiba a forma correta de aplicar o produto.

Por mais que você não possa utilizar os mesmos produtos de seu cabeleireiro, ainda assim há a opção de realizar a hidratação em casa. Para isso, compre um produto bom para essa finalidade e siga corretamente as instruções de uso.

• Dicas de hidratação caseira

Dicas de hidratação caseira

É possível reutilizar vários condicionadores que você tem em casa para promover a hidratação.

– Na hora do banho, misture todos eles com 1 colher (café) de silicone, eficiente no combate às pontas duplas e frizz. Mantenha o banheiro fechado para reter o vapor, que será útil no processo, passe essa mistura nos cabelos e os envolva em uma toca plástica. Quando você estiver finalizando o banho, retire o produto. Você irá notar que os fios ficaram mais macios e saudáveis.

– Outra opção é a máscara de abacate, em que você irá misturar 1 colher (sopa) da fruta com o condicionador que utiliza e passar no cabelo, deixando de 5 a 10 minutos. Esse método garante que os cabelos fiquem desembaraçados e hidratados.

– O iogurte é outro alimento que hidrata os fios e o procedimento é o mesmo utilizado na máscara de abacate: junte 1 colher (sopa) de iogurte natural com seu condicionador, deixe nos fios por alguns minutos e enxágue.

– Algo que os dermatologistas confirmam a eficácia é a mistura de vinagre com água, receita que passa de geração para geração e nem sempre levamos a sério. Para que dê resultado, você deve misturar uma colher de chá (cabelos curtos) ou de sopa (cabelos compridos) de vinagre a um litro de água e jogar esse líquido nos cabelos após a lavagem. O pH ácido do vinagre traz aos cabelos um brilho perfeito.

-> Como hidratar os cabelos em casa
-> Hidratação para cabelos ressecados

• Dicas para uma boa hidratação

Dicas para uma boa hidratação

Além de escolher o produto que seja adequado ao seu tipo de cabelo e seguir corretamente as orientações do fabricante, sem alterar nenhum processo por conta própria, você também deve evitar que o produto seja aplicado na raiz do cabelo, massagear bem os fios durante a aplicação e não ultrapassar o período indicado para que o produto repouse nos cabelos. Esses cuidados não só fazem com que você consiga ótimos resultados como também previnem os fios contra qualquer efeito contrário.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Alimentos que combatem a queda dos cabelos
# Como saber se o cabelo está caindo além do normal

Publicidade

3 comentários

  • Luzinete Baraúna. do nascimento disse:

    gostei muito das dicas, obrigada.

    Responder
  • Jessica Vilera disse:

    ótimas essas dicas…adorei.

    Responder
  • endryaa disse:

    Nossaaa… que interessante

    Responder

Deixe seu comentário